Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR

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GINCANA ROSA: ESTRATÉGIA PARA A PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA
MARIA TATIANE ALVES DA SILVA, ELAINE RUFINO BARBOSA DA SILVA, VALDECIR BARBOSA DA SILVA JÚNIOR

Última alteração: 02-10-2020

Resumo


Introdução: O câncer de mama é uma das principais neoplasias que atingem a população feminina, sendo fundamental o desenvolvimento de estratégias de prevenção. Os Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) têm o objetivo de contribuir na consolidação da Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS), tendo os grupos como uma das principais ferramentas do processo de trabalho. Objetivo: Relatar a experiência da “Gincana Rosa” em um grupo de Educação Física do NASF-AB, no município de Vitória de Santo Antão - PE. Material e Métodos: Trata-se de um relato de experiência desenvolvido em um Grupo de Educação Física, em outubro de 2019. A experiência contou com 12 usuárias, as quais foram divididas em 2 equipes e disputaram, durante o mês de outubro, atividades de Educação em Saúde sobre o combate ao câncer de mama. Na primeira semana foram realizadas as seguintes atividades: quebra-cabeça sobre sintomas do câncer de mama; jogo da memória sobre prevenção do câncer de mama; e labirinto sobre o acesso aos serviços de saúde. Na segunda semana: jogo da alimentação saudável e câncer de mama. Na terceira semana: jogo de tabuleiro sobre mitos e verdades referentes ao câncer de mama. Na quarta semana: torta na cara sobre tudo o que foi discutido no mês. Resultados: Por meio da experiência foi possível impulsionar um pensamento crítico e reflexivo sobre como prevenir o câncer de mama. O conhecimento foi construído coletivamente com as usuárias, onde as mesmas correlacionavam as informações com vivências do seu cotidiano e sempre levavam questionamentos novos a cada semana. Na atividade da última semana (torta na cara), ao realizar perguntas sobre o que foi discutido durante o mês, percebeu-se que as informações foram absolvidas pelo grupo. Além disso, o formato das atividades em gincana proporcionou um aumento no vínculo entre as usuárias do grupo. Considerações Finais: O processo de Educação em Saúde foi fundamental para discutir a prevenção do câncer de mama com a população, a partir do contexto e da realidade das usuárias. A “Gincana Rosa” também possibilitou uma maior integração e socialização entre o grupo, sendo fundamental para o processo de autonomia e crescimento dos usuários.

Palavras-chave


Câncer de Mama; Atenção Primária à Saúde; Educação em Saúde; Sistema Único de Saúde;