Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, II Seminário de Pós-graduação em Políticas Públicas

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INTERNACIONALIZAÇÃO COMO DEMANDA: DIÁLOGO EPISTÊMICO INTERNACIONAL DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS E CIÊNCIA POLÍTICA DO BRASIL
GLAUCIA JULIÃO BERNARDO, LEONARDO MERCHER

Última alteração: 14-11-2018

Resumo


O processo de internacionalização do Ensino Superior é uma demanda de vários regimes e organismos internacionais. Essa demanda foi internalizada pelo governo brasileiro por meio do Mercosul e outros fóruns multilaterais como UNESCO, OEA, CELAC e BRICS. Devido a essa demanda externa, houve uma variedade de programas como Ciências Sem Fronteiras, assim como bolsas de agências para o desenvolvimento educacional e científico como CAPES e CNPQ. Considerando a lacuna em estudos sobre esse processo, o objetivo deste artigo é investigar as variáveis de internacionalização para delinear o cenário do Cursos de Pós-Graduação em Relações Internacionais e Ciência Política brasileiros. Para atingir este objetivo, a metodologia adotada foi uma análise quantitativa de dados qualitativos, problematizando-os do ponto de vista das teorias crítica e decolonialismo. Como resultado, observamos que os Cursos de Pós-graduação em Relações Internacionais e Ciência Política tendem a focar seu processo de internacionalização nos países desenvolvidos. Como consequência, há uma tendência a reproduzir teorias e análises de países desenvolvidos, especialmente da Europa.

Palavras-chave


internacionalização, ensino superior, Brasil

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