Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR

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GRUPOS DE GESTANTES DA ZONA RURAL DO INTERIOR DO PARANÁ NO PROCESSO DE CUIDAR
BARBARA ADRYA PRESTES DA SILVA, NATHÁLIA CHRISTINA STREMEL MARTINS, EDUARDO BAUML CAMPAGNOLI, MACKELLY SIMIONATTO, ANDRÉA TIMÓTEO DOS SANTOS DEC, MARGARETE APARECIDA SALINA MACIEL

Última alteração: 02-10-2020

Resumo


Introdução: Grupos de gestantes estimulam o protagonismo da mulher durante o processo educativo favorecendo o autocuidado durante a gestação e parto. Os profissionais de enfermagem na equipe são importantes na atuação frente a estes grupos, compartilhando conhecimentos que diminuem o desconhecimento do processo gravídico-puerperal. Também neste período são comuns as alterações biopsicossociais. Objetivos: Descrever as atividades educativas promovidas pelo evento de extensão "Linha de Cuidado à gestantes da comunidade rural de Itaiacoca". Material e Métodos: Estudo descritivo de ações educativas desenvolvidas no período de fevereiro a dezembro de 2019 em duas Unidades Básicas com Estratégias de Saúde da Família (UBSF), a do Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitária - CRUTAC e a do Biscaia, ambas localizadas na região de Itaiacoca, município de Ponta Grossa, Paraná, Brasil. As gestantes foram convidadas a participar das oficinas educativas ao iniciarem o período de pré-natal, realizadas no mesmo dia da consulta médica e com periodicidade mensal. A equipe das oficinas educativas era constituída por profissionais e acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Farmácia e Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG. Utilizou-se rodas de conversa e atividades que estimulassem a participação, o dinamismo do grupo e a fixação de conhecimento. Foram abordados temas congruentes ao ciclo gravídico-puerperal e a cuidados com a criança. Folders informativos também foram empregados. Resultados: Participaram das oficinas educativas 15 gestantes, dez da UBSF do CRUTAC e cinco da UBSF do Biscaia. As características dos grupos foram bastante semelhantes podendo ser agrupadas. A maioria das gestantes eram do lar (80,0), com idade entre 14 e 43 anos (279) e predomínio do nível de instrução do Ensino Fundamental Incompleto (53,3). Em relação à gestação, o não planejamento foi de 53,3, sendo 20,0 primigestas e 46,7 das gestantes já haviam sofrido aborto anteriormente. Do grupo, 13,3 das mulheres foram classificadas como gestantes de alto risco por apresentarem hipertensão arterial sistêmica. As oficinas educativas tiveram boa receptividade pelas gestantes que, aos poucos, foram se tornando mais participativas e dando um retorno positivo à equipe. Dúvidas e ansiedades sobre o processo gravídico-puerperal foram amenizados pela troca de experiência entre as gestantes e a equipe, entre saberes passados de geração a geração e conhecimentos científicos, promovendo o empoderamento das gestantes. Conclusão: Grupos de gestantes da zona rural vêm agregando ao pré-natal, criando um vínculo entre gestantes e profissionais das UBSF de modo a garantir os cuidados necessários para a segurança materno-infantil, diminuindo casos de mortalidade e a continuidade dos cuidados com a criança nos primeiros anos de vida. APOIO: Programas de Bolsas - Fundação Araucária e PROEX/UEPG.

Palavras-chave


Educação em Saúde; Cuidado Pré-Natal; Gravidez;