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UM RELATO SOBRE A CRIAÇÃO DE UMA LIGA ACADÊMICA DE SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM
Última alteração: 02-10-2020
Resumo
Introdução: as ligas acadêmicas configuram-se como importante estratégia na formação de profissionais de saúde, pois se orientam segundo os princípios do tripé ensino-pesquisa-extensão, além de oferecer recursos humanos para a realização de estratégias de promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos, o que as tornam relevantes para as ações de saúde coletiva. A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é a metodologia que o enfermeiro dispõe para colocar em prática seus conhecimentos técnicos, humanos e científicos para atuar junto à população, contribuindo para a prevenção de doenças, promoção e assistência à saúde, numa abordagem holística, humanizada e ética. Objetivo: relatar a experiência da criação de uma liga acadêmica de sistematização da assistência de enfermagem. Método: trata-se de um relato de experiência, de abordagem descritiva, sobre a criação e implantação de uma liga acadêmica de SAE, em uma instituição de ensino superior privada de Belo Horizonte – MG. Resultados: A liga foi criada em agosto de 2019 por estudantes ávidos pelo conhecimento de SAE, os quais, atualmente, compõe sua diretoria; para ingresso na liga, foi realizado processo seletivo que selecionou dez estudantes; a liga promoveu cursos e eventos científicos, além de diversas estratégias de promoção da saúde junto à comunidade, mostrando sua capacidade de aliar o ensino teórico à prática, pois congrega estudantes que, de fato, se interessam pela temática. Sendo assim, configura-se como um componente significativamente importante para a vida acadêmica e profissional de seus ligantes, ampliando seus conhecimentos, a segurança e a autonomia profissional dos futuros enfermeiros, além de promover benefícios para a coletividade. Considerações Finais: a liga acadêmica pode ser considerada uma importante ferramenta na complementação do ensino de estudantes de enfermagem. Suas atividades visam não somente aplicar os conhecimentos apreendidos, mas também conferir a responsabilidade de promover ações que promovam o fortalecimento da profissão, além de mudanças benéficas para a instituição de ensino, serviços de saúde e para a coletividade.
Palavras-chave
Promoção da Saúde; Estudantes de Enfermagem; Processo de Enfermagem;