Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE GESTÃO E POLÍTICAS PARA O ESPORTE

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POSICIONAMENTO DE MERCADO DE UM BOX DE CROSSFIT: UMA ANÁLISE DE POSTS NO INSTAGRAM
Sabrina Furtado, Emanuel Cardoso Pavei, Luis Henrique Torquato Vanucci, Iasmin Dias da Conceição, Gabriel Henrique Treter Gonçalves

Última alteração: 20-10-2022

Resumo


Introdução: As mídias sociais se configuram como instrumentos relevantes para as empresas conhecerem a necessidade e o desejo de seus clientes. Dentre eles, as redes sociais, como por exemplo o Instagram, são consideradas meios importantes para a comunicação das empresas com seus consumidores e assim gerarem engajamento. Na indústria do esporte (onde está inserido o CrossFit), a maneira como o produto é comercializado nas mídias sociais, vinculando às motivações de seus praticantes, pode contribuir com a gestão e o desenvolvimento da modalidade, enquanto produto. Objetivo: o objetivo do presente estudo foi analisar o posicionamento de mercado da empresa Punk CrossFit, por meio das postagens no seu perfil na rede social Instagram, nos anos de 2019 e 2020, com base nos principais motivos à prática regular de atividades físicas. Método: a pesquisa possuí cunho descritivo e natureza quantitativa. O estudo buscou analisar e categorizar as postagens realizadas na rede social Instagram, do box de CrossFit nomeado Punk CrossFit. Os dados foram organizados em uma tabela no programa Microsoft Excel e classificados conforme os principais motivos à prática regular de atividades físicas descrito por Balbinotti (2004). Foram analisadas imagens e legendas – não sendo considerados os vídeos – dos anos de 2019 e 2020, com o propósito de verificar o comportamento da empresa, nas postagens do Instagram, no ano anterior à pandemia da COVID-19 e outro durante ela. Resultados e Discussão: a maior frequência de postagens esteve relacionada à Sociabilidade (36,35%), o que corrobora com o estudo desenvolvido por Santos (2017). A Competitividade foi o segundo item (21,56%), seguido por Saúde (17,19%), Prazer (10,94%), Controle de Estresse (8,13%) e Estética (5,94%). De acordo com esses resultados, verificou-se que a Punk CrossFit se posiciona no mercado como uma empresa que preza por entregar um serviço focado na sociabilização dos seus clientes, também em competitividade na modalidade e em saúde. Nos anos analisados, 2019 e 2020, se observa diferentes frequências das postagens entre “Competitividade” e “Saúde”. No ano de 2019, anterior à pandemia da COVID-19, não havia restrição para realização de eventos competitivos, sendo assim a empresa explorou esse posicionamento de maneira contundente. Em 2020, a suspenção das competições coincide com a diminuição de postagens voltadas para “Competição”. Quanto às publicações sobre “Saúde”, percebeu-se um aumento significativo em relação ao ano anterior, o que pode estar relacionado ao fato de que a pratica de atividade física e esportes é apontada como uma ferramenta que favorece o sistema imunológico e consequentemente pode favorecer a resposta do organismo a doenças virais, fator altamente discutido durante o enfrentamento à pandemia (SILVEIRA ET AL., 2021). Conclusões: o posicionamento de mercado, explorado pela empresa vai ao encontro de pesquisas que demonstram os motivos mais relevantes que levam os praticantes de CrossFit a praticar a modalidade. A empresa também adaptou sua estratégia a demanda que surgiu através da pandemia de COVID-19. Tal flexibilidade e coerência com o mercado, pode explicar o sucesso e longevidade da companhia no mercado, considerando que a Punk CrossFit possui três unidades e está há 10 anos no mercado.

Palavras-chave


Posicionamento; Crossfit; Instagram; Empresa

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