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VIVÊNCIA NA ATENÇÃO BÁSICA COM PROMOÇÃO À SAÚDE DAS MULHERES
Última alteração: 02-10-2020
Resumo
Introdução
A atenção primária é um alicerce no universo da saúde, não sendo apenas uma porta de entrada para os usuários, mais do que isso, é um local de acolhimento, prevenção e promoção à saúde. Nesse contexto, as unidades básicas de saúde permitem uma difusão de conhecimento tanto por parte de profissionais e alunos quanto por parte da comunidade assistida, aproximando-a e tornando-a um agente ativo nessa difusão de saberes.
Objetivos
O objetivo primordial deste trabalho é possibilitar a disseminação de conhecimentos acerca da saúde da mulher, tendo como objetivos específicos aproximar a equipe de profissionais de uma UBS, situada em Rio Branco-Acre, com a comunidade assistida, promovendo palestras e atividades lúdicas com a temática em questão.
Métodos
Por meio da disciplina de Práticas Integradas em Saúde, o universo do Sistema Único de Saúde é apresentado aos alunos da Universidade Federal do Acre, o que possibilita a compreensão da saúde brasileira. Em cada período, os discentes trabalham um eixo, nesse caso a temática abordada foi a saúde das mulheres. Inicialmente, os discentes tiverem um embasamento teórico em sala de aula, no qual temáticas foram ministradas pelo corpo docente, para posteriormente serem repassadas à comunidade da UBS abastada, sob supervisão do preceptor da unidade. Foram trabalhados temas como planejamento familiar, puericultura, amamentação, rastreamento de câncer de mama e violência contra a mulher. Todas as segundas-feiras, durante o intervalo entre o acolhimento e atendimento do paciente, uma dupla de alunos expôs essas temáticas. Palestras, uso de mídias digitais, realização de dinâmicas são exemplos de metodologias utilizadas por cada aluno, com o intuito principal de atrair a atenção dos ouvintes, tornando-os agentes ativos nesse processo. Portanto, ao todo seis palestras foram realizadas, sempre buscando a compreensão e participação dos ouvintes, trazendo-os para a discussão, apontando questionamentos e resolução de dúvidas, além do compartilhamento de experiências.
Resultados
Durante a exposição dessas temáticas, notou-se a cooperação ativa da comunidade, a qual sempre apresentou suas dúvidas e compartilhou suas vivências. Logo, o projeto atendeu com sucesso as expectativas de promover, de maneira simples, participativa e concisa ações voltadas à promoção da saúde da mulher com enfoque na integralidade e na multidisciplinaridade na atenção básica de saúde.
Conclusão
Na formação acadêmica, é de fundamental importância a vivência dos estudantes na atenção básica. Isso, aliado a uma metodologia que torna tal comunidade participativa, permite compreender o processo de saúde, assim como compreender os problemas e as necessidades de uma comunidade, o que torna mais acessível a compreensão do processo de saúde, englobando pilares como prevenção, promoção, diagnóstico, além do tratamento.
A atenção primária é um alicerce no universo da saúde, não sendo apenas uma porta de entrada para os usuários, mais do que isso, é um local de acolhimento, prevenção e promoção à saúde. Nesse contexto, as unidades básicas de saúde permitem uma difusão de conhecimento tanto por parte de profissionais e alunos quanto por parte da comunidade assistida, aproximando-a e tornando-a um agente ativo nessa difusão de saberes.
Objetivos
O objetivo primordial deste trabalho é possibilitar a disseminação de conhecimentos acerca da saúde da mulher, tendo como objetivos específicos aproximar a equipe de profissionais de uma UBS, situada em Rio Branco-Acre, com a comunidade assistida, promovendo palestras e atividades lúdicas com a temática em questão.
Métodos
Por meio da disciplina de Práticas Integradas em Saúde, o universo do Sistema Único de Saúde é apresentado aos alunos da Universidade Federal do Acre, o que possibilita a compreensão da saúde brasileira. Em cada período, os discentes trabalham um eixo, nesse caso a temática abordada foi a saúde das mulheres. Inicialmente, os discentes tiverem um embasamento teórico em sala de aula, no qual temáticas foram ministradas pelo corpo docente, para posteriormente serem repassadas à comunidade da UBS abastada, sob supervisão do preceptor da unidade. Foram trabalhados temas como planejamento familiar, puericultura, amamentação, rastreamento de câncer de mama e violência contra a mulher. Todas as segundas-feiras, durante o intervalo entre o acolhimento e atendimento do paciente, uma dupla de alunos expôs essas temáticas. Palestras, uso de mídias digitais, realização de dinâmicas são exemplos de metodologias utilizadas por cada aluno, com o intuito principal de atrair a atenção dos ouvintes, tornando-os agentes ativos nesse processo. Portanto, ao todo seis palestras foram realizadas, sempre buscando a compreensão e participação dos ouvintes, trazendo-os para a discussão, apontando questionamentos e resolução de dúvidas, além do compartilhamento de experiências.
Resultados
Durante a exposição dessas temáticas, notou-se a cooperação ativa da comunidade, a qual sempre apresentou suas dúvidas e compartilhou suas vivências. Logo, o projeto atendeu com sucesso as expectativas de promover, de maneira simples, participativa e concisa ações voltadas à promoção da saúde da mulher com enfoque na integralidade e na multidisciplinaridade na atenção básica de saúde.
Conclusão
Na formação acadêmica, é de fundamental importância a vivência dos estudantes na atenção básica. Isso, aliado a uma metodologia que torna tal comunidade participativa, permite compreender o processo de saúde, assim como compreender os problemas e as necessidades de uma comunidade, o que torna mais acessível a compreensão do processo de saúde, englobando pilares como prevenção, promoção, diagnóstico, além do tratamento.
Palavras-chave
Atenção Primária; Educação Médica; Unidade Básica de Saúde; Saúde da Mulher;