Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR

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A PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS E AS APROPRIAÇÕES NEOLIBERAIS: DILEMAS NA FORMAÇÃO EM SAÚDE
FERNANDO MARCELLO NUNES PEREIRA, CRISTIANE LOPES SIMÃO LEMOS, ROSANA FERREIRA DE MORAIS, CRISTIANE PIMENTA OLIVEIRA, KELY CRISTINA DE ALMEIDA, MILAIDE CLARICE LOPES RODRIGUES

Última alteração: 02-10-2020

Resumo


A pedagogia das competências é uma referência pedagógica bastante difundida na área da saúde e é reconhecida por ser uma modalidade mais conectada com as necessidades do trabalho, superando os modelos de ensino tradicionais marcados pela pedagogia da transmissão.
Duarte (2001), no artigo “As pedagogias do aprender a aprender e algumas ilusões da assim chamada sociedade do conhecimento”, alerta sobre as ideologias que estão envolvidas neste referencial pedagógico. Na visão de Duarte (2001a, p. 54), o “aprender a aprender” se associa à pedagogia das competências mais como uma estratégia “de sobrevivência do capitalismo no sentido de que seu grande objetivo é tornar os indivíduos dispostos a aprender qualquer coisa, não importando o que seja desde que seja útil à sua adaptação incessante aos ventos do mercado”.
Diante da ampla disseminação da pedagogia das competências no ensino da saúde e das contradições/ideologias apontadas por alguns autores que se aproximam do referencial marxista, considerou-se relevante aprofundar os estudos no GEPETS, a fim de contribuir para o debate do ensino educacional.
Objetivo: Relatar as reflexões do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Trabalho e Saúde em relação ao estudo/pesquisa da Pedagogia das Competências e suas apropriações neoliberais.
Material e Métodos: Relato de experiência sobre o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Trabalho e Saúde da UFG.
Resultados:
O GEPETS acontece partir de encontros virtuais quinzenais, utilizando o aplicativo Google Meet, com duração em torno de 3 horas. Ramos (2006) considera que, de maneira geral, a área da saúde foi a que mais absorveu a pedagogia das competências, principalmente por esta pedagogia basear-se em uma lógica com certo “respaldo científico, supostamente integracionista (integração da formação dos trabalhadores com a realidade dos serviços) pautada na conexão teoria/prática, com a perspectiva da atenção integral à saúde”.
O GEPETS tem analisado que há uma prevalência de estudos que compreendem a pedagogia da competência como elemento transformador, no entanto, na visão de Saviani (2007, p.435), [...] o objetivo é dotar os indivíduos de comportamentos flexíveis que lhes permitam ajustar-se às condições de uma sociedade em que as próprias necessidades de sobrevivência não estão garantidas. Sua satisfação deixou de ser um compromisso coletivo, ficando sob a responsabilidade dos próprios sujeitos que, segundo a raiz etimológica dessa palavra, se encontram subjugados à “mão invisível do mercado” (SAVIANI, 2007, p. 435).
Considerações Finais:
Consideramos a importância de se discutir a pedagogia das competências a partir de autores que se aproximam do referencial do materialismo histórico dialético.

Palavras-chave


Sistema Único de Saúde; formação; pedagogia