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EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM SAÚDE NO ENFRENTAMENTO À COVID-19
Última alteração: 02-10-2020
Resumo
INTRODUÇÃO: As ações de educação e comunicação em saúde têm se destacado como importante estratégia de enfrentamento à pandemia de Covid-19. Até o momento, o distanciamento social e a higiene são as medidas mais eficazes para a prevenção e controle da disseminação da doença. Sabe-se que, a falta de acesso à informações de qualidade pode representar grave impacto para a saúde no contexto da pandemia. Nesse sentido, o exercício do direito à comunicação e do direito à informação são elementos centrais para a garantia do direito à saúde e as redes sociais têm se constituído como espaço fundamental de acesso à informação sobre a crise sanitária. Assim, o projeto de extensão “PET Saúde Interprofissionalidade” passou a desenvolver ações de educação e comunicação sobre a Covid-19, por meio de suas redes sociais. O PET trata-se de um projeto que busca a reorientação da formação profissional, ancorado nos pressupostos da Educação Interprofissional (EIP), envolvendo estudantes, docentes e profissionais de saúde, respectivamente da UFPR e da Secretaria de Saúde de Paranaguá. OBJETIVOS: Analisar o envolvimento da comunidade a partir das publicações sobre a Covid-19, desenvolvidas pelo PET Saúde Interprofissionalidade nas redes sociais. MÉTODOS: Foram analisadas informações de interação na plataforma Facebook, a partir das postagens sobre Covid-19, desde o início da pandemia. De acordo com a plataforma, é possível coletar 5 tipos de informações, sendo elas: a) Alcance; b) Reações/Curtidas; c) Comentários e; d) Compartilhamentos. A partir desta ferramenta, foi possível acessar comparativos diários, no período de 20 de março a 20 de junho de 2020, que representam cada um dos 5 tipos de informação. RESULTADOS: O elemento “Alcance das Publicações” demonstra que o maior número de pessoas que visualizaram as publicações foi nos meses de abril (438 pessoas), maio (262 pessoas) e junho de 2020 (727 pessoas). Abril e maio de 2020 também são os meses de maiores índices de “Alcance total” em relação a períodos anteriores à pandemia, tendo como pico em abril um alcance de 681 pessoas que viram qualquer um dos conteúdos de nossa página no mesmo dia e, em maio, o alcance máximo de 653. Nos primeiros meses da página (setembro e outubro de 2019), o “Alcance das Publicações” não ultrapassou o valor de 223 ou o valor de 224 em “Alcance Total”. Ao verificar as publicações individualmente, foi identificado que a publicação com maior alcance de público foi no dia 14 de abril de 2020, com “Alcance” de 1420 pessoas, 169 “Engajamentos”, 54 “Reações/Curtidas”. CONCLUSÕES: Foi possível identificar um crescimento expressivo do envolvimento por meio do alcance e interações do público com as publicações sobre a Covid-19, realizadas na página do Facebook “PET Saúde Litoral”, de 20 de março a 20 de junho de 2020, período de distanciamento social que trouxe temas relacionados à pandemia.
Palavras-chave
Coronavírus; Acesso à Informação; Redes Sociais;