Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR

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A CONTRIBUIÇÃO DOS ACADÊMICOS DE MEDICINA PARA GARANTIR O ACESSO DOS IMIGRANTES HAITIANOS AO SUS
LETÍCIA ANGÉLICA DA SILVA, DJALMA LOURENÇO FILHO, GUSTAVO MUNIZ FRANÇA, MAYARA CRISTINA FERNANDES, NAYARA DE ARAÚJO CARDOSO, ANA PAULA DOSSI DE GUIMARÃES E QUEIROZ

Última alteração: 02-10-2020

Resumo


Introdução: A falha na comunicação entre os profissionais de saúde e usuários, cujo idioma não é o mesmo, constitui um obstáculo ao acesso equânime ao serviço. Essa problemática aliada à situação dos imigrantes no Brasil, configura-se um desafio à prática da Universalidade no Sistema Único de Saúde. Nesse contexto, o curso de Medicina da Universidade Federal da Grande Dourados, pela disciplina de Atenção à Saúde da Comunidade, propõe aos alunos o desenvolvimento de um projeto de intervenção com o objetivo de solucionar problemas das Unidades Básicas de Saúde. Este trabalho é o relato sobre a intervenção realizada em uma UBS junto à população imigrante, em Dourados-MS. Objetivo: Melhorar a comunicação entre a equipe da UBS e a população imigrante adscrita, predominantemente haitiana, de modo a garantir o acesso universal ao SUS. Materiais e Métodos: O princípio do projeto foi a promoção de meios que integrem as linguagens oral e escrita. O trabalho foi disposto em 3 etapas, sendo a primeira a produção de materiais em línguas portuguesa, francesa e espanhola, como um Banner com a programação da UBS, um convite para o evento de intervenção e materiais para recepção, triagem e agentes comunitários de saúde (ACS’s). A segunda consistiu-se na capacitação dos profissionais da UBS para o uso do material. A última etapa baseou-se em uma apresentação, em francês para a população haitiana local, sobre os princípios do SUS e os serviços de saúde disponibilizados em Dourados. Resultados: A capacitação da equipe teve boa aprovação por parte dos profissionais e melhorou a dinâmica no atendimento dos haitianos, com o uso dos materiais traduzidos para a triagem desses estrangeiros. Foi oferecido um banner à UBS, o que facilitou o conhecimento acerca do SUS pela população imigrante. Por fim, a palestra ministrada, em língua francesa, sobre as diretrizes do SUS, teve adesão da comunidade haitiana e possibilitou o esclarecimento das dúvidas a respeito dos atendimentos da UBS e demais níveis de atenção em saúde. Considerações finais: Na prática médica de excelência, o conhecimento não deve estar restrito aos saberes biológicos, mas abranger os aspectos subjetivos do paciente. Nesse sentido, esse trabalho contribuiu significativamente para a formação médica pois atuou na atenção primária com olhares críticos, a fim de detectar problemas, somado à criação de medidas de intervenção. Logo, atribuiu saberes biológicos e das áreas humanas e sociais ao desenvolvimento acadêmico, além de contribuir para a humanização do atendimento aos imigrantes na saúde local.

Palavras-chave


SUS; Universalidade; Imigrantes