Políticas da Conferência

Política de Acesso às Edições Anteriores

As apresentações que compõem as conferências atual e anteriores neste site são de acesso livre e estão disponíveis para leitura gratuitamente, em benefício de autores e leitores interessados.

 

Inicial

Acadêmicos do Curso de Graduação em Turismo da UFPR promovem a XXIII Semana Paranaense de Turismo.

Essa edição histórica marca os 23 anos do evento.

Ocorrerá entre os dias 07 a 11 de Novembro de 2016.

 

Convite para a XXIII SEPATUR

“Diversidades no Turismo”

Convite

No ano em que comemoramos 38 anos de existência do Curso de Turismo da Universidade Federal do Paraná temos a satisfação de convidá-los a participar da nossa XXIII SEPATUR – Semana Paranaense de Turismo da UFPR - que será realizada no período de 07 a 11 de novembro de 2016.

Nesta nova edição tratar-se-á o tema "Diversidades no Turismo” com a intenção de também discutir o presente e o futuro do exercício profissional da atividade turística influenciados pela globalização, novas tecnologias, gestão da informação e reposicionamento das relações internacionais entre os países. Além disso, o respeito aos aspectos ambientais e de inserção comunitária e responsável.

Tal contexto tem acentuado uma maior competitividade, o aprimoramento na efetivação de negócios, o surgimento de novas oportunidades profissionais e de criação de produtos que efetivem aos turistas vivenciarem experiências turísticas e a intensificação de ações compartilhadas que promovam melhores condições de vida para as comunidades e de realização de viagens.

Assim almejamos identificar os requisitos primordiais para um adequado exercício profissional e na busca do desenvolvimento sustentável e de envolvimento comunitário.

Atenciosamente,

 

Comissão Organizadora

 

Apresentação

A Semana Paranaense de Turismo foi realizada pela primeira vez no ano de 1993, vinculada ao Curso de Turismo da Universidade Federal do Paraná - UFPR, em substituição ao ENPATUR - Encontro Paranaense de Turismo que foi realizado oito vezes nos anos de 1980 a 1984 e em 1987, 1989 e 1990.

A importância de realizar um evento que oportunize reunir estudantes, professores, bacharéis e profissionais do turismo, é fundamental para a apresentação de propostas e análises que possibilitem uma orientação técnica e efetiva para o desenvolvimento do setor.

Sendo o turismo um elemento dinâmico e dos mais promissores em termos de profissão, necessita da adequação de propostas e estudos que o fundamentem como atividade que exige planejamento, qualificação e formação de mão de obra especializada.

Desta forma, pretende-se que a realização da Semana Paranaense de Turismo da UFPR continue a estimular a difusão de pesquisas, direcionamentos e estudos de caso relacionados ao planejamento, organização e gestão do Turismo nos diversos segmentos que o compõem: Agenciamento, Alimentos e Bebidas, Eventos, Lazer e Recreação, Meios de Hospedagem, Transportes e Planificação de Áreas Naturais e Urbanas.

Outros aspectos a considerar são os que se referem às questões ecológicas e ambientais que interferem na atividade, a utilização adequada e coerente dos atrativos turísticos e as relacionadas ao âmbito da conscientização e sensibilização da população, turistas e empresários.

Assim sendo, tal evento é uma alternativa viável para o posicionamento dos diversos profissionais, na realização de propostas e atitudes positivas, destacando-se também a oportunidade de aproximar todos os componentes setoriais do turismo.

 

Objetivos

Geral

Promover o intercâmbio de ideias e experiências, através da reunião de bacharéis, professores, estudantes e demais profissionais, estimulando a apresentação de soluções e propostas que possam contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento do turismo no Estado do Paraná.

Específicos

  • Posicionar o Curso de Turismo da UFPR como agente de efetiva contribuição ao seu contexto acadêmico e profissional;
  • Viabilizar a apresentação de propostas que possibilitem um melhor dimensionamento e aperfeiçoamento do setor;
  • Criar condições favoráveis, no concernente à conscientização do empresariado, para a quebra de resistências quanto à inserção dos egressos dos Cursos de Turismo no mercado de trabalho;
  • Debater as principais questões referentes ao Turismo em seus aspectos técnicos, administrativos, econômicos, culturais, sociais e de formação de mão de obra;
  • Integrar Universidades, Faculdades e Cursos de Turismo; Entidades de classe; Empresas públicas e privadas; estudantes, professores, egressos e profissionais;
  • Analisar os aspectos concernentes ao ensino de Turismo no Brasil, para a efetiva qualificação dos estudantes e egressos.

