Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR

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TELEMONITORAMENTO COMO FERRAMENTA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE DURANTE A PANDEMIA COVID-19
MARIA EDUARDA NASCIMENTO DE SOUZA, AYLEE DE SOUZA CORDEIRO, ANANDA GOMES MONTEIRO, AYLEE DE SOUZA CORDEIRO, CAMILA HELENA MACEDO DA COSTA, CAMILA HELENA MACEDO DA COSTA, HELLEN ROEHRS, HELLEN ROEHRS

Última alteração: 02-10-2020

Resumo


Introdução: Devido a pandemia do COVID-19, o Projeto Ações de Saúde realizado nas comunidades do Rio de Janeiro adaptaram suas atividades presenciais para a modalidade remota, o telemonitoramento. Objetivo: Apontar as etapas e percepções dos acadêmicos de enfermagem e de medicina na implementação do telemonitoramento, visando a promoção da saúde desses indivíduos durante a pandemia de COVID-19. Método: Trata-se de um relato de experiência dos acadêmicos de enfermagem e medicina das atividades realizadas durante o mês de maio e junho. Para implementar o telemonitoramento, houve as seguintes atividades: pesquisa bibliográfica, coleta de informações dos usuários do projeto, elaboração de guia e escala para os atendimentos de cada semana. No primeiro contato teve por objetivo realizar uma conversa social, as respostas foram compiladas em um formulário do Google e preenchido durante as ligações. Resultado: A pesquisa bibliográfica forneceu embasamento teórico acerca do telemonitoramento e foram localizados 120 usuários da comunidade Santa Marta com o nome e telefone. Após a criação do guia telefônico pelo Google docs foram realizadas 66 ligações e 32 tiveram êxito. Percebeu-se dificuldades de manter um contato direto com alguns usuários, além de haver números programados para não receberem ligações e encaminhamentos para a caixa de mensagens. Durante as reuniões remotas para discussão dos atendimentos, houve a decisão de implementar o Whatsapp Business. As percepções acadêmicas: a) apreensão de como seria a recepção dos usuários (a criação de vínculo ou situação desconfortável); b) insegurança nas possíveis tomadas de decisões necessárias durante o atendimento; c) necessidade de aprimorar as habilidades relativas à comunicação; e d) auto-satisfação na realização da atividade remota. Conclusão: O telemonitoramento é viável, entretanto com limitações para a promoção da saúde e a prevenção de agravos desencadeando uma melhoria da qualidade de vida destes pacientes assistidos. A tomada de decisão dos acadêmicos se fez essencial para a implementação de adequações e a obtenção de novas habilidades técnicas. Novos estudos fazem-se necessários para aprimorar as habilidades dos alunos a fim de promoverem tal atividade. Desse modo, salienta-se que as ligações criem um vínculo e um suporte nesse cenário.

Palavras-chave


Telemonitoramento; Enfermagem; Medicina;