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PERFIL ANTROPOMÉTRICO E CONHECIMENTO NUTRICIONAL DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Última alteração: 02-10-2020
Resumo
Introdução: estudos que avaliaram o peso corpóreo de professores destacaram um cenário desfavorável, com sobrepeso variando de 47% em cidades baianas a 48,5% em Minas Gerais. Em pesquisa sobre doenças cardiovasculares, foi identificado risco elevado em professores do sexo masculino. A carreira docente apresenta função extraclasse, fazendo com que o professor acumule cargos e atividades, com condições estressantes de ruídos e jornadas por turno, o que pode favorecer o desenvolvimento de doenças.
Objetivo: avaliar o conhecimento nutricional e a associação com o perfil antropométrico de professores do ensino fundamental.
Metodologia: estudo transversal, quantitativo e analítico realizado com professores do ensino fundamental, nos meses de setembro e outubro (2019) com aplicação da Escala de Conhecimento Nutricional (ECN), questionário perfil socioeconômico e medidas antropométricas de peso e estatura para o Índice de Massa Muscular (IMC) e circunferência da cintura para verificar o risco cardiometabólico pela Razão Cintura Estatura (RCE). Análises de regressão logística simples foram empregadas na associação da variável e o desfecho considerou p≤0,05.
Resultados: participaram 173 indivíduos com idade média de 42,6 anos e prevalência do sexo feminino. O conhecimento nutricional foi moderado e o perfil antropométrico de sobrepeso e obesidade foi constatado na maioria (58,4%). O risco cardiometabólico (RCE) teve associação positiva para professores do sexo masculino, mais velhos e os que não realizam exercícios físicos. A idade menor que 42 anos se destacou como fator favorável para o perfil corporal eutrófico.
Discussão: estudos com professores mostraram resultados semelhantes no conhecimento nutricional e excesso de peso. Pesquisas que avaliaram risco cardiometabólico indicou uma tendência de aumento de prevalências com o avançar da idade, porém com maiores percentuais de risco entre mulheres.
Conclusão: A maioria dos professores apresentou conhecimento nutricional moderado e sobrepeso/obesidade. Não foi possível verificar associação entre perfil antropométrico e o conhecimento nutricional.
Objetivo: avaliar o conhecimento nutricional e a associação com o perfil antropométrico de professores do ensino fundamental.
Metodologia: estudo transversal, quantitativo e analítico realizado com professores do ensino fundamental, nos meses de setembro e outubro (2019) com aplicação da Escala de Conhecimento Nutricional (ECN), questionário perfil socioeconômico e medidas antropométricas de peso e estatura para o Índice de Massa Muscular (IMC) e circunferência da cintura para verificar o risco cardiometabólico pela Razão Cintura Estatura (RCE). Análises de regressão logística simples foram empregadas na associação da variável e o desfecho considerou p≤0,05.
Resultados: participaram 173 indivíduos com idade média de 42,6 anos e prevalência do sexo feminino. O conhecimento nutricional foi moderado e o perfil antropométrico de sobrepeso e obesidade foi constatado na maioria (58,4%). O risco cardiometabólico (RCE) teve associação positiva para professores do sexo masculino, mais velhos e os que não realizam exercícios físicos. A idade menor que 42 anos se destacou como fator favorável para o perfil corporal eutrófico.
Discussão: estudos com professores mostraram resultados semelhantes no conhecimento nutricional e excesso de peso. Pesquisas que avaliaram risco cardiometabólico indicou uma tendência de aumento de prevalências com o avançar da idade, porém com maiores percentuais de risco entre mulheres.
Conclusão: A maioria dos professores apresentou conhecimento nutricional moderado e sobrepeso/obesidade. Não foi possível verificar associação entre perfil antropométrico e o conhecimento nutricional.
Palavras-chave
Conhecimento Nutricional; Perfil Antropométrico; Professores;