 

Organograma

Comissão Organizadora

Miguel Bahl (Coordenador),

Comissão Técnica-científica

MEMBROS: Professores - Miguel Bahl (Coordenador), Bruno Martins Augusto Gomes, Carlos Eduardo Silveira, Dario Luiz Dias Paixão, Deise Maria Fernandes Bezerra, José Manoel Gonçalves Gândara, Letícia Bartoszeck Nitsche, Luciane de Fátima Neri, Márcia Shizue Massukado Nakatani, Margarete Araújo Teles, Sandro Campos Neves, Silvana do Rocio de Souza, Vander Valduga e Vinícius Boneli Vieira.

Acadêmicos -Eduardo Henrique Moscardi, Evelyn Clara Nascimento, Helena Piazzetta Rosa, Juliane Lima Rodrigues, Larisse de Oliveira Maria Luiza Siebenrok Meyer, Michele Schwendler Camargo, Ricardo Santos Storniolo e Wanderley Luis dos Santos.

Comissão Sociocultural

MEMBROS:Viviane Elias Delgado (Coordenadora), Gabriela Armstrong Ferreira, Guilherme Rodrigo Leal, Guilherme Rojas da Silva, Jessyca Mariana Jungles Fernandes, Mateus Augusto Tavares, Milena Cristina Valter da Silva.

Comissão para realização do coquetel e coffee-break

MEMBROS:Camilli Beatriz Bellio (Coordenadora), Ana Carolina Schuhli, Bianca de Lima Batista, Bruna Letícia Santana, Elisa Maria Andrade Carvalho, Ellen Oliveira Leinig, Fernanda da Costa Siqueira, Isadora Bortolan Fernandes Cardoso, Julia Langner, Marcos Vinícius Coutinho Chagas Lima, Milena Cristina Valter da Silva, Mylena Barbosa dos Santos, Narryê Camile Chaves e Victor Luiz Preto.

Comissão de Divulgação

MEMBROS:Wanderly Luis dos Santos (Coordenador), Fernanda da Costa Siqueira, Fernanda Graça Calazans, Gabriela Fernanda Cordeiro de Siqueira, Guilherme Rojas da Silva, Isabella Bortolan Fernandes Cardoso, Isadora Bortolan Fernandes Cardoso, Jessyca Mariaana Jungles Fernandes, Josely Luz Muller e Marina Hamerski Maia. haves e Victor Luiz Preto.

Comissão da Homepage

MEMBROS: Marcos Vinícius Coutinho Chagas Lima (Coordenador) e Josely Luz Muller.

Comissão Administrativa

MEMBROS:Juliane Lima Rodrigues (Coordenadora), Gabriela Fernanda Cordeiro de Siqueira, Helena Piazzetta Rosa, Ricardo Santos Storniolo, Fernanda Graça Calazans e Valtair Ambrósio Filho.

Equipe de apoio: Ângela Maria de Lara, Carla Giovana Kasprzak, Giselle da Silva Pierote e Iara Cristina Cavassin de Oliveira.

Comissão do Cerimonial

MEMBROS:Bianca de Lima Batista (Coordenadora), Bruna Letícia Santana, Elisa Maria Andrade Carvalho, Isabella Bortolan Fernandes Cardoso, Mylena Barbosa dos Santos, Milena Cristina Valter da Silva e Viviane Delgado.

Comissão Financeira

MEMBROS: Tathiana Sangiorge (Coordenadora) e Josely Luz Muller.

Comissão de Recursos Adiovisuais

MEMBROS:Helena Piazzetta Rosa (Coordenadora), Gabriela Fernanda Cordeiro Siqueira, Gabriela Armstrong Ferreira, Guilherme Rodrigo Leal, Isabella Bortolan Fernandes Cardoso, Jéssyca Mariana Jungles Fernandes, Marina Hamerski Maia, Milena Cristina Valter da Silva e Mateus AugustoTavares.

Comissão de Avaliação

MEMBROS:Marina Hamerski Maia (Coordenadora), Fernanda Graça Calazans e Jéssyca Mariana Jungles Fernandes.

