MINICURSOS SMNE 2017

Este ano, o SMNE 2017 ofertará um total de sete minicursos aos participantes, abrangendo diversas áreas de interesse, que podem ser conferidos abaixo. A participação é gratuita e a pré-inscrição pode ser realizada acessando aqui. A inscrição poderá ser feita também durante o credenciamento do Simpósio (sujeito às vagas remanescente da pré-inscrição). Aproveite esta oportunidade!

Observação: recomendamos que os participantes tragam seus notebooks pessoais com os softwares da descrição do minicurso de interesse previamente instalados, pois não haverá a disponibilidade de computadores. Entretanto, este não é um requisito obrigatório para a participação.


Minicursos:


  • M1 - Solução de Equação Diferencial Parcial via sistema de equações lineares

    O minicurso possui como objetivo geral apresentar à comunidade acadêmica o estudo de caso da deformação de uma placa retangular delgada sujeita a um carregamento uniformemente distribuído com duas bordas paralelas apoiadas e as outras duas livres. Será feito a discretização da equação com o uso do Método das Diferenças Finitas (MDF) e depois a implementação em um algoritmo no software MATLAB para obter a solução numérica da equação. Por fim, será feita uma parte experimental para comparar a veracidade dos dados.


  • M2 - Introdução ao Artificial Intelligence Planning

    O minicurso apresentará noções básicas da teoria de planejamento no contexto da Inteligência Artificial, assim como:

    • Definir os elementos do modelo conceitual de planejamento;
    • Apresentar algoritmos de busca em árvore e suas propriedades;
    • Apresentar a representação implícita para problemas de planejamento.

     

  • M3 - Introdução ao método SPH: interpolação 1D em MATLAB ou Octave

    O minicurso tem como objetivos:

    • Dissipar o conhecimento do método SPH para a comunidade acadêmica;
    • Contribuir para a formação acadêmica de alunos e professores de pós-graduação por meio da utilização de um método numérico livre de malha (Meshfree);
    • Facilitar o processo de aprendizado utilizando recursos computacionais para a implementação do método SPH em MATLAB ou Octave;
    • Incentivar a pesquisa utilizando o método SPH.

     

  • M4 - IPE: Editor de desenho vetorial extensível para LaTeX

    O minicurso possui como objetivo geraL ensinar a comunidade acadêmica comandos básicos para a criação e edição de desenhos no editor de desenhos vetoriais Ipe. Com o Ipe, é possível preparar e editar desenhos, pois apresenta uma variedade de comandos básicos de geometria, como linhas, splines, polígonos, círculos, etc. Com o Ipe também é possível adicionar textos ou fórmulas matemáticas aos seus desenhos, e ao contrário da maioria dos outros programas de desenho, o Ipe trata esses objetos de texto como texto tex.


  • M5 - Gerenciador de Referências Mendeley

    O minicurso irá oferecer uma base para que os participantes possam utilizar o Mendeley, tanto para organizar suas referências quanto para fazer referências em um arquivo Word.


  • M6 - Aplicação de Teoria do Controle Ótimo Usando Excel

    O objetivo geral é oferecer conhecimentos básicos sobre Teoria do Controle Ótimo e de como resolver alguns problemas de Controle Ótimo usando o Excel. Os objetivos específicos são ensinar o que é a Teoria do Controle Ótimo, seus principais conceitos e formulações, bem como resolver alguns problemas de Controle Ótimo, com aplicações em controle de estoque, utilizando o software Excel.

    • Recomenda-se aos participantes que tenham a ferramenta Solver, do Excel, previamente habilitada.

     

  • M7 - Direito e educação: o recente estatuto jurídico da Ciência, Tecnologia e Inovação como marco emancipatório das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão de nível superior

    Com o advento da Emenda Constitucional 85 de 26 de fevereiro de 2015 e decorrente promulgação da Lei Federal n.º 13.243 de 11 de janeiro de 2016, o ordenamento pátrio encetou novos paradigmas jurídico-educacionais na pretensão de facilitar e incitar o desenvolvimento científico, à pesquisa, à capacitação tecnológica e a inovação em âmbito nacional. Nesse contexto, a prática de docência superior — diretamente alcançada e — vez que outrora enclaustrada aos templos universitários, desponta para horizonte de oportunidades ao promover o docente ora protagonista de pesquisa e extensão com menos clausura e, por caminhos menos burocráticos.


Para maiores informações, favor enviar e-mail à Comissão de Palestrantes através do endereço smne.ufpr@gmail.com.


Atenciosamente,

Comitê Organizador do II Simpósio de Métodos Numéricos em Engenharia (SMNE 2017)



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