Políticas das Modalidades

(1) Políticas públicas e estratégias de desenvolvimento para o esporte

As organizações ligadas ao desenvolvimento de políticas esportivas estão inseridas em um ambiente complexo e multifacetado, envolvendo em seu contexto demais instituições e atores que afetam e são afetados por tais políticas. Compreender como tais organizações planejam, operacionalizam e avaliam suas estratégias de desenvolvimento relacionadas a este ambiente é um tema fundamental nos estudos sobre a gestão e as políticas para o esporte.

Dentro deste contexto, as organizações públicas têm um papel relevante no cenário esportivo nacional, através do desenvolvimento de políticas públicas. O tema é pertinente e tangencia pesquisas sobre gestão e políticas para o desenvolvimento esportivo através da esfera pública, em seus diferentes níveis de atuação. Também a avaliação dos impactos do esporte e de como este é disponibilizado e desenvolvimento dentro da sociedade, são condições fundamentais para a aplicação dos conceitos sobre esta temática.

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(2) Integridade e responsabilidade social no esporte

A sustentabilidade e integridade interna e externa na gestão de organizações esportivas impacta não só no sucesso desta organização, mas também na comunidade de pessoas e demais instituições ligadas a este contexto. Ou seja, as ações de entidades esportivas devem ser pautadas no compromisso ético e na responsabilidade perante a repercussão destas ações para todos os envolvidos no processo. A partir dessa premissa é que a responsabilidade social no esporte e a integridade das instituições e atores envolvidos vem sendo debatida no ambiente acadêmico e profissional. Temas como o compromisso com o combate a corrupção no esporte, abuso e assédio sexual, físico e psicológico, educação antidoping e temas correlatos precisam ser endereçados pelas organizações esportivas, governos e sociedade de maneira geral. O debate e a pesquisa sobre essa temática ainda estão em estágio bastante embrionário no contexto nacional carecendo de espaços e pessoas engajadas e comprometidas com o desenvolvimento da área.

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(3) Governança em organizações do esporte

A governança é uma área indispensável à gestão de organizações públicas e privadas. Embora a aplicação e o entendimento sobre os pilares e indicadores que compõe o conceito de governança ainda seja recente no contexto nacional, é possível discutir as formas pelas quais estes itens são (ou não) endereçados pelas mais diferentes organizações esportivas. Seja no campo da governança sistêmica, por meio das relações de competição e cooperação estabelecidas entre as diferentes esferas e organismos que compõe o campo esportivo, por meio da governança política a qual dialoga com questões relativas a como governos e

instituições normativas ligadas ao esporte direcionam a ação das demais , ou ainda através da governança organizacional, a qual endereça questões relativas as normas, valores e processos aceitos em torno da conduta da gestão de organizações esportivas.

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(4) Legislação, direito e financiamento no esporte

A legislação esportiva é tema central e relevante na discussão e construção de sistemas e políticas esportivas. Permeando os mais diversos níveis governamentais (do federal ao municipal) as questões legais têm sido foco de muitos estudos na área da gestão e das políticas para o esporte. A temática impacta direta e indiretamente no financiamento da área, no processo de planejamento e execução de projetos e programas, nos sistemas de controle e ouvidoria, e também nos processos de avaliação. Temas como o financiamento por meio de aspectos legais, composição de órgãos ligados ao esporte e até mecanismos de governança tangenciam as discussões sobre a área.

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(5) Marketing e comportamentos de consumo no esporte

O esporte é hoje um produto com um mercado de consumo já bastante consolidado, porém ainda com um potencial de crescimento relevante. Isto é evidenciado, por exemplo, pelo constante aumento de volume de tempo e dinheiro investidos na compra de produtos e serviços relacionados ao esporte. As organizações ligadas a este mercado precisam estar em constante movimento a fim de buscarem estratégias para potencializarem a interação com os seus consumidores e os diferentes segmentos de mercado que estão ligados à área. O entendimento do comportamento de consumo desse público, bem como a avaliação das estratégias de mercado das instituições que compõe a indústria esportiva é uma área importante para a gestão do esporte e que ainda carece de investimento no contexto nacional.

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(6) Tecnologia, dados e sistemas de informação para o desenvolvimento esportivo

O ambiente esportivo não ficou imune aos avanços tecnológicos e ao uso de sistemas de informação e dados para o avanço de ações e programas. Tais elementos hoje constituem uma base sólida no desenvolvimento de negócios de maneira interna em organizações esportivas, mas também externamente ligando-se a todo o contexto que engloba o ambiente e o mercado. O uso da tecnologia e de base de dados informatizados afeta desde a prática esportiva, como o desenvolvimento de políticas nacionais de desenvolvimento esportivo para uma maior efetividade na prestação de serviços, bem como o uso destes dados e informações para fins do mercado relacionados ao marketing, apostas e até disputas simbólicas de poder entre nações. A investigação, o debate e a pesquisa sobre os desdobramentos advindos do uso da tecnologia no ambiente esportivo carecem de ser examinados minuciosamente.

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(7) Esporte, mídia e comunicação

O ambiente esportivo atual é altamente globalizado, tal caracterização está diretamente atrelada a capacidade do esporte de ser um produto midiático e espetacularizado. Assim, a comunicação e a mídia possuem um papel relevante no ambiente esportivo, atuando como

ferramentas e propulsores na disseminação do produto esportivo, mas também agindo como elementos geradores de mudanças neste ambiente. Estudos que tenham como objetivo avaliar este ambiente tendem a auxiliar no melhor desempenho e uso da mídia por estas instituições, bem como auxiliar elementos ligados a gestão destas instituições e consequentemente no desenvolvimento do esporte.

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(8) Formação de recursos humanos na gestão do esporte

A gestão esportiva é um campo amplo e abrangente. Perpassa instituições de naturezas público e privadas, também instituições com fins lucrativos e aquelas baseadas no associativismo e voluntariado. Essas instituições ainda diferem quanto ao objetivo de suas ações, público-alvo e metodologias de trabalho. Nesse contexto, é possível afirmar que a profissionalização da gestão esportiva é um aspecto relevante para o sucesso do desenvolvimento da área de maneira geral no país. O corpo profissional ligado a estas instituições deve ser composto de profissionais com qualificações e capacidades que proporcionem a estas instituições um desenvolvimento efetivo de suas ações, desde os aspectos gerenciais da organização até os elementos práticos e técnicos. Entretanto, a área carece tanto de análise e avaliação da composição dos quadros de profissionais aptos a desempenharem estas funções, quanto do levantamento e avaliação de cursos, materiais e locais que possuam ferramentas que proporcionem tal qualificação a estes profissionais. A compreensão de quem são os profissionais ligados a gestão esportiva, quais suas competências e como elas põem ser melhor operacionalizados é um tema fundamental nos estudos sobre a gestão e as políticas para o esporte.

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