Comissão de Captação

MEMBROS:Josely Luz (Coordenadora) e Helena Piazzetta.
Comissão de Recepção
Josely Luz (Coordenadora)
07/11 – segunda-feira - Membros: Ana Carolina Schuhli, Eduardo Henrique Moscardi, Jessyca Mariana Jungles Fernandes, Helena Piazzetta Rosa, Julia Langner, Marina Hamerski Maia, Narryê Camile Chaves e Viviane Elias Delgado.
08/11 - terça-feira - Membros: Bianca de Lima Batista, Elisa Maria Andrade Carvalho, Gabriela Armstrong Ferreira, Isabela Bortolan Fernandes Cardoso, Juliane Lima Rodrigues, Mateus Augusto Tavares, Ricardo Santos Storniolo e Josely Luz Müller.
09/11 - quarta-feira - Membros: Bruna Letícia Santana, Ellen Oliveira Leinig, Maria Luiza Siebenrok Meyer, Isadora Bortolan Fernandes Cardoso, Larisse Oliveira, Michele Schwendler Camargo e Tathiana Sangiorge.
10/11 - quinta-feira - Membros: Bruno Augusto Pontes Maciel, Evelyn Clara Nascimento, Guilherme Rodrigo Leal, Fernanda Graça Calazans, Marcos Vinícius Coutinho Chagas Lima, Milena Cristina Valter da Silva e Valtair Ambrosio Filho.
11/11 - sexta-feira - Membros: Camilli Beatriz Bellio, Fernanda da Costa Siqueira, Guilherme Rojas da Silva, Wanderley Luis dos Santos, Gabriela Fernanda Cordeiro de Siqueira, Mylena Barbosa dos Santos e Victor Luiz Preto.

 

Local

Dias: 07, 08 e 11/11/2016 (segunda, terça e sexta-feira).

Auditório do Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR - SEPT UFPR.

Endereço: Rua Dr. Alcides Vieira Arco Verde, 1225 (Jardim das Américas).

Curitiba - Paraná - Brasil.

 

Dias: 09 e 10/11/2016 (quarta e quinta-feira).

Instalações do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC-PR.

Endereço: Rua André de Barros, 750 (Centro).

Curitiba - Paraná - Brasil.

 

Promoção

Curso de Graduação em Turismo – CTUR - UFPR

 

 

 

Apoio

Apoio de representações vinculadas a Universidade Federal do Paraná:

Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR

Centro Acadêmico de Turismo – CAT – UFPR

Departamento de Turismo – DETUR – UFPR

Núcleo de Estudos Turísticos – AGETUR – UFPR

Programa de Mestrado em Turismo – PPGTUR - UFPR

Setor de Ciências Humanas - SCH - UFPR

Setor de Educação Profissional e Tecnológica - SEPT UFPR

TRILHAS – Empresa Júnior de Turismo – UFPR

Revista Eletrônica Turismo & Sociedade - UFPR

 

Apoio de instituições, empresas e associações públicas ou privadas:

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC-PR

 

Realização

Professores do Curso de Graduação em Turismo e Alunos da Disciplina de Planejamento e Gestão de Eventos – UFPR.

 

Estrutura e Programação Preliminar Resumida

Tema geral: “Diversidades no Turismo”

 

Horário

Dia 07-11-16

2ª feira

Dia 08-11-16

3ª feira

Dia 09-11-16

4ª feira

Dia 10-11-16

5ª feira

Dia 11-11-16

6ª feira

14h00

-

18h00

Abertura da Secretaria e credenciamento

Abertura da Secretaria e credenciamento

Abertura da Secretaria

Abertura da Secretaria

Abertura da Secretaria

19h00

Solenidade de Abertura

Palestra 2

Coordenadora: Profa. Dra. Luciane de Fátima Neri.

Minicursos.

Apresentação de trabalhos técnico-científicos e debates.

 

Palestra 4

Coordenador: Prof. Dr. José Manoel Gonçalves Gândara

19h30

Palestra 1

Coordenador: Prof. Dr. Bruno Martins Augusto Gomes.

