Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR

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O "VER-SUS" E "ESSA GENTE QUE TAMBÉM SENTE DOR": UMA ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DOS ESTÁGIOS DE VIVÊNCIA SOBRE A FORMAÇÃO DISCENTE
DEBORA MARIANA DA SILVA MARIOTO, MARIA GABRIELLE DE LIMA ROCHA

Última alteração: 02-10-2020

Resumo


As reivindicações oriundas do Movimento pela Reforma Sanitária, no Brasil, levaram à consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), cujos princípios doutrinários perpassam a integralidade e o atendimento equânime da população. Visando contemplar os princípios do Sistema, a atuação multiprofissional torna-se instrumento essencial na dinâmica do atendimento em saúde. Entretanto, a consolidação desse Sistema ainda enfrenta desafios no que tange as relações entre os profissionais e o desconhecimento da infraestrutura do SUS, oriunda da defasagem nos projetos pedagógicos e das matrizes curriculares que fomentam o percurso da graduação. Os estágios de vivência surgiram como mecanismo de aproximação e integração dos conceitos teóricos e práticos do serviço. O VER-SUS é um exemplo deste estágio e, desde 2002, convida e mobiliza estudantes de diversos cursos de graduação a imergir na realidade do SUS. Neste trabalho, buscou-se avaliar a influência do VER-SUS na formação estudantil, analisar a geografia das vivências propostas, a autonomia estudantil na busca participativa e a influência do projeto no destaque dos diversos cenários sociais. Para isso, foi realizada uma busca de resumos publicados nos anais dos congressos de educação médica e saúde coletiva dos anos de 2016-2018 com o tema central o projeto "VER-SUS". Os resumos selecionados foram analisados segundo metodologia qualitativa de Análise de Conteúdo de Bardin (2010). Também foram analisados, quantitativamente, através de dados públicos fornecidos pela Rede Unida, a ocorrência das vivências, dados demográficos e participação estudantil. Foi percebido que no decorrer dos anos o projeto tem alcançado cada vez mais estudantes e foi capaz de promover visibilidade às mais variadas regiões do Brasil, além de provocar afetações e potencializar sentimentos que influenciam diretamente na construção do perfil profissional humanista em cada um que possui o privilégio de vivenciar essa rotina.

Palavras-chave


VER-SUS; SUS; VIVÊNCIAS; ESTÁGIO; IMERSÃO