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UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS SOCIAIS COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM CASOS DE QUEIMADURAS
Última alteração: 02-10-2020
Resumo
MEDEIROS, Jade Gomes da Costa; SANTOS, Fabiana Costa dos; CARVALHO, Paula Beatriz Teixeira de; SILVA, Poliana Alves da; ARAÚJO, Adalberto Pascelli Medeiros; ARAGÃO-MACEDO, Sharon Rose
Introdução: Os acidentes domésticos envolvendo principalmente queimaduras são um quadro que além de possuir altos índices, pode desencadear grandes agravos para as vítimas devido à falta de informação acerca de como proceder imediatamente após o acidente. Nesse contexto torna-se fundamental o desenvolvimento de estratégias virtuais com o intuito de desenvolver a promoção e prevenção em saúde. Objetivos: Relatar a experiência de acadêmicos do primeiro ano de medicina no desenvolvimento de um projeto integrador virtual para promover educação em saúde em tempos de covid-19. Material e métodos: Estudo descritivo do tipo relato de experiência acerca da utilização de estratégias de cunho digital implementadas por meio da divulgação de um banner postado nas redes sociais de dois acadêmicos (Instagram) abordando os tipos queimaduras. Associado ao banner estavam dois QRcodes que direcionavam para duas plataformas diferentes. Uma delas foi o youtube no qual foi veiculado um vídeo animado de acervo próprio, abordando o que são e quais são os tipos de queimaduras, como proceder caso ocorra esses acidentes, quais são os mitos e verdades acerca da temática e as formas de prevenção. Concomitantemente o outro QRcode usava a mídia spotify para veicular um podcast acerca do tema. Resultados: O presente trabalho seria inicialmente aplicado em um ambiente educacional, entretanto, devido a conjuntura da pandemia do covid-19 foi necessário adapta-lo para os moldes virtuais. Contudo, por meio dessa mudança foi possível obter uma maior abrangência do trabalho devido ao maior alcance que o meio digital promove. Vale ressaltar que das três plataformas acima citadas a de maior alcance foi o Instagram, no qual foi observado mais de 300 visualizações do banner no decorrer de 20 dias. Essas estratégias permitiram a desmistificação de ações de senso comum acerca do tema e possibilitou a promoção de saúde de forma inovadora, interativa e tecnológica. Conclusões: A execução desse projeto foi fundamental para estimular nos acadêmicos, formas criativas de promoção e prevenção à saúde, principalmente em tempos adversos em que muitos grupos familiares se encontram isolados em casa e portanto, mais susceptíveis a esses acidentes. Por fim, acredita-se que as estratégias desenvolvidas no presente estudo promoveram educação em saúde, as quais podem reduzir os riscos de acidentes envolvendo queimaduras na população alcançada.
Introdução: Os acidentes domésticos envolvendo principalmente queimaduras são um quadro que além de possuir altos índices, pode desencadear grandes agravos para as vítimas devido à falta de informação acerca de como proceder imediatamente após o acidente. Nesse contexto torna-se fundamental o desenvolvimento de estratégias virtuais com o intuito de desenvolver a promoção e prevenção em saúde. Objetivos: Relatar a experiência de acadêmicos do primeiro ano de medicina no desenvolvimento de um projeto integrador virtual para promover educação em saúde em tempos de covid-19. Material e métodos: Estudo descritivo do tipo relato de experiência acerca da utilização de estratégias de cunho digital implementadas por meio da divulgação de um banner postado nas redes sociais de dois acadêmicos (Instagram) abordando os tipos queimaduras. Associado ao banner estavam dois QRcodes que direcionavam para duas plataformas diferentes. Uma delas foi o youtube no qual foi veiculado um vídeo animado de acervo próprio, abordando o que são e quais são os tipos de queimaduras, como proceder caso ocorra esses acidentes, quais são os mitos e verdades acerca da temática e as formas de prevenção. Concomitantemente o outro QRcode usava a mídia spotify para veicular um podcast acerca do tema. Resultados: O presente trabalho seria inicialmente aplicado em um ambiente educacional, entretanto, devido a conjuntura da pandemia do covid-19 foi necessário adapta-lo para os moldes virtuais. Contudo, por meio dessa mudança foi possível obter uma maior abrangência do trabalho devido ao maior alcance que o meio digital promove. Vale ressaltar que das três plataformas acima citadas a de maior alcance foi o Instagram, no qual foi observado mais de 300 visualizações do banner no decorrer de 20 dias. Essas estratégias permitiram a desmistificação de ações de senso comum acerca do tema e possibilitou a promoção de saúde de forma inovadora, interativa e tecnológica. Conclusões: A execução desse projeto foi fundamental para estimular nos acadêmicos, formas criativas de promoção e prevenção à saúde, principalmente em tempos adversos em que muitos grupos familiares se encontram isolados em casa e portanto, mais susceptíveis a esses acidentes. Por fim, acredita-se que as estratégias desenvolvidas no presente estudo promoveram educação em saúde, as quais podem reduzir os riscos de acidentes envolvendo queimaduras na população alcançada.
Palavras-chave
Educação em saúde; Queimaduras; Mídias Sociais