Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR

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COMUNICAÇÃO EM SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA: O CASO DO PROJETO PETLIVE - SAÚDE EM PAUTA
ISABELLA ANDREOLA AUGUSTO, TAINÁ RIBAS MELO, ROBSON DE OLIVEIRA, CARLA STRAUB, JIHAD YOUSSEF HAJAR RAMOS, AMANDA DO ROSARIO COSTA

Última alteração: 02-10-2020

Resumo


Introdução
Com a Pandemia Global causada pela COVID-19, o distanciamento social se tornou uma realidade em diversos setores da sociedade em 2020. Na UFPR, a suspensão do calendário acadêmico para cumprimento de medidas de segurança trouxe à tona a necessidade de adaptação das atividades de pesquisa e extensão, incluindo o uso de tecnologias que operam o ciberespaço extraterritorial. Para o projeto PET Saúde Interprofissionalidade Paranaguá, as redes sociais de comunicação se apresentaram como alternativa.
Objetivo
Criar um espaço de comunicação em saúde, “PETLIVE- Saúde em Pauta”, para debate acerca de questões sociais e de saúde no contexto da pandemia.
Metodologia
Elaborado e executado por meio de encontros online (“lives”) na plataforma Instagram, com assistentes sociais, fonoaudióloga, psiquiatra, professora de Saúde Coletiva e professor de Serviço Social, mediados por discentes de Saúde Coletiva e Serviço Social, o projeto foi constituído por um eixo temático dividido em 5 transmissões. Após a finalização, os vídeos ficam registrados no Ig TV e no Youtube. Foram elaboradas artes visuais para divulgação massiva, e disponibilizamos caixas de perguntas sobre os temas “História do SUS”, “Distanciamento social”, “Atenção Primária em Saúde”, “Serviço Social em tempos de pandemia” e “Saúde Mental”, que poderiam ser utilizadas pelos espectadores ao longo das semanas.

Resultados
Desde a construção histórica e permanente do SUS até relatos de cotidiano de trabalho, as transmissões semanais de 55 minutos atraíram um público médio de 150 espectadoras e espectadores a cada encontro, sendo que o pico máximo de audiência simultânea foi em média 40 espectadores. As caixas de perguntas receberam 2 a 4 perguntas ao longo da semana, somadas a uma média de 6 perguntas ao vivo por transmissão.
Considerações Finais
Ao final do primeiro ciclo de 5 transmissões, verificou-se viabilidade do PETLIVE como estratégia de comunicação e informação sobre saúde e assuntos relacionados à pandemia de COVID-19. Além disso, mostrou-se uma alternativa de ação do projeto PET nesta conjuntura, sendo avaliada a necessidade de ampliar o projeto, dada a constância de audiência e participação do público espectador. Para dar continuidade, constatamos a necessidade de fomentar maior envolvimento discente no projeto a partir da oferta e distribuição de ações participativas.

Palavras-chave


Comunicação em Saúde; Distanciamento Social; COVID-19