Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR

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EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO ESTRATÉGIA DE PREVENÇÃO DA COVID-19
RICARDO LUIZ SALDANHA DA SILVA, EVELYN RAFAELA DE ALMEIDA DOS SANTOS, RAYANE FRANKLIN MOURÃO CARDOSO, FABIANA DA SILVA MENDES, SAMANTHA PEREIRA CALDAS

Última alteração: 02-10-2020

Resumo


INTRODUÇÃO: Identificada pela primeira vez em dezembro de 2019, na China, a COVID-19 é uma síndrome respiratória, a qual apresenta um quadro clínico que pode variar entre infecções oligossintomáticas e quadros respiratórios graves. A expansão de casos da nova doença causou crises econômicas e de saúde pública em todo o mundo, exigindo a adoção rigorosa de medidas profiláticas e a disseminação de informações verídicas. Nesse cenário, é importante destacar que a Educação em Saúde, assume um papel relevante para qualificar os conhecimentos e as práticas de indivíduos e comunidades, contribuindo para a promoção da saúde e combate ao Coronavirus. Desse modo, fortalecer a educação em saúde na Atenção Primária apresenta-se como ferramenta primordial, especialmente quando esta ocorre a partir da troca e construção mútua de conhecimentos. OBJETIVO: Relatar a vivência de acadêmicos de Enfermagem na realização de uma atividade de educação em saúde como estratégia de prevenção e orientação sobre a COVID-19. MATERIAL E MÉTODOS: Trata-se de um relato de experiência acerca de uma ação de educação em saúde realizada na sala de espera de uma Estratégia de Saúde da Família de Belém-PA em Março de 2020. Primeiramente foi realizada a dinâmica “Mitos e Verdades” sobre a COVID-19, para explorar informações sobre os meios de transmissão e os sintomas característicos da doença, neste momento utilizaram-se placas de “verdadeiro e falso” para promover a participação dos usuários. Em seguida, realizou-se uma exposição sobre a importância da lavagem das mãos, com demonstração da técnica correta de lavagem e, por fim, foi explanado sobre outras formas de prevenção da doença. A ação foi realizada duas vezes, totalizando a participação de 30 pessoas de ambos os sexos e diferentes faixas etárias. RESULTADOS: Os participantes da ação demonstraram interesse na temática, participando ativamente na dinâmica "mitos e verdades", sanando suas dúvidas a respeito da COVID-19. Notou-se um déficit de conhecimento sobre os sintomas da doença, os meios de transmissão e os locais apropriados para a busca de ajuda em casos suspeitos. Observou-se que os participantes estavam atentos nas orientações de lavagem correta das mãos, repetindo os movimentos apresentados pelos acadêmicos simultâneos a demonstração. Além disso, houve perguntas acerca da higienização dos alimentos e dos objetos pessoais como mecanismo de prevenção, as quais foram respondidas pelos acadêmicos. Por fim, os participantes demonstraram sensibilização sobre a importância da lavagem das mãos, uso apropriado da máscara e do álcool em gel, bem como da necessidade do distanciamento social como estratégia de combate à disseminação da COVID-19. CONSIDERAÇÕES FINAIS: As ações de educação em saúde que permitem a interação ativa e adesão dos participantes no processo ensino-aprendizagem podem ser ferramentas na promoção a prevenção da COVID-19.

Palavras-chave


Educação em saúde; Infecções por Coronavirus; Promoção em Saúde;