Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR

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PROMOÇÃO DO PROTAGONISMO DO SUJEITO PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
JOÃO GUILHERME FRANCO GONÇALVES, ROBERTA L ANGIOLETTI, GIOVANNA P. BELLE, KARINE FRANCO, MAYCKEL S. BARRETO

Última alteração: 02-10-2020

Resumo


Introdução: Para se elaborar uma intervenção educativa em saúde para a comunidade, com o objetivo de alcançar uma maior integração populacional e adquirir uma maior eficiência nos projetos, é necessária a introdução da sociedade nas ações e planejamentos, dando o protagonismo da ação ao sujeito. Porém tal ação é repleta de desafios e grandes dificuldades, necessitando além de tudo isso, um planejamento participativo. Dessa forma, planejar e executar uma ação que englobe o assunto "saúde alimentar", para alunos do ensino fundamental, é algo complexo, sendo necessário que todas as partes envolvidas trabalhem em conjunto.
Objetivo: Relatar uma experiência acadêmica de promoção do protagonismo do sujeito frente a alimentação saudável.
Metodologia: A Interação Comunitária II tem como objetivo desenvolver projetos de intervenções junto a alunos de uma Escola da Rede Pública, em Maringá-PR, diante disso os acadêmicos realizaram coleta de dados com 243 alunos. Inicialmente foram coletadas informações sobre os hábitos de vida e em seguida realizadas medições antropométricas. Apos analise, salientou-se as maiores dificuldades dos alunos em manter hábitos de vida/alimentação saudável; assim, surgiram algumas possíveis ações para se tentar modificar este quadro. Posteriormente, discutiu-se os resultados das informações computadas com a diretora da instituição para que fosse autorizada a realização das atividades. Uma das formas de promoção encontrada foi a realização de uma atividade de "verdade ou mito" com duas turmas, 6° ano A e 2° ano A — que obtiveram maiores variantes de IMC — com perguntas referentes a práticas alimentares saudáveis, práticas de exercício físico, e sobre toxidade, vitaminas e minerais em alimentos.
Resultados: Foram identificados: maus hábitos alimentares, pouca atividade física, e influência familiar nos costumes do sujeito — tanto para encorajar hábitos saudáveis como para induzir maus hábitos (não intencional). Na ação os alunos puderam, em grupo, discutir questões importantes sobre a alimentação saudável, de forma ativa e autônoma, além de trabalhar em grupo para chegar a um consenso sobre a resposta dos questionamentos feitos pelos acadêmicos do 2° ano de medicina. De modo geral, foram passadas informações de forma integrativa, fazendo com que os alunos não se dispersassem, tivessem interesse pelo assunto, alem de promover uma assertividade sobre hábitos alimentares sadios de forma alternativa.
Conclusão: A experiência foi positiva tanto para os acadêmicos quanto aos alunos. Foram identificadas diversas dificuldades para que haja uma ação que seja integrativa, assertiva, com protagonismo do sujeito e que seja terminantemente viável, resultando em uma ação complexa e demandando muita dedicação e tempo. Contudo, o objetivo foi indubitavelmente concluído ao conseguir passar uma educação permanente e muito eficiente, ensinando de forma ativa e dinâmica.

Palavras-chave


Educação em saúde; serviços de saúde escolar; alimentação saudável;