20h10

Atividade sociocultural

Intervalo:

Atividades socioculturais

Intervalo:

Atividades socioculturais

Intervalo:

Atividades socioculturais

Intervalo:

Atividades socioculturais

20h40

Palestra 3

Coordenadora:

Profa. Esp. Deise Maria Fernandes Bezerra

Minicursos

(continuação

Apresentação de trabalhos técnico-científicos e debates   (continuação)

 

Palestra 5

Coordenador: Prof. Dr. Sandro Campos Neves

21h50

Encerramento das atividades do dia

Encerramento das atividades do dia

Encerramento das atividades do dia

Encerramento das atividades do dia

Sessão de Encerramento

22h00

 

(*) Responsáveis pelas visitas técnicas: Profa. Dra. Margarete Araújo Teles e Prof. Dr. Vander Valduga.

(**) Responsáveis pelos minicursos: Prof. Dr. Carlos Eduardo Silveira (minicurso 1), Profa. Dra. Letícia Bartoszeck Nitsche (minicurso 2),  Profa. Dra. Silvana do Rocio de Souza (minicurso 3), Prof. Msc. Vinicius Boneli Vieira, (minicurso 4) e Trilhas – Empresa Júnior de Turismo (minicurso 5).

(***) Responsáveis pela sessão de trabalhos técnico-científicos: Profa. Dra. Márcia Shizue Massukado Nakatani e Prof. Dr. Dario Luiz Dias Paixão

Coordenação Geral da XXIII SEPATUR: Prof. Dr. Miguel Bahl.

 

OBSERVAÇÕES:

 

1 – As atividades serão coordenadas e executadas pelos professores e alunos do Curso de Turismo da UFPR;

2 – Os minicursos e as apresentações dos trabalhos técnico-científicos serão realizados nas dependências do SENAC-PR, sito à Rua André de Barros, 750;

3 – As visitas técnicas estarão sob a responsabilidade do Núcleo de Estudos Turísticos/AGETUR, sendo que só poderão participar das visitas técnicas as pessoas que estiverem inscritas na XXIII SEPATUR;

4 – A inscrição em palestras ou em minicursos isolados fica condicionada à existência de vagas e ao pagamento de uma taxa de R$ 10,00 (dez) reais, sem direito às pastas e materiais do evento.

 

Programação Oficial: Palestras

PALESTRAS

Data: 07/11/2016 (segunda-feira)

Horário: 19:30 às 20:30

PALESTRA 1 - Paraná Turístico: idealização, parcerias e construção.

Palestrantes: Sr. Manoel Jacó Garcia Gimennes, Presidente da Paraná Turismo e Idealizador do Paraná Turístico e Sr. Aldo César Carvalho, Coordenador do Programa de Turismo do SEBRAE-PR.

-----------------------------------------------------------

Data: 08/11/2016 (terça-feira)

Horário: 19:00 às 20:10

PALESTRA 2 – Turismo Indígena

Palestrante: Sra. Alessandra Helena Schneider, Bacharel em Comunicação Social, Mestre em Turismo, Doutoranda em Meio Ambiente e Desenvolvimento.

Título: Desenvolvimento de Produtos Turísticos em Terras Indígenas: Experiências participativas nas etnias Parintintin e Paiter Suruí na Amazônia Brasileira.

Palestrante: Sra. Sandra Dalila Corbari, Graduada e Mestre em Turismo pela UFPR. Doutoranda em Meio Ambiente e Desenvolvimento (UFPR).

Título: As comunidades indígenas paranaenses: potencial turístico ou mero alvo do assistencialismo?

Data: 08/11/2016 (terça-feira)

PALESTRA 3 – Segurança Pública: o que o cidadão e o turista precisam saber.

Horário: 20:40 às 21:50

Palestrante: Sr. Diego Nogueira, Doutorando em Políticas Públicas pela UFPR. Especialista em Direitos Humanos. Oficial de Polícia, atuante como assessor jurídico na Vara da Justiça Militar Estadual e como docente na Escola Superior de Segurança Pública. Membro do Núcleo de Investigações Constitucionais da UFPR.

---------------------------------------------------------

Data: 11/11/2016 (sexta-feira)

Horário: 19:00 às 20:10

PALESTRA 4 - Do Sonho à Prática: de mochila pelas Américas e pela Ásia.

