Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR

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ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA GESTANTES E PUÉRPERAS EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE TERESINA-PI: RELATO DE EXPERIÊNCIA
INGRID MACEDO DE OLIVEIRA, DANIELA CAVALCANTE GOMES, FRANCISCO DOUGLAS DOS SANTOS, GABRIEL GUEDES FARIAS DE CARVALHO, JOÃO MARCELO LUCENA SILVA, MARIA KAROLINNE DE SOUSA ARAÚJO BARBOSA

Última alteração: 02-10-2020

Resumo


Introdução: Uma alimentação adequada é necessária para a promoção e a proteção da saúde dos indivíduos. Durante a gestação é ainda mais imperativo uma alimentação saudável e diversificada, rica em alimentos naturais e evitando-se os industrializados, a fim de garantir a saúde do binômio mãe-bebê. Os excessos e/ou carências nutricionais podem predispor ao desenvolvimento de diabetes gestacional, eclampsia, além de sofrimento fetal e malformações congênitas. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos de medicina, na realização de uma roda de conversa voltada para gestantes e puérperas adscritas à Unidade Básica de Saúde (UBS) Mafrense no município de Teresina-PI, sobre a importância e as práticas para uma alimentação saudável. Metodologia: Trata-se do relato das experiências de acadêmicos do curso de medicina do UNINOVAFAPI em conjunto com a equipe da Unidade Básica de Saúde Mafrense, Teresina-PI. Identificou-se a gravidez na adolescência juntamente ao consumo frequente de alimentos industrializados, ricos em sal e açúcar, como um importante fator de risco da população. A ação foi realizada por meio de uma roda de conversa, com café da manhã, para as gestantes e puérperas presentes na UBS. Resultados: Durante a atividade conduzida pelos acadêmicos e supervisionada pelos profissionais de saúde da UBS, as participantes foram indagadas sobre o que costumavam comer no dia-a-dia e o que entendiam por alimentação saudável, a fim de torná-las parte da ação e não somente expectadoras. Distribuiu-se fôlderes sobre a temática, baseados em orientações do Ministério da Saúde e discutiu-se a importância do consumo de macro e micronutrientes, número de refeições, exercícios físicos e pré-natal médico-odontológico, com um café da manhã servido ao final da roda de conversa. A utilização de tecnologias leves e leves-duras, a criação de vínculo e o desenvolvimento de atividades que promoveram a interação entre os participantes, proporcionaram maior adesão e efetividade na construção do conhecimento. Conclusões: Pôde-se concluir, conforme a Política Nacional de Atenção Básica, que a UBS é um espaço de educação, pesquisa e ensino em saúde. O estudante de medicina pode contribuir uma vez que além de aprender, participa da construção do conhecimento. A ação foi satisfatória, pois abriu espaço para as gestantes tirarem dúvidas e identificarem que alimentação saudável pode ser acessível e é sinônimo de saúde para ela e o bebê. Ao final, a equipe certificou-se acerca da importância da comunicação, da linguagem acessível e de ações lúdicas para assimilação e mudanças de hábitos na população.

Palavras-chave


Alimentos para Gestantes e Nutrizes; Dieta saudável; Educação em saúde;