Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE GESTÃO E POLÍTICAS PARA O ESPORTE

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O CENTRO DE MEMÓRIA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA (CEMEDEF): SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS
Lucas Leon Peixoto, João Vitor de Araujo dos Santos, Eduardo Emanuel Honorio, Joana Caroline Corrêa da Silva, André Mendes Capraro

Última alteração: 20-10-2022

Resumo


Introdução e objetivo(s): Idealizado pela Profª Dra Vera Luiza Moro, em 2009, o Centro de Memória do Departamento de Educação Física (CEMEDEF) tem como principal meta a preservação dos documentos provindos dos acervos pessoais doados por professores de Educação Física (EDF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), dos materiais oriundos do Centro Acadêmico de Educação Física da UFPR (CAEF) e principalmente dos documentos da Antiga Escola de Educação Física e Desportos do Paraná. Fundada na década de 1940 motivada pela necessidade crescente de formação de professores de EDF para o exercício do ofício em clubes e escolas de todo o Estado do Paraná, ela foi pioneira na oferta dos cursos normal e superior em EDF no estado (Souza & Capraro, 2013; Queiroz et al., 2014). Sabendo disso, a presente pesquisa tem por objetivo apresentar as iniciativas que vêm sendo desenvolvidas no CEMEDEF e suas perspectivas enquanto fornecedor de fontes para compreensão da história da EDF, da consolidação de um campo voltado aos esportes e de agentes relacionados ao contexto esportivo no Paraná, em um período de organização institucional do esporte no Brasil (Carvalho, 2013). Métodos: Para esta pesquisa em específico foi realizada a descrição e análise individual dos documentos da antiga escola (relatórios e fichas de alunos), caracterizando-a como de cunho documental (Bacellar et al., 2008). Atualmente as atividades desenvolvidas no CEMEDEF contam com a atuação de alunos bolsistas e voluntários do PET-EDF e seu tutor Profº Dr André Mendes Capraro, por duas alunas da pós-graduação e pela Profª Drª Vera Moro. Parcerias também foram firmadas com profissionais do Arquivo Público do Paraná e de outros órgãos afins que atuaram fornecendo orientações por meio de oficinas e visitas técnicas. Os alunos atuam presencialmente em dias alternados no CEMEDEF e remotamente em atividades relacionadas, tais como: organização de mostras, encontros e oficinas. São realizadas também, reuniões de alinhamento com toda a equipe uma vez por semana. Resultados e Discussão: O trabalho desenvolvido até então pelo CEMEDEF possibilitou analisar as fichas de entrada dos alunos ingressantes na antiga Escola de Educação Física, que subsidiaram um banco de dados demográficos contendo diferentes elementos, a saber: profissão, cidade de nascimento, nomes dos pais, instituição formativa anterior, cor da pele, cabelos e olhos. Concomitantemente foram analisados os relatórios semestrais da antiga escola, que possibilitaram identificar as tendências da época através das disciplinas ofertadas, bem como os agentes envolvidos na formação. Percebeu-se por exemplo que inicialmente os professores tinham formações diversas, e com a diplomação dos alunos pela antiga escola, estes passaram a compor as cadeiras dos cursos. A antiga escola tanto foi constituída pelo contexto esportivo incipiente da época quanto contribuiu para a formação de agentes que puderam atuar no desenvolvimento e gestão de entidades esportivas. Considerações Finais: A partir do exposto, verifica-se que as atividades do CEMEDEF contribuem positivamente para que o seu arquivo esteja em condições de fornecer fontes documentais para produção diversas pesquisas que permitem compreender a história da EDF e dos esportes no Paraná.



Palavras-chave


Centro de memória; fontes documentais; Educação Física

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