Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR

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PROMOÇÃO DA SAÚDE PARA A POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA - AÇÕES EDUCATIVAS DE UM PROJETO
GUILHERME FONSECA GRACIANO, LUIZA ALI DINIS, CAROLINA MORAES PREIHSNER DE LA CERDA, PATRÍCIA FÉLIX SANTOS CASTRO, LUÍS ANTÔNIO BATISTA TONACO, GISELLE LIMA DE FREITAS

Última alteração: 02-10-2020

Resumo


Introdução: A População em Situação de Rua (PSR) enfrenta dificuldade de acesso a serviços, como saúde e assistência social, tendo como consequência maior índice de doenças preveníveis e tratáveis. A educação em saúde se apresenta como ferramenta de construção e veiculação de conhecimentos e práticas.

Objetivos: Relatar experiências de atividades educativas realizadas em um Centro de Referência para a População em Situação de Rua (Centro Pop).

Materiais e métodos: Relato de experiência das atividades de um projeto de extensão, que tem como público alvo a população em situação de rua usuária de um Centro de Referência, da região central de Belo Horizonte. As atividades ocorreram ao longo do ano de 2019, com a participação de estudantes de Nutrição e Enfermagem da UFMG, docentes e profissionais de saúde da Unidade Básica de referência. Nas ações, utilizou-se dinâmicas, rodas de conversa, jogo de tabuleiro, analogias e réplicas anatômicas e de alimentos, permitindo e incentivando a participação dos usuários. Os temas trabalhados refletiam necessidades de saúde desse público, destacando-se infecções sexualmente transmissíveis, tuberculose, redução de danos pelo uso de álcool e drogas, alimentação em contexto de vulnerabilidade, diabetes e hipertensão. O projeto recebeu anuência local e está registrado no Sistema de Extensão da UFMG.

Resultados: Foram realizadas 17 ações de educação em saúde, com duração aproximada de uma hora e público médio predominantemente masculino de 15 pessoas. Para cada tema abordado, utilizou-se uma metodologia diferente de modo a favorecer a interação entre os participantes e a criação de um ambiente acolhedor que permitisse o diálogo e a retirada de dúvidas. O público do projeto demonstrou satisfação em relação às atividades realizadas, conforme relatos após as ações. Observou-se participação ativa com realização de perguntas relacionadas às temáticas discutidas, com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre saúde e acesso aos serviços. O projeto permitiu o estreitamento de vínculo entre os usuários e os profissionais dos serviços de referência, favoreceu o trabalho interprofissional e contribuiu com a formação dos alunos envolvidos. Como produtos, destaca-se a elaboração de um jogo de tabuleiro que pode ser utilizado na abordagem de diferentes condições de saúde e um folder informativo sobre tuberculose.

Considerações Finais: O projeto trabalha na perspectiva de usuários em condição de alta vulnerabilidade social, fortalecendo o vínculo entre profissionais de diferentes serviços e contribuindo com a formação qualificada de estudantes, considerando o aspecto interprofissional. Destaca-se que as ações de educação em saúde propiciam uma melhor percepção de saúde e qualidade de vida.

Palavras-chave


extensão universitária; pessoas em situação de rua; educação em saúde;