Palestrante: Sr. Luiz Henrique B. Weber (Ike Weber). Jornalista formado pela UFPR, empreendedor e palestrante. Atuou em veículos regionais e nacionais de Comunicação. Foi editor-chefe na TV Globo Minas, em Belo Horizonte e diretor de Comunicação do Sistema Federação das Indústrias do Paraná. Atualmente trabalha com projetos de Comunicação para o mundo corporativo, ministra palestras e treinamentos. É autor do livro “De Mochila pelas Américas – Histórias, Reflexões e Experiências”.

PALESTRA 5 – Comunidades Tradicionais e Unidades de Conservação: Desafios para a Atuação Interdisciplinar.

Palestrante: Sr. Ricardo Cid. Professor do Departamento de Antropologia da UFPR.

 

Programação Oficial: Minicursos

MINICURSOS SIMULTÂNEOS

Data: 09/11/2016 (quarta-feira)

Horário: 19:00 às 20:10 e das 20:40 às 21:50.

Número de vagas: 20 em cada minicurso.

MINICURSO 1 - Economia Colaborativa: o turismo na era do compartilhamento.

Instrutor: Sr. Yure Lobo, Formado em Turismo pela UFPR – Universidade Federal do Paraná, Especialista em “Cidade, Meio ambiente e Políticas Públicas”, pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da mesma Universidade. Sócio-administrador da Opah Consultoria e Planejamento atuando como consultor para projetos de desenvolvimento turístico no Brasil e exterior. Atualmente cursa Mestrado em Turismo e Desenvolvimento (UFPR), pesquisando o tema Consumo e Economia Colaborativa no Turismo.

MINICURSO 2 - Perceber, tocar, ouvir, sentir ... isso também é turismo?

Instrutora: Sra. Larissa Dias Marques, Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Paraná e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Turismo pela mesma Universidade. Atuou nos setores de Hotelaria e Agenciamento durante a faculdade, além de ter participado de alguns projetos de ensino e extensão. Realiza pesquisas nas áreas de Turismo, Sociedade e Meio Ambiente, Patrimônio Cultural, Paisagem, e Turismo e Cidades, evidenciando as relações entre o homem e o meio em que vive.

MINICURSO 3 - Segurança e Defesa Pessoal para Profissionais do Turismo.

Instrutor: Sr. João Carlos Buratto. Técnico em Acupuntura pela faculdade CIEPH, com Presidential Physical Fitness Award certificado pelo presidente dos Estados Unidos da América Barack Obama, Certificado de Segundo Grau em Formação Marcial pela Liga Internacional de Pa-Kua, Instrutor em Armas de Corte pela Liga Internacional de Pa-Kua, Instrutor Faixa Azul em Arqueria Tradicional Chinesa pela Liga Internacional de Pa-Kua.

Instrutor: Sr. Marcelo Coelho Rodrigues. Graduado pela Escola de Pa Kua, professor há seis anos. Lecionando aulas regulares de vários conteúdos dentre eles: defesa pessoal desarmado ou envolvendo armas cortantes ou de contusão (faca, bastões, tonfa), defesa no solo, arqueria chinesa, treinos de equilíbrio físico e mental (tai chi, yoga), treinos de automassagem (reflexologia).

Instrutor: Sr. Luiz Paulo Pereira. Instrutor Faixa Preta 2° de Pa-Kua Arqueria, Instrutor Faixa Preta 1° de Formação Marcial Pa-Kua. Praticante regular de arte marcial desde 2012 e 3 anos de experiência como instrutor.

MINICURSO 4 – Acessibilidade em Destinos e Atrativos Turísticos.

Instrutora: Sra. Tayene Coelho Gonçalves de Oliveira. Bacharel em Turismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Pós-Graduada em Gestão Pública pelo Instituto Federal do Paraná e Mestranda em Turismo pela Universidade Federal do Paraná. Analista em Turismo no Instituto Municipal de Turismo com ampla experiência em Planejamento Turístico e Acessibilidade com representação técnica em câmaras técnicas associadas a essas áreas.

Instrutor: Sr. Dalci Sontag Júnior. Graduado em Turismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e em Gestão Pública pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR). Mestrando em Turismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Turismólogo do Instituto Municipal de Turismo da Prefeitura de Curitiba, com atuação nas áreas de políticas públicas de turismo, inclusão e mídias sociais.

MINICURSO 5 - Projeto Rondon: Uma oportunidade para alunos de turismo.

