Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR

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O PRECEPTOR COMO MEDIADOR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ACADÊMICOS: INTERAÇÕES NO PET-SAÚDE
ÉDINA SIMÉIA CAMPOS DE SIQUEIRA DE OLIVEIRA, JOSEANE MARIA ANDRADE MOUZINHO DE OLIVEIRA, LIANA SIGNORINI, LEANDRA ROSA, RAFAELA GESSNER LOURENÇO, ALLAN KARDEC DE LIMA

Última alteração: 02-10-2020

Resumo


Introdução: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), regulamentado pela Portaria Interministerial nº421, de 3 de março de 2010, configura-se como uma das ações intersetoriais direcionadas para o fortalecimento de áreas estratégicas do SUS, de acordo com seus princípios e necessidades. Neste sentido, a integração ensino e serviço é fundamental para os estudantes dos cursos de graduação na área da saúde conheçam a realidade dos serviços de saúde. O ensino em serviço exige um equilíbrio entre o possível e o ideal sendo que o papel do preceptor favorece o aprendizado de relações no contexto do cuidado mais humanizado, além de promover o posicionamento crítico-reflexivo, resultando no amadurecimento ético-profissional, por meio da observação de práticas cotidianas. Objetivo: Refletir sobre o papel do preceptor do PET-Saúde/Interprofissionalidade do subgrupo Rede de Atenção, em um dos Centro de Atenção Psicosocial (CAPS) do Município de Curitiba. Material e Métodos: A vivência dos acadêmicos dos cursos de graduação em medicina, enfermagem e farmácia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) participantes do PET-Saúde ocorreu ao longo do ano de 2019 no CAPS Álcool e Drogas Boa Vista, sendo o profissional enfermeiro o preceptor dos alunos neste serviço de saúde. Resultados: O preceptor resgatou os conhecimentos prévios dos alunos em relação a saúde mental, fez a leitura da rede de serviços públicos de Curitiba, destacando o CAPS como serviço integrante da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). A reflexão em relação a reforma psiquiátrica foi fundamental haja visto a pouca ênfase deste tema nos cursos de graduação. Documentos como a Linha Guia de Saúde Mental de Curitiba, Diretrizes Institucionais dos CAPS de Curitiba, auxiliaram a construção do conhecimento por meio das discussões de casos essencial para a troca de saberes e acompanhamento do trabalho em equipe, sob o viés da articulação das ações multiprofissionais. Considerações finais: O preceptor é fundamental no processo de mediação da relação ensino-aprendizagem, pois é o profissional que está inserido diretamente no serviço de saúde, tem domínio da prática e conhece o território. Neste sentido a ativa participação e o comprometimento dos docentes, tutores e preceptores são fundamentais na formação dos futuros profissionais de saúde ao estimular a construção da consciência crítica e o desenvolvimento da capacidade de reflexão e ação.

Palavras-chave


Saúde Mental; Preceptor; Aprendizagem