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O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS: MANUTENÇÃO DA INTEGRAÇÃO ENTRE ALUNOS DO CURSO DE MEDICINA E ESCOLAS PÚBLICAS EM TEMPOS DE PANDEMIA
Última alteração: 02-10-2020
Resumo
Introdução: A gravidez na adolescência, definida como aquela com ocorrência na faixa etária entre 10 e 19 anos, pode apresentar-se de alto risco devido à possibilidade de repercussões deletérias na saúde da mãe e do bebê, considerando saúde no aspecto mais amplo, relacionado à vulnerabilidade e aos impactos biológicos, psicológicos e sociais. Nesse contexto, alunos do curso de medicina identificaram a necessidade da realização de intervenções em seus campos de estudo na Atenção Primária à Saúde em comunidades com alto índice de gravidez na adolescência, tendo em vista uma relação desse cenário com o pouco ou nenhum conhecimento sobre desenvolvimento sexual pela população de risco. Objetivos: Realizar atividades educativas com alunos do quinto ao nono ano do ensino fundamental e ensino médio de escolas públicas do município do interior de São Paulo para discussão do tema desenvolvimento sexual. Material e Métodos: No desenho inicial do projeto, seriam realizadas oficinas com metodologias ativas de ensino-aprendizagem, seguindo o modelo já utilizado nos anos anteriores. Com o fechamento das escolas e o início das atividades remotas em função da pandemia, adaptou-se o plano de ação para alcançar os alunos com uma abordagem alternativa. Em conjunto com os professores, foram desenvolvidos materiais diversos para auxiliá-los no ensino sobre desenvolvimento sexual, como um vídeo sobre o desenvolvimento do corpo humano, com foco nas alterações físicas da puberdade; uma aula em slides com o tema “O comportamento durante o desenvolvimento”, que abordou as maneiras por meio das quais crianças respondem às diferentes fases do crescimento e uma história em quadrinhos “on-line” sobre uma adolescente com suspeita de gravidez que decide ir pela primeira vez a uma consulta na UBS. Dessa forma, buscou-se replicar a variedade de metodologias a serem utilizadas, ainda que virtualmente, para que fosse despertado o interesse dos alunos pelas atividades. Resultados: Surgiram alguns obstáculos em relação à recepção e à aceitação por parte dos pais e responsáveis dos alunos, os quais reportaram o conteúdo abordado como inapropriado, o que comprova a importância da discussão do tema proposto. Entretanto, o material foi bem recebido pela escola e pelos professores, havendo programação para dar continuidade às atividades no segundo semestre, com extensão para outras escolas. Conclusão: Tendo em vista o atual contexto em que os pesquisadores foram inseridos e suas dificuldades intrínsecas, conseguiu-se encontrar uma alternativa para a continuidade do projeto. Apesar do isolamento social impossibilitar as atividades presenciais com os alunos, manteve-se contato com eles e com a escola por meio dos materiais apresentados e viabilizou-se contemplar o objetivo de promover a integração entre a Universidade, a Escola Pública e a Comunidade.
Palavras-chave
Gravidez na adolescência; Desenvolvimento sexual; Materiais de Ensino