Instrutora: Sra. Ana Paula Perardt Farias. Mestranda em Turismo pela Universidade Federal do Paraná – UFPR, Especialista em Docência no Ensino Superior pelas Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU e Graduada em Turismo pela Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná – UNICENTRO.

 

Programação Oficial: Visitas Técnicas

Visita Técnica 1: Em confirmação.

Data:

Local:

Endereço:

Expositor:

Responsável em acompanhar a visita:

Acadêmica assessora:

Horário:

Número de vagas:

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Visita Técnica 2: Em confirmação.

Data:

Local:

Endereço:

Expositor:

Responsável em acompanhar a visita:

Acadêmica assessora:

Horário:

Número de vagas:

Coordenação Geral das Visitas Técnicas:

 

Programação Oficial: Atividades Socioculturais

Atividade: Em confirmação.

Dia:

Horário:


Atividade: Em confirmação.

Dia:

Horário:


Atividade: Em confirmação.

Dia:

Horário:

Atividade: Em confirmação.

Dia:

Horário:


Atividade: Em confirmação.

Dia:

Horário:

 

 

Trabalhos técnicos-científicos aprovados

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS (*)

Data: 10/11/2016

GT1 - 19:00 às 20:10

Coordenação: Prof. Dr. Vander Valduga e Me. Sandra Dalila Corbari

Trabalho Autores
O desenvolvimento sustentável a partir do Turismo de Base Comunitária: um estudo na Ilha das Peças Lucas Teixeira,
Raquel Panke,
Luciane Cristina Ribeiro dos Santos.
O processo de planejamento da gestão comunitária - Estudo de caso no sistema de abastecimento de água na Ilha de Superagui Sandro Miguel Mendes,
Vander Valduga.
Turismo Comunitário e Desenvolvimento: reflexões teóricas no Mestrado Ana Paula Perardt Farias,
Larissa Dias Marques.
20:10 às 20:40 – Intervalo e apresentação sociocultural

GT1 - 20:40 às 21:50 (continuação)

Coordenação: Prof. Dr. Carlos Eduardo Silveira e Profa. Dra. Silvana do Rocio de Souza

Trabalho Autores

Plano interpretativo para o turismo na Sociedade Operária Beneficente Treze de Maio: a expressão da cultura afrodescendente em Curitiba


Larisse Oliveira
Marina Maia.
Legado étnico como potencial atrativo turístico: imigração alemã em Curitiba Bianca Berwig Silva.
Turismo, Imaginário e Animê Dionísio de Almeida Brazo,
Ari da Silva Fonseca Filho.
21:50 – Encerramento das atividades do dia

Data: 10/11/2016

GT2 - 19:00 às 20:10

Coordenação: Prof. Me. Vinícius Bonelli e Profa. Dra. Margarete Teles

Trabalho Autores
Análise da qualidade da experiência no Jardim Botânico Luana Munhoz da Rocha Nóbrega.
Turismo, Museus e Hospitalidade: um projeto de qualificação turística das instituições museológicas e a experiência de pesquisa no Museu Imperial (RJ) Iasmin da Silva Leite,
Higor Araujo de Carvalho,
Karla Estelita Godoy.
Proposta de aplicativo para o volunturismo em propriedades de agricultura orgânica em Curitiba e Região Metropolitana Izabelly Cristine Waronowski Aranha,
Hellen Claucia Mendes Pinheiro de Moura.
20:10 às 20:40 – Intervalo e apresentação sociocultural

GT2 - 20:40 às 21:50 (continuação)

Coordenação: Prof. Dr. Dario Paixão e Me. Cecília Pavan

Trabalho Autores
Planejamento, Gestão e Desenvolvimento do Turismo: uma análise dos aspectos culturais Ana Paula Perardt Farias,
Ewerton Lemos Gomes.
Transparência na Gestão Pública do Turismo: análise do acesso às informações orçamentárias contidas na homepage do Ministério do Turismo (Brasil) Sandro Miguel Mendes,
Miguel Bahl,
José Elmar Feger.
Central do Hóspede: Análise do processo de comunicação interna realizado no atendimento aos hóspedes do Costão do Santinho, Resort, Golf & Spa

Fernanda Maia da Luz.

