Última alteração: 22-12-2021
Resumo
O objetivo do artigo é verificar como os candidatos eleitos no pleito de 2020 para as prefeituras das cidades de Curitiba, Londrina, Maringá e Ponta Grossa utilizaram o Twitter durante o período de campanha das eleições municipais de 2020 a partir dos quantitativos referentes aos tweets, favorities e retweets. Outro ponto de interesse deste trabalho é identificar predominâncias no conteúdo postado nas páginas do Twitter dos eleitos no pleito das cidades mencionadas. A pergunta de pesquisa que buscamos responder é: como ocorre a utilização, tanto em frequência e quantidade de postagens quanto em termos de conteúdo vinculado, do Twitter pelos candidatos eleitos à prefeitura dessas cidades? Nossas questões de pesquisa são: i) é possível notar uma maior quantidade de tweets realizados e engajamento pela conta do então candidato Rafael Greca em comparação com os demais disputantes do pleito, considerando a disputa, do mesmo, a capital do Estado; ii) o fator populacional influencia na atuação na quantidade de engajamento nas postagens realizadas pelos candidatos; iii) a partir das análises dos conglomerados de tweets via iramuteq, será possível identificar uma maior predominância de termos relacionados ao candidato Rafael Greca. Para responder a estas questões foram coletados os tweets dos candidatos pela equipe de pesquisadores do CPOP via a API do Twitter vinculada ao software R e a biblioteca twitterR. Para a análise de dados utilizamos o mesmo software junto às bibliotecas Rcmdr para os testes estatísticos e visualizações gráficas e a interface iramuteq para Análise de Conteúdo Automatizada. Os resultados parciais encontrados indicam que é possível identificar diferenças nos quantitativos de tweets, favorities e retweets entre os candidatos. Dessa forma, o presente trabalho busca contribuir para a literatura da área na medida em que procura articular tanto estatísticas descritivas quanto a utilização de técnicas de análise de conteúdo com um olhar sobre as campanhas digitais.
Palavras-chave: campanhas digitais; campanha municipal de 2020; Twitter.
DOI: 10.5380/2dcp2021.artcomp01p13-62