Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, II Congresso de Saúde Coletiva da UFPR

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PROMOÇÃO DE SAÚDE NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE MUNICIPAL DE TOLEDO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
AMANDA RODRIGUES DE SOUZA, ELUAN JOEL RODRIGUES DA SILVA, JULIANE TOFFOLI DA SILVA, JÉSSICA CRISTINA RUTHS, FRANCIELLE BRUSTOLIN DE LIMA SIMCH

Última alteração: 02-10-2020

Resumo


Introdução: Ações educativas em saúde podem capacitar indivíduos e grupos para a construção de novos conhecimentos, guiando práticas conscientes de comportamentos preventivos ou de promoção da saúde. Objetivo: Promover ações educativas em saúde ao grupo infante, de 5 a 11 anos, nas escolas credenciadas na rede pública municipal de Toledo – PR. Material e métodos: Trata de um relato de experiência do Projeto de Extensão Promoção em Saúde na Educação Infantil (PROSEI) da Universidade Federal do Paraná, Campus Toledo. As atividades foram elaboradas por extensionistas adjunto a docentes por meio de encontros quinzenais para planejamento e elaboração de material de apoio. Nas escolas foram realizadas apresentações lúdicas semanais: teatros, materiais ilustrativos, jogos como estratégia para promover a saúde de forma ativa, incentivando discussões sobre alimentação saudável, prática de exercício físico e boas condutas de higiene pessoal. Concomitantemente, foram feitas reuniões mensais com todos os extensionistas para qualificação, socialização de problemas encontrados na prática, estratégias metodológicas, além da elaboração dos materiais para as apresentações. Outra intervenção aplicada, referiu-se a visitas projetos extra campo de trabalho, incluindo no ano de 2018 a participação da Feira de Ideias do Colégio Alfa e em 2019 ida a feira “Mais Saúde” em Cascavel – ambas aparições onde foi possível apresentar o projeto e trabalhar os temas junto ao público. Resultados: Como resultados obtidos até o presente momento, o PROSEI atendeu oito escolas e 557 alunos, tornando a saúde um tema acessível desde a infância, o que proporciona autonomia para que o público pediátrico possa intervir nos próprios processos saúde-doença. Para os extensionistas, os principais resultados estão na integração com a comunidade, valorização do olhar para a determinação social da saúde e inserção no contexto da docência, no qual são desafiados a transmitir o conhecimento de maneira humanizada e efetiva, tornando o processo de aprendizado recíproco, tarefa que poderá ser reproduzida ao longo da vida estudantil e laboral. A partir desta experiência, vivenciou-se a educação em saúde como um processo que vai além da transmissão de informações, através de experiências de aprendizagem delineadas com vistas a facilitar ações voluntárias conducentes à saúde, envolvendo a troca de experiências de vida, aspectos comportamentais e medidas interacionais. Conclusão: A possibilidade laboral com o público infantil foi gratificante, visto que foi possível ver a criança alçando o papel de protagonista ao empoderar-se sobre a sua saúde. Ressalta-se que a escola foi um ambiente propício para o desenvolvimento da educação em saúde, além de ser espaço de inclusão na realidade social e cultural de distintos alunos.

Palavras-chave


Jogos e brinquedos; Promoção da Saúde; Serviço de Saúde Escolar;