Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR

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PERSPECTIVA DE FUTURO: INTERVENÇÃO COLETIVA APLICADA AOS ALUNOS DO SEGUNDO ANO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE CURITIBA
ANNA MONY CAVACIOCCHI CORREA NICKEL, RAQUEL PORTO LOVATO, VANESSA CAMARGO, GIANLUCCA LAGOMARSINO, CECILIA CIAVATTA FERREIRA, ALRICK PETTERSSEN

Última alteração: 02-10-2020

Resumo


Introdução: As Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Medicina defendem uma formação médica generalista e o egresso de profissionais com amplo senso de responsabilidade social e compromisso com o indivíduo. Profissionais estes, capacitados a atuar no processo de saúde-doença dos diferentes níveis de atenção e em ações de promoção e prevenção à saúde. A disciplina de Saúde Coletiva é a principal responsável pelo aprendizado humanizado e pelo afloramento de habilidades interpessoais e de cidadania nos alunos, que através das intervenções coletivas em escolas, creches e residências aprendem a diagnosticar carências voltado às necessidades daquela comunidade. Objetivos: Apresentar aos estudantes do ensino médio diferentes possibilidades profissionais, assim como as trajetórias para alcançá-las, ampliando e motivando suas perspectivas de futuro. Metodologia: Com um formulário online do Google Forms, elaborado com perguntas individuais de caráter psicológico e social, foi possível conhecer e identificar um problema comum entre os adolescentes do ensino médio: a falta de perspectiva de futuro, que serviu como base para a intervenção. Estruturou-se então um projeto com o Canvas apontando este diagnóstico, que foi apresentado à diretora da Escola. Uma feira de profissões foi realizada no dia 24 de maio de 2019. Resultado: A feira de profissões expôs as mais variadas possibilidades de cursos superiores, técnicos e concursos públicos de nível médio e superior, ampliando o conhecimento dos alunos sobre as diferentes profissões possíveis após o término do ensino médio. Observou-se um imenso desconhecimento dos alunos sobre o ingresso no mercado de trabalho e sobre os caminhos a percorrer para alcançar seus objetivos profissionais. Grande parte dos adolescentes desacredita na ascensão profissional mediante ingresso em universidades federais, pela dificuldade e em particulares, devido ao alto custo. Entretanto, após esclarecimentos sobre cursos, meios de ingresso, pré-requisitos, custos, duração, mercado de trabalho, empregabilidade, salários e carreiras, muitos destes jovens enxergaram possibilidades de conquistar seus sonhos e romper barreiras. Conclusão: Projetos como este permitem aos acadêmicos de medicina conhecer o território geográfico e o perfil da população que nele habita. Gradua um profissional mais humanizado e preparado para cuidar do próximo, assim como aproxima o futuro médico da comunidade e dos seus reais problemas. Identificar que a maioria dos adolescentes pensam que formar-se após o ensino médio é algo intangível e que os mesmos não têm conhecimento sobre as diferentes formas de profissionalização é sinônimo de um futuro fúnebre, limitado e sem perspectiva. Intervenções encorajadoras como esta mudam a visão dos jovens para que almejem melhores carreiras profissionais e desempenhem melhor suas funções no mercado de trabalho.

Palavras-chave


intervenção; perspectiva; profissão