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AÇÃO EM EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO PRIMARIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO APOIO REGIONAL.
Última alteração: 02-10-2020
Resumo
Introdução: A educação permanente em saúde (EPS) é uma política pública que se insere no processo ensino-aprendizagem no contexto de trabalho, visando a otimização desses processos, o estabelecimento de vínculos e a corresponsabilização entre os atores envolvidos nos serviços de saúde. Após serem observadas fragilidades e potencialidades nos serviços da Atenção Primária a Saúde (APS), o apoio regional da 9ª Gerência Regional de Saúde (GRS) sistematizou uma qualificação para os profissionais desses serviços, intitulada “Trabalhando potencialidades e reforçando saberes”. Objetivo: Os objetivos da qualificação foram fortalecer o vínculo entre os profissionais e a 9ª GRS; conhecer as dificuldades enfrentadas pelos profissionais; criar um espaço para acolher as suas demandas; reforçar as potencialidades e trabalhar as fragilidades por meio da construção do conhecimento e do debate. Método: A qualificação ocorreu em dois dias, onde foram realizadas atividades de integração; palestra sobre a Política Nacional da Atenção Básica (PNAB); divisão em grupos para diálogo sobre: acolhimento com classificação de risco, intersetorialidade, referência e contra referência, longitudinalidade, cuidando do cuidador e a jornada de trabalho; oficina sobre planejamento participativo; o novo financiamento da APS; técnica grupal “A caixa de Pandora”; o “Círculo da Cultura”; exposição das atividades exitosas do alto sertão paraibano; roda de conversa e o feedback sobre a vivência da qualificação. Resultados: Como resultados, pode-se destacar a fala dos profissionais, evidenciando déficit na comunicação gestão-profissionais dos municípios e a falta de autonomia dos profissionais. Ao trabalhar os grupos temáticos os participantes trouxeram relatos das experiências vivenciadas. Sobre o planejamento estratégico, notou-se dificuldade em pontuar fragilidades, potencialidades, desafios e estratégias de enfrentamento. Durante a exposição das atividades exitosas, os profissionais ficaram surpresos devido a quantidade de grupos com a participação da comunidade e a permanência dos mesmos. No feedback, os profissionais relataram a importância desse tipo de ação com espaços de fala. Conclusão: Pôde-se concluir que embora haja dificuldades, os profissionais demonstraram gostar de trabalhar na APS, trataram dos temas com propriedade, foram participativos e se comprometeram em desenvolver as atividades propostas. A qualificação se mostrou um momento de intenso aprendizado, pois foi possível conhecer melhor a realidade desses profissionais, contribuindo para o fortalecimento dos saberes e dos serviços da APS, facilitando o desenvolvimento de futuras ações.
Palavras-chave
Educação Permanente; Atenção Primaria; Profissionais;