Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR

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SIMULAÇÃO DIGITAL NO ENSINO DE ENFERMAGEM NO BRASIL: REVISÃO INTEGRATIVA
CAROLINE ELIAS RIPPEL, CAROLINE ELIAS RIPPEL, CHRIS MAYARA TIBES-CHERMAN, YOLANDA DORA MARTINEZ ÉVORA, ADRIANA ZILLY

Última alteração: 02-10-2020

Resumo


Introdução: a simulação em saúde torna possível uma aprendizagem mais ativa, que integra as complexidades da aprendizagem prática com a segurança e com a oportunidade de repetição, avaliação e reflexão, favorecendo o pensamento crítico e a tomada de decisão. Objetivo: identificar quais as tecnologias de simulação apoiadas por computador para o ensino de Enfermagem foram desenvolvidas no Brasil. Método: realizou-se de uma revisão integrativa. A questão de pesquisa foi: “Quais as tecnologias de simulação digital para o ensino da Enfermagem desenvolvidas no Brasil?". As bases de dados foram: Medline, BDEnf e Lilacs. Como critérios de seleção, considerou-se: artigos de pesquisas originais, desenvolvido por pesquisadores brasileiros e publicadas no período de 2011 a 2019. As palavras-chave foram: “enfermagem” e “simulação por computador”, combinados entre si a partir da lógica booleana and. Resultados: na busca inicial nas bases de dados, obteve-se 398 estudos. Seguindo os critérios de inclusão e exclusão, 14 artigos foram selecionados. Os estudos selecionados foram sumarizados e classificados de acordo com o ano de publicação, nível de evidência e tema. Entre os temas abordados, encontrou-se: avaliação da dor; cuidado intermediário neonatal; cuidado intensivo ao prematuro; sinais vitais; anatomia e saúde do adulto. De acordo com os resultados das pesquisas, o ensino em um ambiente simulado por computador apontou bons resultados, que proporciona uma aprendizagem de qualidade e segura, especialmente por demonstrar que esse tipo de aprendizado elimina questões éticas da situação real, tanto de estresse do aluno, como de risco para o usuário que recebe o cuidado. Conclusão: pode-se concluir que, apesar da ainda baixa produção brasileira no tema, a simulação digital no ensino de Enfermagem tem ganhado espaço como metodologia ativa de ensino e que proporciona uma aprendizagem experiencial de forma segura. A simulação digital se mostra como uma ferramenta útil para iniciar a experiência dos estudantes nos temas abordados, proporcionando mais segurança quando estiverem no campo prático ou mesmo para simulações realísticas.

Palavras-chave


Enfermagem; Simulação por Computador; Treinamento por Simulação;