Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR

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ABORDAGEM EM PRIMEIROS SOCORROS PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE ANÁPOLIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
AMANDA FERNANDES DE SOUSA OLIVEIRA BALESTRA, JADE RABELO PARREIRA, FLÁVIA PASCOAL TELES, NATHÁLIA KRISS RIBEIRO DE RESENDE, LETÍCIA SILVA ANDRADE, NATÁLIA DINIZ SIMONINI

Última alteração: 02-10-2020

Resumo


INTRODUÇÃO: Os primeiros socorros caracterizam-se como condutas de emergência proporcionadas à vítima de acidente ou mal súbito, e objetivam a manutenção da vida e a redução de complicações decorrentes do episódio. As crianças permanecem, em média, um terço do seu dia na escola. Sendo assim, acidentes no ambiente escolar são frequentes e podem ocorrer a qualquer momento. Nesse contexto, alguns acidentes são mais habituais no contexto educacional: “criança presa na gangorra”, “engasgo com comida”, “queimaduras”, “febre”, “mordida de outra criança”, “mordedura de animal”, “intoxicação” e “asfixia”. Vale ressaltar que, os profissionais da educação infantil não se sentem preparados e não sabem qual procedimento correta adotar frente essas situações.
OBJETIVO: Relatar esta experiência com professoras e funcionárias de um Centro de Educação Infantil (CEI) em Anápolis, a fim de prepará-las para agir em meio aos eventos adversos presentes no cotidiano pré-escolar.
MATERIAL E MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência. As atividades descritas neste estudo foram realizadas entre os meses de Março e Junho de 2019, fruto do módulo de Medicina de Família e Comunidade, do Curso de Medicina. Houve aplicação do Arco de Maguerez, sob supervisão de uma docente do Centro Universitário de Anápolis. O projeto foi organizado com atividades sob a forma de palestra e quiz interativo, desenvolvendo temas como: Conceito e Importância dos Primeiros Socorros na Educação Infantil; Ferimentos; Síncopes; Epistaxe; Avulsão Dental; Engasgo.
RESULTADOS: O público alvo da ação foi dividido em grupos menores, de acordo com a disponibilidade e a rotina de trabalho. No primeiro momento, explanou-se o conceito do termo primeiros socorros e a importância dessa aplicação na esfera pré-escolar. Secundariamente, o grupo de discentes capacitou os educadores, com atividades práticas utilizando bonecos e demonstrando a maneira correta de agir em situações imprevistas, por exemplo a aplicação da Manobra de Heimlich em casos de engasgo. Após isso, aplicou-se um quiz virtual, o que possibilitou maior fixação do aprendizado e resolução de prováveis dúvidas ainda persistentes. Foi utilizado o relato verbal como forma de avaliação da intervenção. Diante da coleta do relato dos participantes, observou-se um maior preparo e menor medo para lidar com os futuros acidentes passíveis de acontecer com as crianças da unidade.
CONCLUSÕES: Foi possível concluir que o ambiente destinado à educação infantil assim como as características inerentes às crianças, expõe os pequenos a uma grande quantidade de perigos, que podem ser contornados com o devido cuidado e preparo dos profissionais. As informações estudadas e repassadas ajudaram a conhecer a conduta adequada a cada situação adversa que pode haver no ambiente escolar, possibilitando a redução de danos e piores prognósticos.

Palavras-chave


Primeiros Socorros; Pré-Escolar; Capacitação de professores;