Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, I Seminário Internacional sobre Violência, Tecnologias e Saúde no contexto do coronavírus (COVID-19)

Tamanho da fonte: 
ENSINO E APRENDIZAGEM NO PERÍODO DA PANDEMIA DE COVID-19: relato de experiência em gestão e produção da construção civil
Maria Aridenise Macena Fontenelle, Vinícius Navarro Varela Tinoco, Leonardo Morais Silva, Leandro Nogueira Valente

Última alteração: 17-09-2020

Resumo


Um engenheiro ainda precisa dominar conteúdos de cálculo e física. Mas pelo menos duas situações recentes – a pandemia do novo corona vírus e o avanço das tecnologias educacionais – estão colocando em xeque a maneira mais tradicional de ensiná-los. O resultado disso pode ser uma mudança de paradigma nos cursos superiores de engenharia e, consequentemente, na atuação profissional na área. Este artigo visa compartilhar a experiência vivenciada na Gestão da Produção na Construção como docente e discente do curso de Engenharia Civil de uma Universidade Pública de Mossoró-RN-Brasil sobretudo no que diz respeito às produções técnicas e artísticas dos discentes no período da Pandemia.  A pesquisa foi realizada através de um estudo de caso que contou com a observação participante das estratégias pedagógicas utilizadas na referida disciplina. Depoimentos dos discentes participantes da disciplina foram disponibilizados demonstrando a motivação e entusiasmo deles no processo de ensino e aprendizagem. As estratégias inovadoras utilizadas pelos discentes para apresentar o resultado da aprendizagem na referida disciplina foram: produção de uma poesia sobre Gestão da Construção Civil e uma paródia denominada Filosofando sobre a Construção Enxuta tendo como base estudos de webinar realizados no período da pandemia de COVID-19.  Os resultados demonstraram um bom rendimento da turma para além do conhecimento técnico a ativação do sensível.