 

21:50 – Encerramento das atividades do dia

Data: 10/11/2016

GT3 - 19:00 às 20:10

Coordenação: Prof. Dr. Sandro Campos Neves e Me. Aparecida Fernandes

Trabalho Autores
A prática da extensão universitária no Curso de Turismo da UFPR: o caso do projeto Univertur Thuanne Dulcilia Macedo,
Helena Piazzetta Rosa.
A iniciação científica como contribuição para a formação profissional: um relato  sobre a experiência no grupo de estudos e pesquisas sobre turismo e museus Cheila Lilian Pacetti de Almeida e Silva,
Karla Estelita Godoy.
Informação Turística: mapeamento de temas e autores na literatur

Mateus José Alves Pinto.

 

20:10 às 20:40 – Intervalo e apresentação sociocultural

GT3 - 20:40 às 21:50 (continuação)

Coordenação: Prof. Dr. Bruno Martins Augusto Gomes e Mestrando Dalci Sontag Jr.

Trabalho Autores
O uso da ética e da responsabilidade social pelo setor hoteleiro: a influência no processo de tomada de decisão dos consumidores Cristiana Lis das Chagas Lima,
Patrícia Scain.
A competitividade entre táxis e Uber em Curitiba/PR: uma análise sobre ética e responsabilidade social Natália do Rocio Luiz,
Sindy Camila dos Reis.
Inclusão Social no Turismo: uma análise da acessibilidade dos atrativos turísticos do Centro Histórico de Curitiba – PR Barbara Rocha,
Mateus José Alves Pinto,
Paloma Duarte.
21:50 – Encerramento das atividades do dia

*Observação: as apresentações dos trabalhos técnico-científicos serão realizadas nas dependências do SENAC–PR situado na Rua André de Barros, 750 (Centro).

 

Normas para apresentação de trabalhos

SUBMISSÕES PRORROGADAS ATÉ 17-10-2016.

1. Os trabalhos deverão ser originais e inéditos e poderão ser submetidos por estudantes (graduação e pós-graduação), professores e demais profissionais, desde que estejam coerentes com as informações contidas neste documento.

 

2. O conteúdo dos trabalhos versará sobre turismo, sendo que todos serão submetidos ao Comitê de Avaliação de Trabalhos Técnico-Científicos da XXIII SEPATUR para apreciação e análise.

 

3. Poderão ser enviados até 2 (dois) trabalhos por autor (sem distinção de autoria/coautoria) e cada trabalho poderá ter no máximo 3 (três) autores.

 

4. Normas de submissão do trabalho (sem identificação de autoria):

 

a) serão aceitos somente trabalhos completos (artigos);

 

b) os trabalhos deverão ter no mínimo 8 (oito) e no máximo 12 (doze) páginas digitadas, excluindo os apêndices e anexos (se houver);

 

c) deverão estar em formato A4 (21 x 29,7cm), com margens de 2,5cm nos quatro cantos, páginas numeradas no canto inferior direito. Exceto quando especificado de outra forma a seguir, o texto deve ter espaçamento entrelinha 1,5 e texto justificado em fonte Times New Roman 12;

 

d) na estrutura dos trabalhos deverá constar:

 

• O título do trabalho em português e, abaixo, em inglês (fonte Time New Roman 12, centralizado, em negrito e caixa alta);

• O resumo/abstract, que deverá ter no máximo sete linhas em espaçamento simples e texto justificado (fonte Times New Roman 12), contendo objetivos, metodologia e síntese de resultados. Incluir as palavras-chave/keywords após o respectivo resumo/abstract separadas por 1 (um) espaço simples;

• O corpo do trabalho deverá conter introdução, desenvolvimento, conclusões e referências, separados pelos respectivos títulos de seção, em negrito e caixa alta com um espaço de 1,5 antes/depois (subtítulos de seção, se houver, sem negrito);

• As referências deverão ser formatadas com espaçamento simples, alinhadas à esquerda e separadas por 1 (um) espaço simples.

• As referências das citações indiretas (apuds) devem ser indicadas em notas de rodapé (fonte Times New Roman 10).

• Para citações diretas longas, quadros e tabelas usar fonte Times New Roman 10.

 

5. Além do trabalho sem autoria, deverá ser encaminhado também um arquivo com o trabalho contendo a identificação do(s) autor(es) abaixo do título e alinhado à direita; e as demais informações – instituição/empresa e os dados para contato (telefone e e-mail) – em nota de rodapé.

