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EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE A LAVAGEM DAS MÃOS PARA PRÉ-ESCOLARES DE UM CMEI NO PARANÁ
Última alteração: 02-10-2020
Resumo
Introdução
A higiene pode ser entendida como “um conjunto de meios para atingir o equilíbrio na saúde” e é imprescindível para a prevenção de diversas doenças, além de estar diretamente relacionada com o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas (REMA, 2017). Os hábitos de higiene são adquiridos na infância e devem ser incentivados de forma que essa prática seja assimilada e apreendida pelas crianças. Em suma, observa-se que não somente a família possui papel importante para que isso aconteça, mas a escola e os agentes de saúde também são imprescindíveis para a efetivação desses hábitos (ESTEVES, 2011). Com isso, foi realizada uma dinâmica em um CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil), com alunos de 3 a 5 anos, na qual os discentes da universidade utilizaram recursos como tinta guache e também desenhos para ensinar as crianças como lavar corretamente as mãos, de acordo com os passos disponibilizados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) (BRASIL, 2009).
Objetivos
Relatar a experiência de integração de acadêmicos do 2º ano de medicina na disciplina de Interação Comunitária II (IC II) junto a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e a direção do CMEI na orientação em saúde por meio de dinâmicas desenvolvidas juntos aos discentes da instituição de ensino sobre a importância e como fazer a lavagem correta das mãos.
Material e Métodos
As atividades iniciaram-se com os discentes de medicina ensinando as crianças sobre como deve ser feita a lavagem correta das mãos, seguindo todos os passos e cuidados preconizados pela ANVISA. Depois, houve a pintura das mãos dos alunos, na qual os estudantes de medicina utilizaram tinta guache para simular a sujeira, que seria lavada posteriormente. Dessa forma, cada criança teve sua mão colorida por tinta pelos acadêmicos. Após isso, os alunos do CMEI foram encaminhados em pequenos grupos aos banheiros, onde realizavam a lavagem correta das mãos, seguindo às orientações dadas anteriormente a eles, até que toda a tinta fosse eliminada.
Resultados
A atividade de educação em saúde sobre a lavagem correta das mãos com os pré-escolares do CMEI possibilitou aos acadêmicos a oportunidade de criar uma intervenção adaptada para esse público, transformando a linguagem técnica e científica em uma dinâmica lúdica, que manteve a atenção das crianças durante todas as etapas.
Considerações Finais
A atividade agregou grande valor de conhecimento prático aos acadêmicos, que será útil não somente durante a graduação na realização dos estágios, como na carreira profissional, uma vez que a educação em saúde só acontece de forma efetiva se a comunicação entre profissionais da saúde e população ocorre de maneira assertiva e a dinâmica com os alunos dessa escola possibilitou o vislumbre da importância desse entendimento na prática.
A higiene pode ser entendida como “um conjunto de meios para atingir o equilíbrio na saúde” e é imprescindível para a prevenção de diversas doenças, além de estar diretamente relacionada com o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas (REMA, 2017). Os hábitos de higiene são adquiridos na infância e devem ser incentivados de forma que essa prática seja assimilada e apreendida pelas crianças. Em suma, observa-se que não somente a família possui papel importante para que isso aconteça, mas a escola e os agentes de saúde também são imprescindíveis para a efetivação desses hábitos (ESTEVES, 2011). Com isso, foi realizada uma dinâmica em um CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil), com alunos de 3 a 5 anos, na qual os discentes da universidade utilizaram recursos como tinta guache e também desenhos para ensinar as crianças como lavar corretamente as mãos, de acordo com os passos disponibilizados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) (BRASIL, 2009).
Objetivos
Relatar a experiência de integração de acadêmicos do 2º ano de medicina na disciplina de Interação Comunitária II (IC II) junto a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e a direção do CMEI na orientação em saúde por meio de dinâmicas desenvolvidas juntos aos discentes da instituição de ensino sobre a importância e como fazer a lavagem correta das mãos.
Material e Métodos
As atividades iniciaram-se com os discentes de medicina ensinando as crianças sobre como deve ser feita a lavagem correta das mãos, seguindo todos os passos e cuidados preconizados pela ANVISA. Depois, houve a pintura das mãos dos alunos, na qual os estudantes de medicina utilizaram tinta guache para simular a sujeira, que seria lavada posteriormente. Dessa forma, cada criança teve sua mão colorida por tinta pelos acadêmicos. Após isso, os alunos do CMEI foram encaminhados em pequenos grupos aos banheiros, onde realizavam a lavagem correta das mãos, seguindo às orientações dadas anteriormente a eles, até que toda a tinta fosse eliminada.
Resultados
A atividade de educação em saúde sobre a lavagem correta das mãos com os pré-escolares do CMEI possibilitou aos acadêmicos a oportunidade de criar uma intervenção adaptada para esse público, transformando a linguagem técnica e científica em uma dinâmica lúdica, que manteve a atenção das crianças durante todas as etapas.
Considerações Finais
A atividade agregou grande valor de conhecimento prático aos acadêmicos, que será útil não somente durante a graduação na realização dos estágios, como na carreira profissional, uma vez que a educação em saúde só acontece de forma efetiva se a comunicação entre profissionais da saúde e população ocorre de maneira assertiva e a dinâmica com os alunos dessa escola possibilitou o vislumbre da importância desse entendimento na prática.
Palavras-chave
Desinfecção das Mãos; Educação em Saúde; Pré-Escolar