Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR

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A SAÚDE MENTAL DOS ESTUDANTES DE MEDICINA EM ISOLAMENTO SOCIAL
ELOÍSA GÔNGORA BENGTSSON, JÚLIA DOS REIS TORRES, JÚLIA ALESSIO AMORIM, JULIANA PACANARO DE OLIVEIRA, MILENA BINHAME ALBINI MARTINI, NATALIA CRISTINE ZEN RAUSIS FERREIRA

Última alteração: 02-10-2020

Resumo


Introdução: De acordo com a definição da OMS, um indivíduo saudável é aquele que está em um estado de plenitude física, mental e social e não apenas livre de adoecimento físico. 2020 vem sendo diferente, visto que a pandemia deu-nos a sensação de que não há lugar seguro fora de casa. Por conta disso, a saúde mental tomou conta de pautas universitárias. Objetivo: Analisar a autopercepção da saúde mental de alunos de Medicina em tempos de isolamento social. Material e Métodos: Foi utilizado o questionário WHOQOL-BREF que avalia 4 domínios (físico, psicológico, relacionamento pessoal e meio ambiente) divididos em facetas. Os dados foram obtidos por Google Forms em junho de 2020 de alunos do 2o ano da Universidade Positivo. Foi usada uma escala de 1 a 5, sendo melhor qualidade de vida quanto maior a pontuação. Os dados foram tabulados no Excel sendo obtidas as médias nas facetas e nos domínios. Resultados: O domínio psicológico apresentou a menor média (3,08) seguido do físico (3,11), relacionamento pessoal (3,71) e meio ambiente (3,92). No domínio psicológico podemos destacar a frequência de sentimentos negativos e satisfação pessoal com médias 2,38 e 2,82 respectivamente. O domínio físico apresentou menor média na capacidade para o estudo (2,02), capacidade de desempenhar as atividades do dia-a-dia (2,36) e satisfação com o sono (2,82). A média de satisfação com os estudos foi a menor nota entre as 26 questões. Os domínios relacionamento pessoal e meio ambiente parecem contribuir para melhoria da qualidade de vida principalmente no apoio que recebem dos amigos (3,96), satisfação com o local em que moram (4,42) e acesso ao serviço de saúde (4,47). Conclusões: A análise permitiu compreender a qualidade de vida dos estudantes em isolamento social. Alunos apresentando insatisfação pessoal, sentimentos negativos, dificuldades nos estudos e nas atividades do dia-a-dia, porém satisfeitos com o local em que vivem e recebendo o apoio dos amigos. Foi possível correlacionar ainda a menor média obtida, a da capacidade de estudo, com a dificuldade dos alunos em se adaptar com aulas online em período de isolamento social e as maiores médias obtidas, da capacidade de acesso ao serviço de saúde, da satisfação com o local em que moram e com o apoio recebido dos amigos, com o perfil socioeconômico dos alunos da amostra.

Palavras-chave


Estudantes de medicina ; saúde mental ; isolamento social