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GÊNERO E SEXUALIDADE - DESAFIOS NA SAÚDE E EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Última alteração: 02-10-2020
Resumo
GÊNERO E SEXUALIDADE - DESAFIOS NA SAÚDE E EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
INTRODUÇÃO: Para o senso comum, gênero é apenas o binário homem e mulher, sendo que existe uma enorme ramificação, pelo fato de ser a forma como um ser humano se identifica, não podendo se ater apenas ao sexo biológico. Porém, é difícil trazer essa discussão para dentro de uma sociedade que já possui preconceitos e discriminação com essa diversidade que acompanha as identidades de gênero. OBJETIVO: Expor sobre os desafios e potencialidades da abordagem de questões de gênero e sexualidade no tangente saúde e educação no contexto atual. MATERIAL E MÉTODOS: Realizou-se um levantamento da literatura no dia 05 de abril de 2020, buscando publicações indexadas nas bases de dados SCIELO (Scientific Electronic Library Online), BVS (Biblioteca Nacional de Saúde), LILACS (Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde) com os descritores: Gênero e Sexualidade; Gênero e Saúde; os critérios de inclusão utilizados para a seleção dos documentos foram: livros, teses, artigos e outros tipos de publicações que trabalhassem o tema, publicados entre os anos de 2009 e 2019, listados nas bases de dados referenciados, a partir disso foram selecionados 11 artigos para a análise, dos quais foram extraídos os conceitos abordados de interesse dos pesquisadores. RESULTADOS: A amostra final desta pesquisa foi constituída de 19 textos, sendo, destes, 11 artigos científicos, 7 documentos governamentais e 1 artigo descritivo não listado, em que, a partir das evidências científicas encontradas, destacou-se três temáticas para a discussão: saúde e gênero: inserção do sus e políticas públicas; educação e saúde; as implicações de gênero na educação. CONCLUSÕES: Notou-se que, os desafios do debate de gênero e sexualidade ainda caracterizam-se como um empecilho e deixa perceptível que há uma necessidade do debate de gênero dentro das instituições de ensino, o que se caracteriza como importante fator para o enfrentamento das desigualdades, corroborando para o desenvolvimento de potencialidades significativas na introdução desse discurso na sociedade.
INTRODUÇÃO: Para o senso comum, gênero é apenas o binário homem e mulher, sendo que existe uma enorme ramificação, pelo fato de ser a forma como um ser humano se identifica, não podendo se ater apenas ao sexo biológico. Porém, é difícil trazer essa discussão para dentro de uma sociedade que já possui preconceitos e discriminação com essa diversidade que acompanha as identidades de gênero. OBJETIVO: Expor sobre os desafios e potencialidades da abordagem de questões de gênero e sexualidade no tangente saúde e educação no contexto atual. MATERIAL E MÉTODOS: Realizou-se um levantamento da literatura no dia 05 de abril de 2020, buscando publicações indexadas nas bases de dados SCIELO (Scientific Electronic Library Online), BVS (Biblioteca Nacional de Saúde), LILACS (Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde) com os descritores: Gênero e Sexualidade; Gênero e Saúde; os critérios de inclusão utilizados para a seleção dos documentos foram: livros, teses, artigos e outros tipos de publicações que trabalhassem o tema, publicados entre os anos de 2009 e 2019, listados nas bases de dados referenciados, a partir disso foram selecionados 11 artigos para a análise, dos quais foram extraídos os conceitos abordados de interesse dos pesquisadores. RESULTADOS: A amostra final desta pesquisa foi constituída de 19 textos, sendo, destes, 11 artigos científicos, 7 documentos governamentais e 1 artigo descritivo não listado, em que, a partir das evidências científicas encontradas, destacou-se três temáticas para a discussão: saúde e gênero: inserção do sus e políticas públicas; educação e saúde; as implicações de gênero na educação. CONCLUSÕES: Notou-se que, os desafios do debate de gênero e sexualidade ainda caracterizam-se como um empecilho e deixa perceptível que há uma necessidade do debate de gênero dentro das instituições de ensino, o que se caracteriza como importante fator para o enfrentamento das desigualdades, corroborando para o desenvolvimento de potencialidades significativas na introdução desse discurso na sociedade.
Palavras-chave
Gênero e sexualidade; Saúde; Educação;