Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR

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USO DE MÍDIAS SOCIAIS NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE DO TRABALHADOR EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19
CELITA SALMASO TRELHA, GABRIEL DE CASTRO LIMA, GIOVANA RIBEIRO MUNARO, ISADORA GULIELMON DE SOUZA, LUIZ HENRIQUE ALMEIDA, RENAN FELIPE SANTOS JOSÉ

Última alteração: 02-10-2020

Resumo


Introdução: Mídias sociais e plataformas digitais são ferramentas importantes na educação em saúde, uma vez que, facilitam a comunicação, permitem maior alcance e pulverização do conhecimento com qualidade, além de ser um canal de comunicação horizontal entre os profissionais de saúde e a população, sobretudo em um cenário de distanciamento social. Verifica-se também que fake news, notícias falsas se disseminam pela internet. O projeto intitulado “Saúde do Trabalhador em Tempos de COVID-19: como se proteger e evitar a disseminação” tem por objetivo orientar trabalhadores do município de Londrina e região sobre medidas de proteção e prevenção à COVID-19. Foi desenvolvido em parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde de Londrina e integrantes do Projeto de Extensão UEL pela Vida, contra o Coronavírus. Participam professores e estudantes do Curso de Fisioterapia da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Estratégia Saúde da Família. Objetivo: Ofertar e facilitar o acesso a informações verídicas, relacionadas à prevenção e ao controle da transmissão do coronavírus por meio das redes sociais. Materiais e Métodos: Para a produção dos materiais digitais foram utilizadas as plataformas do Canva (design gráfico) e Powtoon (editor de vídeo). Para a divulgação desses materiais digitais foi criada uma conta no Instagram e uma página no Facebook. Resultados: Os materiais digitais foram produzidos para esclarecer a população sobre o vírus da COVID-19, além de informar os trabalhadores sobre os possíveis riscos que correm todos os dias. Foram produzidos 8 cartazes e 7 vídeos informativos com conteúdos relacionados ao conceito e formas de transmissão do Coronavírus, proteção e prevenção, saúde mental e emocional durante a pandemia. A conta no instagram obteve um total de 1.747 impressões e 163 de alcance, atingindo, em apenas um mês, o total de 229 seguidores. Além do Instagram, a página no Facebook possui um total de 101 curtidas e 102 seguidores. Conclusões: Durante a realização do trabalho, verificou-se que o uso das mídias possibilita maior visibilidade sobre o tema, visto que a utilização de redes sociais aumenta o alcance do material em diversos âmbitos. Em tempos de pandemia e isolamento social, no qual o tempo de utilização das redes sociais se apresenta em alta, usar dessas ferramentas para divulgação de materiais com informações autênticas sobre o COVID-19 é uma opção que se tem para compartilhar a importância das medidas de prevenção durante um período de distanciamento social.

Palavras-chave


Infecções por Coronavirus; Redes sociais; Prevenção