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AÇÕES EDUCATIVAS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM VULNERABILIDADE SOCIAL
Última alteração: 02-10-2020
Resumo
Introdução: Hábitos básicos de higiene são fatores determinantes na manutenção da saúde e prevenção de doenças. A infância é a melhor fase para agregar novos conhecimentos e costumes que se podem refletir na fase adulta. No entanto, muitas vezes a vulnerabilidade social pode comprometer esse aprendizado, sendo importante ações educacionais mesmo que um pouco mais tarde, que reforcem os hábitos saudáveis. Objetivos: Relatar ações educacionais realizadas para crianças e adolescentes com vulnerabilidade social. Materiais e Métodos: Estudo descritivo de oficinas educativas realizadas no período de 01 de novembro a 29 de novembro de 2019 para crianças e adolescentes de ambos os gêneros, usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Escola Profissional Piamartina Instituto João XXIII, no município de Ponta Grossa, Paraná, Brasil. Os participantes foram divididos por faixa etária: 05 a 09 anos, 10 a 12 anos e 13 a 15 anos e por contraturno escolar. As oficinas foram desenvolvidas nas dependências do instituto por profissionais e acadêmicos dos cursos de farmácia, odontologia e enfermagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Utilizou-se rodas de conversas com temas que abordaram a construção de ambientes e atitudes favoráveis à saúde, alimentação saudável, higiene bucal e corporal. Atividades complementares envolvendo brincadeiras, jogos educativos e imagens ilustrativas também foram utilizadas, além de macromodelos para demonstração e treinamento de higiene bucal. Resultados: Participaram das oficinas 110 crianças e adolescentes. No início houve certa dificuldade em prender a atenção do público alvo mas aos poucos, ele se tornou mais participativo e estimulado a compartilhar suas ideias de acordo com a experiência individual e interagindo com a equipe. Surgiram diversas perguntas sobre higiene e saúde e a participação de todos nos jogos e brincadeiras foram essenciais para tornar as ações educativas significativas. Infere-se portanto, que a intervenção educacional nessa instituição social atingiu diretamente a comunidade alvo, visto que pôde ser constatado assimilação de conceitos e de comportamentos relacionados às boas práticas de higiene pessoal incluindo saúde bucal e atitudes saudáveis no dia a dia. Conclusão: A implementação de ações de promoção à saúde e de boas práticas de higiene são fundamentais na formação de crianças e adolescentes. Devem ser aplicadas de forma contínua, visto que esses conhecimentos podem ser transmitidos a seus pais ou responsáveis, refletindo assim na formação e aquisição de novos hábitos e consequente melhoria da qualidade de vida dessa comunidade. A atuação de acadêmicos foi essencial para o sucesso das atividades pelo dinamismo, carinho e identificação, principalmente pelos adolescentes. APOIO: Programas de Bolsas - Fundação Araucária e PROEX/UEPG.
Palavras-chave
Palavras-chave: Oficinas Educativas; Educação em Saúde; Vulnerabilidade Social;