Tamanho da fonte:
PERSPECTIVA DE FUTURO: INTERVENÇÃO COLETIVA APLICADA AOS ALUNOS DO SEGUNDO ANO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE CURITIBA
Última alteração: 02-10-2020
Resumo
Introdução: As Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Medicina defendem uma formação médica generalista e o egresso de profissionais com amplo senso de responsabilidade social e compromisso com o indivíduo. Profissionais estes, capacitados a atuar no processo de saúde-doença dos diferentes níveis de atenção e em ações de promoção e prevenção à saúde. A disciplina de Saúde Coletiva é a principal responsável pelo aprendizado humanizado e pelo afloramento de habilidades interpessoais e de cidadania nos alunos, que através das intervenções coletivas em escolas, creches e residências aprendem a diagnosticar carências voltado às necessidades daquela comunidade. Objetivos: Apresentar aos estudantes do ensino médio diferentes possibilidades profissionais, assim como as trajetórias para alcançá-las, ampliando e motivando suas perspectivas de futuro. Metodologia: Com um formulário online do Google Forms, elaborado com perguntas individuais de caráter psicológico e social, foi possível conhecer e identificar um problema comum entre os adolescentes do ensino médio: a falta de perspectiva de futuro, que serviu como base para a intervenção. Estruturou-se então um projeto com o Canvas apontando este diagnóstico, que foi apresentado à diretora da Escola. Uma feira de profissões foi realizada no dia 24 de maio de 2019. Resultado: A feira de profissões expôs as mais variadas possibilidades de cursos superiores, técnicos e concursos públicos de nível médio e superior, ampliando o conhecimento dos alunos sobre as diferentes profissões possíveis após o término do ensino médio. Observou-se um imenso desconhecimento dos alunos sobre o ingresso no mercado de trabalho e sobre os caminhos a percorrer para alcançar seus objetivos profissionais. Grande parte dos adolescentes desacredita na ascensão profissional mediante ingresso em universidades federais, pela dificuldade e em particulares, devido ao alto custo. Entretanto, após esclarecimentos sobre cursos, meios de ingresso, pré-requisitos, custos, duração, mercado de trabalho, empregabilidade, salários e carreiras, muitos destes jovens enxergaram possibilidades de conquistar seus sonhos e romper barreiras. Conclusão: Projetos como este permitem aos acadêmicos de medicina conhecer o território geográfico e o perfil da população que nele habita. Gradua um profissional mais humanizado e preparado para cuidar do próximo, assim como aproxima o futuro médico da comunidade e dos seus reais problemas. Identificar que a maioria dos adolescentes pensam que formar-se após o ensino médio é algo intangível e que os mesmos não têm conhecimento sobre as diferentes formas de profissionalização é sinônimo de um futuro fúnebre, limitado e sem perspectiva. Intervenções encorajadoras como esta mudam a visão dos jovens para que almejem melhores carreiras profissionais e desempenhem melhor suas funções no mercado de trabalho.
Palavras-chave
intervenção; perspectiva; profissão