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PROMOÇÃO DA SAÚDE PARA A POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA - AÇÕES EDUCATIVAS DE UM PROJETO
Última alteração: 02-10-2020
Resumo
Introdução: A População em Situação de Rua (PSR) enfrenta dificuldade de acesso a serviços, como saúde e assistência social, tendo como consequência maior índice de doenças preveníveis e tratáveis. A educação em saúde se apresenta como ferramenta de construção e veiculação de conhecimentos e práticas.
Objetivos: Relatar experiências de atividades educativas realizadas em um Centro de Referência para a População em Situação de Rua (Centro Pop).
Materiais e métodos: Relato de experiência das atividades de um projeto de extensão, que tem como público alvo a população em situação de rua usuária de um Centro de Referência, da região central de Belo Horizonte. As atividades ocorreram ao longo do ano de 2019, com a participação de estudantes de Nutrição e Enfermagem da UFMG, docentes e profissionais de saúde da Unidade Básica de referência. Nas ações, utilizou-se dinâmicas, rodas de conversa, jogo de tabuleiro, analogias e réplicas anatômicas e de alimentos, permitindo e incentivando a participação dos usuários. Os temas trabalhados refletiam necessidades de saúde desse público, destacando-se infecções sexualmente transmissíveis, tuberculose, redução de danos pelo uso de álcool e drogas, alimentação em contexto de vulnerabilidade, diabetes e hipertensão. O projeto recebeu anuência local e está registrado no Sistema de Extensão da UFMG.
Resultados: Foram realizadas 17 ações de educação em saúde, com duração aproximada de uma hora e público médio predominantemente masculino de 15 pessoas. Para cada tema abordado, utilizou-se uma metodologia diferente de modo a favorecer a interação entre os participantes e a criação de um ambiente acolhedor que permitisse o diálogo e a retirada de dúvidas. O público do projeto demonstrou satisfação em relação às atividades realizadas, conforme relatos após as ações. Observou-se participação ativa com realização de perguntas relacionadas às temáticas discutidas, com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre saúde e acesso aos serviços. O projeto permitiu o estreitamento de vínculo entre os usuários e os profissionais dos serviços de referência, favoreceu o trabalho interprofissional e contribuiu com a formação dos alunos envolvidos. Como produtos, destaca-se a elaboração de um jogo de tabuleiro que pode ser utilizado na abordagem de diferentes condições de saúde e um folder informativo sobre tuberculose.
Considerações Finais: O projeto trabalha na perspectiva de usuários em condição de alta vulnerabilidade social, fortalecendo o vínculo entre profissionais de diferentes serviços e contribuindo com a formação qualificada de estudantes, considerando o aspecto interprofissional. Destaca-se que as ações de educação em saúde propiciam uma melhor percepção de saúde e qualidade de vida.
Objetivos: Relatar experiências de atividades educativas realizadas em um Centro de Referência para a População em Situação de Rua (Centro Pop).
Materiais e métodos: Relato de experiência das atividades de um projeto de extensão, que tem como público alvo a população em situação de rua usuária de um Centro de Referência, da região central de Belo Horizonte. As atividades ocorreram ao longo do ano de 2019, com a participação de estudantes de Nutrição e Enfermagem da UFMG, docentes e profissionais de saúde da Unidade Básica de referência. Nas ações, utilizou-se dinâmicas, rodas de conversa, jogo de tabuleiro, analogias e réplicas anatômicas e de alimentos, permitindo e incentivando a participação dos usuários. Os temas trabalhados refletiam necessidades de saúde desse público, destacando-se infecções sexualmente transmissíveis, tuberculose, redução de danos pelo uso de álcool e drogas, alimentação em contexto de vulnerabilidade, diabetes e hipertensão. O projeto recebeu anuência local e está registrado no Sistema de Extensão da UFMG.
Resultados: Foram realizadas 17 ações de educação em saúde, com duração aproximada de uma hora e público médio predominantemente masculino de 15 pessoas. Para cada tema abordado, utilizou-se uma metodologia diferente de modo a favorecer a interação entre os participantes e a criação de um ambiente acolhedor que permitisse o diálogo e a retirada de dúvidas. O público do projeto demonstrou satisfação em relação às atividades realizadas, conforme relatos após as ações. Observou-se participação ativa com realização de perguntas relacionadas às temáticas discutidas, com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre saúde e acesso aos serviços. O projeto permitiu o estreitamento de vínculo entre os usuários e os profissionais dos serviços de referência, favoreceu o trabalho interprofissional e contribuiu com a formação dos alunos envolvidos. Como produtos, destaca-se a elaboração de um jogo de tabuleiro que pode ser utilizado na abordagem de diferentes condições de saúde e um folder informativo sobre tuberculose.
Considerações Finais: O projeto trabalha na perspectiva de usuários em condição de alta vulnerabilidade social, fortalecendo o vínculo entre profissionais de diferentes serviços e contribuindo com a formação qualificada de estudantes, considerando o aspecto interprofissional. Destaca-se que as ações de educação em saúde propiciam uma melhor percepção de saúde e qualidade de vida.
Palavras-chave
extensão universitária; pessoas em situação de rua; educação em saúde;