Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR

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AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA INCLUSÃO DIGITAL NA LITERACIA EM SAÚDE DE IDOSOS
TIANA COSTA POLONSKI, ARLETE MARIA GOMES OLIVEIRA, LUCIANE ZANIN DE SOUZA, EMILIANE RODRIGUES DUTRA, DAVID ANTONIO DA SILVA FILHO, FLÁVIA MARTÃO FLÓRIO

Última alteração: 02-10-2020

Resumo


O letramento em saúde representa as habilidades cognitivas e sociais que determinam a motivação e a capacidade dos indivíduos para obterem acesso, compreenderem e usar informações de maneiras que promovam e mantenham uma boa saúde. Inclusão digital favorece o conhecimento de novas tecnológias, possibilita a integração entre comunidades, acesso a informações, possibilita novas descobertas, facilita o aprendizado e melhora a qualidade de vida. Objetivo: O objetivo desse estudo foi avaliar se a inclusão digital em idosos favorece a literacia em saúde. Material e Método: estudo epidemiológico observacional transversal foi realizado nas cidades de Campinas-SP e Juiz de Fora-MG, considerando a amostra probabilística de 300 idosos. Foram aplicados três questionários: sociodemográfico, Health Literacy Scale-14 (HSL-14) e o NIDI (Nível de Inclusão Digital Individual). Foi realizada análise exploratória e as associações entre as variáveis independentes e o desfecho nível de letramento (alto e baixo) foram analisadas por modelos de regressão logística simples, estimando-se os odds ratio brutos com os respectivos intervalos de 95% de confiança. As variáveis com p<0,20, nas análises simples foram testadas em um modelo de regressão logística múltipla, permanecendo no modelo final aquelas com p≤0,05. O ajuste do modelo foi avaliado pelo Critério de Informação de Akaike (AIC) e -2 Log L (log likelihood). Resultado: A idade média da amostra é de 68,2 anos. 54,0% dos idosos do sexo feminino, 33,0% casado, 50,5% com nível de escolaridade até o fundamental completo, 72,5% com renda de até dois salários mínimos e 62,9% moram acompanhados, 50,2% dos idosos têm alto nível de inclusão digital e 52,6% têm alto nível de literacia em saúde. Pessoas com escolaridade até o ensino fundamental completo têm 2,06 (IC95%: 1,02-4,18) vezes mais chance de apresentar baixo nível de letramento em saúde do que as pessoas com nível superior incompleto/Completo (p<0,05). 49,8% dos entrevistados apresentaram baixo nível de inclusão digital que está por sua vez relacionada a maior chance de apresentarem baixo nível de letramento em saúde (OR 2,17; IC 95%: 1,21-3,88; p<0,05). Conclusão: Conclui-se que a inclusão digital favorece positivamente o letramento em saúde.

Palavras-chave


Letramento em saúde; envelhecimento; inclusão digital;