Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR

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PROJETO DE EXTENSÃO PEQUI COM SUS: PROSEANDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SUS.
ANA CAROLINA OLIVEIRA GRADIM, CRISTIANE LOPES SIMÃO LEMOS, CACILDA ELIZABETE CARDOSO ALAMINO, JACQUELINE GOMES RAVANGE, STELLA SOARES BONFIN, WARLEY SANTOS ARAUJO

Última alteração: 02-10-2020

Resumo


INTRODUÇÃO:O projeto “Pequi com SUS: proseando sobre o SUS” foi proposto pelo Centro Brasileiro de Estudos em Saúde (CEBES)-núcleo Goiânia e o Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás (UFG), para desmistificar a imagem negativa que existe do SUS dentro do imaginário popular, disseminada pela mídia, visto que o SUS é fruto de uma conquista popular e tem grande abrangência e relevância para saúde da população. O projeto buscou levar temas de saúde coletiva para as mídias de forma lúdica, para estimular a divulgação da imagem positiva do SUS e a demonstração de sua importância.OBJETIVOS:Popularizar, através das mídias virtuais, informações e discussões sobre as ações e serviços de saúde no âmbito do SUS, despertando na população a importância de sua defesa.MATERIAIS E MÉTODOS: A metodologia de trabalho envolve a produção, edição, sonorização e divulgação de vídeos acerca do SUS, abordando assuntos pertinentes à saúde coletiva, utilizando o referencial teórico da educação popular em saúde, com linguagem acessível e de fácil compreensão para a população. RESULTADOS: Alguns pontos favoráveis no uso das mídias virtuais como ferramenta do Projeto de Extensão para difundir as informações podem ser destacados, como: a possibilidade de ampliação do acesso aos conteúdos produzidos, uma vez que as mídias têm proporcionado maior alcance do que as metodologias presenciais comumente realizadas; a velocidade em que as informações chegam até o público sem que este precise se organizar para se deslocar. Outro aspecto importante foi a aproximação de acadêmicos e profissionais de diferentes áreas (nutrição, biomedicina, odontologia, design gráfico) com desenvolvimento de novas habilidades por parte dos extensionistas para o manejo das novas técnicas e ferramentas, o que proporcionou também uma interdisciplinaridade maior na formação da equipe de extensão. Por outro lado, o uso dessa metodologia configura-se ainda um desafio para a equipe, a dinamicidade das mídias sociais requer que as informações sejam curtas, frequentes e extremamente atrativas. Apesar disso, muitas vezes, o público ainda se mostra resistente ao conteúdo por se tratar de temas que destacam de forma positiva o SUS (matérias trágicas parecem atrair mais a atenção da população). Além disso, há uma diversidade de conteúdos sendo disponibilizados diariamente à população, muitos deles acerca da saúde, o que faz com que a disputa da narrativa seja ainda mais desafiadora.CONSIDERAÇÕES FINAIS:O mundo virtual configura-se como um espaço estratégico para a popularização do tema SUS, estigmatizado pela mídia de massa.Todavia, nota-se uma crescente necessidade de que sejam abordadas as técnicas de manejo dessas ferramentas para que de fato o conteúdo produzido tenha um alcance significativo, acessível e que apoiem os indivíduos na transformação da realidade e na defesa de seus direitos, sobretudo o da saúde.

Palavras-chave


Educação Popular em Saúde; Saúde Coletiva; Sistema Único de Saúde;