 

6. Ambos os arquivos (trabalho sem autoria e trabalho com autoria) devem ser enviados em formato PDF e submetidos ao Comitê de Avaliação de Trabalhos Técnico-Científicos da XXIII SEPATUR até o dia 17 de Outubro de 2016 às 11h59, pelo seguinte e-mail: trabalhos.sepatur@gmail.com.

 

7. A comunicação de aceitação será dada no dia 24 de Outubro de 2016, exclusivamente pelo e-mail trabalhos.sepatur@gmail.com

 

8. Serão destinados 15 (quinze) minutos para apresentação de cada trabalho selecionado e 5 (cinco) minutos para perguntas e respostas.

 

9. A organização do evento disponibilizará multimídia (projetor + computador) para a apresentação dos trabalhos. Outros equipamentos serão de responsabilidade dos próprios apresentadores ou sob a confirmação de disponibilidade pela organização.

 

10. Os autores dos trabalhos selecionados deverão se inscrever no evento e confirmar a apresentação até 28 de Outubro de 2016, sob pena de desclassificação.

 

11. Critérios a serem avaliados pelo Comitê de Avaliação de Trabalhos Técnico-Científicos da XXIII SEPATUR:

 

• Aspectos pré-textuais: Título (adequação ao conteúdo do trabalho); Resumo (se sintetiza o tema, o objetivo, o método utilizado e os principais resultados e conclusões); Palavras-chave.

• Estrutura do trabalho: Coerência; Organização e sequência de apresentação dos tópicos; Respeito às regras gramaticais e ortográficas; Linguagem clara e adequada a um trabalho científico; Qualidade das tabelas, quadros, gráficos e figuras; Respeito às normas do evento.

• Estruturação do Conteúdo: Tema (relevância, originalidade e inovação); Desenvolvimento teórico (qualidade, atualidade e aplicação); Metodologia (adequada e clara); Análise dos dados (qualidade da descrição e interpretação dos resultados); Conclusões/Considerações (coerência e contribuições); Referências (correta citação e indicação).

 

12. Os trabalhos serão avaliados no sistema double blind review (avaliação por pares sem identificação dos autores dos trabalhos).

 

13. Os trabalhos serão considerados APROVADOS ou NÃO APROVADOS, e todos receberão uma ficha com o resultado das avaliações.

 

14. Poderá ocorrer inscrição isolada apenas para a apresentação de trabalhos condicionada ao pagamento de uma taxa de R$ 15,00 (quinze) reais por autor, sem direito às pastas e demais atividades do evento.

 

Informações, inscrições e taxas

ESTUDANTES: R$ 25,00 (até 31/10/16) / R$ 30,00 (após 31/10/16)

 

NÃO ESTUDANTES: R$ 30,00 (até 31/10/16) / R$ 40,00 (após 31/10/16)

 

Informações: (41) 3360-5050 (Das 14h30 às 19h30)

Inscrições: inscricaosepatur@gmail.com

Observações:

- A inscrição em palestras ou em minicursos isolados fica condicionada à existência de vagas e ao pagamento de uma taxa de R$ 10,00 (dez) reais por palestra ou minicurso, sem direito às pastas e materiais do evento.

- Poderá ocorrer inscrição isolada apenas para a apresentação de trabalhos condicionada ao pagamento de uma taxa de R$ 15,00 (quinze) reais por autor ou coautores, sem direito às pastas e demais atividades do evento.

 

Informações Gerais

1 – Os minicursos e as apresentações dos trabalhos técnico-científicos serão realizados nas dependências do SENAC-PR, sito à Rua André de Barros, 750;

2 – As visitas técnicas estarão sob a responsabilidade do Núcleo de Estudos Turísticos/AGETUR, sendo que só poderão participar das visitas técnicas as pessoas que estiverem inscritas na XXIII SEPATUR;

3 – A inscrição em palestras ou em minicursos isolados fica condicionada à existência de vagas e ao pagamento de uma taxa de R$ 10,00 (dez) reais, sem direito às pastas e materiais do evento.

4 – Poderá ocorrer inscrição isolada apenas para a apresentação de trabalhos condicionada ao pagamento de uma taxa de R$ 15,00 (quinze) reais por autor ou coautores, sem direito às pastas e demais atividades do evento.