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PRÁTICAS DE ATIVIDADES LÚDICAS COMO PROVEDORAS DE EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO EM SAÚDE ENTRE ESCOLARES: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Última alteração: 02-10-2020
Resumo
INTRODUÇÃO: A princípio, o Programa Saúde na Escola (PSE) tem por característica contribuir para a formação de integral dos estudantes, comunidade escolar, da educação básica, por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde para que construa de forma conjunta, o enfrentamento das vulnerabilidades que influenciam o pleno desenvolvimento das crianças da rede pública de ensino. Ademais, é preciso que haja integração e articulação de forma permanente entre educação e saúde, além de atuar gerando autonomia e empoderamento da comunidade escolar para que sejam atuantes modificadores no processo de saúde-doença. OBJETIVOS: Possibilitar aos estudantes da unidade escolar, um momento lúdico onde possam, por meio da atividade interativa, compreender sobre a importância da alimentação saudável e diversificada. METODOLOGIA: Foi realizado um encontro na parte da manhã, em uma escola da rede pública de ensino onde foi elaborado uma gincana subdividida em quatro etapas com o objetivo dos escolares formarem um prato para assim prover informações a respeito dos benefícios e implicações presentes na alimentação. O encontro ocorreu na parte da manhã, integrando todos os alunos presentes. Durante a primeira etapa da dinâmica formávamos quatro grupos, na segunda etapa os alunos decidiam quais alimentos consideravam saudáveis para carregar consigo, a terceira etapa consistia na integração da atividade física onde os alunos deveriam correr até um cartaz, representando um prato, e depositar o alimento previamente selecionado, voltar correndo a fila e assim o próximo aluno poderia dar continuidade e por fim na quarta etapa foram avaliados os pratos seguindo as filas que terminavam primeiro para decidir o grupo vencedor. A ação contou com a participação de nove alunos do curso de medicina e uma professora, ligados a uma instituição de ensino, localizada no Norte do Paraná. RESULTADOS: Houve uma boa participação e integração entre os escolares e os alunos do curso, onde foi possível gerar uma relação de de confiança que serviu de base para uma conversa produtiva sobre a alimentação saudável entender o conhecimento prévio sobre a alimentação e pontos a server trabalhados pelos escolares. Outrossim, a prática integrativa proporcionou aos estudantes de medicina, reconhecer a importância do PSE e a integralidade entre saúde e educação para prover a promoção e universalidade da saúde. CONCLUSÃO: Caracteriza-se, assim, a importância da atividades recreativas como forma de promover de forma lúdica, um conhecimento sobre a alimentação saudável e sua relevância no processo saúde-doença. Ademais, tais atividades auxiliam no empoderamento e autonomia dos escolares no reconhecimento dos diversos fatores que influenciam na sua saúde de forma plena e completa.
Palavras-chave
Programa Saúde na Escola; Educação em Saúde; Atividades lúdicas;