Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR

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EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO INSTRUMENTO NORTEADOR PARA GESTANTE DE BAIXO RISCO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
LUAN NAÍS DE SOUZA, TUANNY CAROLINE PEREIRA DE SANTANA, RAILA GONÇALVES DOS SANTOS, ADRIELLY IRIS DANTAS DA SILVA, LIVIA MARIA DA SILVA, SANDRA HIPÓLITO CAVALCANTI

Última alteração: 02-10-2020

Resumo


Introdução: a educação em saúde tem importância fundamental na vida dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e nesse âmbito a Estratégia Saúde da Família (ESF) tem sido considerada como um lugar possível para seu desenvolvimento, uma vez que possibilita o esclarecimento de dúvidas e realização de educação em saúde sobre vários assuntos. A ESF busca promover a qualidade de vida da população brasileira e intervir nos fatores que colocam a saúde. Com atenção integral, equânime e contínua, a ESF se fortalece como uma porta de entrada do SUS. A gestação é um fenômeno fisiológico e, por isso mesmo, sua evolução se dá, na maior parte dos casos, sem intercorrências. HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana causadora da AIDS, que ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. Objetivo: descrever as experiências dos acadêmicos do curso em Enfermagem durante a Vivência da Prática Profissional (VPP) na ESF para educação em saúde para gestantes de baixo risco. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do relato da experiência, vivenciado por acadêmicos do curso em Enfermagem da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), durante a Vivencia da Prática Profissional (VPP) , na Estratégia Saúde da Família (ESF): Ilha de Deus, na cidade do Recife, estado de Pernambuco, no período de fevereiro a março de 2020. Resultados e Discussões: Os acadêmicos realizam as atividades práticas através da supervisão e orientação da enfermeira da ESF, onde a mesma induz os estudantes a desenvolverem o senso crítico reflexivo durante o estágio. A partir dos momentos vivenciados durante o estágio, foram adquiridas diversas experiências, houve o aprimoramento do pensamento crítico-reflexivo e senso de responsabilidade, desenvolvimento de habilidades e atitudes. No que se refere à educação em saúde para gestantes de baixo risco acerca da testagem rápida, observamos o quão importante é essa prática no decorrer das gestantes para uma gestação segura e sem riscos para o binômio mãe/filho. Além de expandir nossos olhares em relação a essa prática e as diversas situações que podem ser encontradas no ambiente da ESF, enquanto estudantes de enfermagem, tornou-se possível a capacidade de lidarmos com situações-problemas a qual permite um crescimento acadêmico, uma maneira simplificada de troca de conhecimento com os profissionais, outros estudantes e clientes. Considerações finais: durante o estágio na ESF, houve uma integração de conhecimentos teórico-práticos tratando-se da educação em saúde e sua repercussão na vida das gestantes de baixo risco. As ações de prevenção e promoção de saúde veiculadas por meio da educação em saúde possuem a finalidade de estimular o potencial criativo e resolutivo das gestantes, bem como a participação e o protagonismo, de maneira que os projetos de vida e comportamentos durante a gestação priorizem o autocuidado em saúde.

Palavras-chave


Educação em saúde; Gravidez; Educação em enfermagem;