Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, I Seminário Internacional sobre Violência, Tecnologias e Saúde no contexto do coronavírus (COVID-19)

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PROTAGONISMO DISCENTE NA MODERAÇÃO DE LIVES EM TEMPOS DE PANDEMIA: um relato de experiência
Nevelyn Martins de Carvalho, Ana Laura Matias da Silva, Êmile Costa Lima, Letícia Caroline Dias Freitas Vasconcelos, Jéssica de Menezes Nogueira

Última alteração: 16-09-2020

Resumo


INTRODUÇÃO: O surgimento da COVID-19, síndrome respiratória causada pelo SARS-COV-2, teve grande impacto em todos os aspectos relacionados à saúde pública. Além disso, a chuva de informações acerca da COVID-19, muitas destas, falsas, contribui para uma sensação de insegurança. Desse modo, uma comunicação eficaz de informações relacionadas à pandemia do novo coronavirus no Brasil gera um conjunto coletivo de conhecimentos nos ciberespaços, formando uma cultura digital. Nesse sentido, iniciativas transparentes, pautadas na cientificidade, que busquem informar a população, têm se mostrado essenciais nesse contexto. Com esse objetivo foi criado o Projeto de extensão “Enfermeet”, que visa oportunizar a educação digital em saúde, bem como estabelecer um espaço de discussões acerca da COVID-19. OBJETIVO: Relatar as experiências das discentes do curso de bacharelado em enfermagem de uma Universidade Federal no Sul do Piauí, na moderação de Lives promovidas pelo Projeto de extensão “Enfermeet”. METODOLOGIA: Tendo como plataforma central o Instagram, o projeto “Enfermeet” conta com a colaboração de alunos e professores, sendo que o papel de protagonismo dentro do projeto é dado ao aluno. Há incentivo ao diálogo com diversos profissionais de áreas distintas, através de Lives realizadas semanalmente, onde debate-se sobre um tema entre um convidado expertise na área e dois discentes que moderam a Live. Assim, o presente estudo é um relato da experiência de acadêmicos de enfermagem de uma universidade pública no sul do Piauí sobre o protagonismo discente na moderação de debates que aconteceram entre julho e agosto de 2020. RESULTADOS: As Lives foram planejadas para acontecer da seguinte forma: elaboração de pauta condizente com o tema, treinamento prévio da pauta e utilização da plataforma, sob orientação da docente responsável pelo projeto. No dia da atividade, uma das discentes iniciou a Live pelo perfil do projeto, e a segunda entrou pelo seu perfil pessoal, apenas para apresentar o convidado, e em seguida saiu, deixando a primeira para a moderação. Na primeira Live, houve um problema técnico, e pôde-se observar, na prática, a importância de se ter mais de um discente disponível, pois imprevistos técnicos e/ou de oscilação de internet podem acontecer e, a pedido do convidado os comentários ficaram desativados. Na segunda live, os comentários permaneceram ativados, e obteve-se um feedback positivo por parte do público. Em ambas as Lives, tivemos uma boa interação entre convidados e discentes fazendo com que a conversa fluísse de forma didática e objetiva. Fica evidente a importância de o aluno ter a oportunidade de passar por essa experiência, uma vez que promove a obtenção de conhecimentos e habilidades, tanto profissionais quanto sociais, vencendo obstáculos, lidando com o público e com o nervosismo. CONCLUSÃO: A moderação de debates online mostrou-se uma ferramenta importante para o crescimento pessoal e profissional, pois o contato com profissionais expertises nos assuntos e a interação com o público é uma forma de agregar conhecimento como também proporciona aos alunos que aprendam a trabalhar em equipe, desenvolvam a criatividade, expressem suas ideias de forma consciente e atuem na promoção da saúde.

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