Políticas da Conferência

Política de Acesso às Edições Anteriores

As apresentações que compõem as conferências atual e anteriores neste site são de acesso livre e estão disponíveis para leitura gratuitamente, em benefício de autores e leitores interessados.

 

Inicial

Acadêmicos do Curso de Graduação em Turismo da UFPR promovem a XXIV Semana Paranaense de Turismo.

Essa edição histórica marca os 24 anos do evento.

Ocorrerá entre os dias 16 a 20 de Outubro de 2017.

 

Mais informações: Clique aqui!

 

Convite para a XXIV SEPATUR

“Turismo: inovação e sustentabilidade”

Convite

No ano em que comemoramos 39 anos de existência do Curso de Turismo da Universidade Federal do Paraná temos a satisfação de convidá-los a participar da nossa XXIV SEPATUR – Semana Paranaense de Turismo da UFPR - que será realizada no período de 16 a 20 de outubro de 2017.

Nesta nova edição tratar-se-á o tema “Turismo: inovação e sustentabilidade” com a intenção de também discutir o presente e o futuro do exercício profissional da atividade turística influenciados pela globalização, novas tecnologias, gestão da informação e reposicionamento das relações internacionais entre os países. Além disso, o respeito aos aspectos ambientais e de inserção comunitária e responsável.

Tal contexto tem acentuado uma maior competitividade, o aprimoramento na efetivação de negócios, o surgimento de novas oportunidades profissionais e de criação de produtos que efetivem aos turistas vivenciarem experiências turísticas e a intensificação de ações compartilhadas que promovam melhores condições de vida para as comunidades e de realização de viagens.

Assim almejamos identificar os requisitos primordiais para um adequado exercício profissional e na busca do desenvolvimento sustentável e de envolvimento comunitário.

Nesta primeira circular trazemos informações sobre a estrutura preliminar do evento, o regulamento e prazos para a apresentação de trabalhos técnico-científicos.

Na sequência, enviaremos outras informações complementares.

 

Atenciosamente,

Comissão Organizadora

 

Apresentação

A Semana Paranaense de Turismo foi realizada pela primeira vez no ano de 1993, vinculada ao Curso de Turismo da Universidade Federal do Paraná - UFPR, em substituição ao ENPATUR - Encontro Paranaense de Turismo que foi realizado oito vezes nos anos de 1980 a 1984 e em 1987, 1989 e 1990.

A importância de realizar um evento que oportunize reunir estudantes, professores, bacharéis e profissionais do turismo, é fundamental para a apresentação de propostas e análises que possibilitem uma orientação técnica e efetiva para o desenvolvimento do setor.

Sendo o turismo um elemento dinâmico e dos mais promissores em termos de profissão, necessita da adequação de propostas e estudos que o fundamentem como atividade que exige planejamento, qualificação e formação de mão de obra especializada.

Desta forma, pretende-se que a realização da Semana Paranaense de Turismo da UFPR continue a estimular a difusão de pesquisas, direcionamentos e estudos de caso relacionados ao planejamento, organização e gestão do Turismo nos diversos segmentos que o compõem: Agenciamento, Alimentos e Bebidas, Eventos, Lazer e Recreação, Meios de Hospedagem, Transportes e Planificação de Áreas Naturais e Urbanas.

Outros aspectos a considerar são os que se referem às questões ecológicas e ambientais que interferem na atividade, a utilização adequada e coerente dos atrativos turísticos e as relacionadas ao âmbito da conscientização e sensibilização da população, turistas e empresários.

Assim sendo, tal evento é uma alternativa viável para o posicionamento dos diversos profissionais, na realização de propostas e atitudes positivas, destacando-se também a oportunidade de aproximar todos os componentes setoriais do turismo.

 

Objetivos

Geral

Promover o intercâmbio de ideias e experiências, através da reunião de bacharéis, professores, estudantes e demais profissionais, estimulando a apresentação de soluções e propostas que possam contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento do turismo no Estado do Paraná.

Específicos

  • Posicionar o Curso de Turismo da UFPR como agente de efetiva contribuição ao seu contexto acadêmico e profissional;
  • Viabilizar a apresentação de propostas que possibilitem um melhor dimensionamento e aperfeiçoamento do setor;
  • Criar condições favoráveis, no concernente à conscientização do empresariado, para a quebra de resistências quanto à inserção dos egressos dos Cursos de Turismo no mercado de trabalho;
  • Debater as principais questões referentes ao Turismo em seus aspectos técnicos, administrativos, econômicos, culturais, sociais e de formação de mão de obra;
  • Integrar Universidades, Faculdades e Cursos de Turismo; Entidades de classe; Empresas públicas e privadas; estudantes, professores, egressos e profissionais;
  • Analisar os aspectos concernentes ao ensino de Turismo no Brasil, para a efetiva qualificação dos estudantes e egressos.

 

Organograma

COMISSÃO ORGANIZADORA

MEMBROS: Miguel Bahl (Coordenador), Ana Luiza Mendes Cascardo, Andressa Collodel de Farias, Bárbara Caroline Onorato Silva, Bianca de Oliveira Lopes, Gabriel Felipe Pereira Augustin, Gustavo Branco Médici, Melvin Douglas Souza Siqueira, Rafaella Nair dos Anjos Fonseca Gonçalves, Silvia Regina Batista, Suellen Makuch e Yara Harumi Alpinhaky.

COMISSÃO TÉCNICA-CIENTÍFICA

MEMBROS: Professores: Miguel Bahl (Coordenador), Ana Carolina Baggio Fabricio, Bruno Martins Augusto Gomes, Carlos Eduardo Silveira, Dario Luiz Dias Paixão, Deise Maria Fernandes Bezerra, Franciele Cristina Manosso, José Manoel Gonçalves Gândara, Letícia Bartoszeck Nitsche, Luciane de Fátima Neri, Márcia Shizue Massukado Nakatani, Margarete Araújo Teles e Sandro Campos Neves.

MEMBROS: Acadêmicos: Gabriel Felipe Pereira Augustin (Coordenador), Bárbara Caroline Onorato Silva, Diego Russi Paraná, Erick Fernando Gonçalves, Gabriela Pereira da Cunha, Leonardo Alves Zanoni, Luis Mateus Moleta, Melvin Douglas Souza Siqueira, Mylena Araujo Ribeiro da Silva, Renata da Costa Pinto, Renata dos Santos Andretti, Tiago André Piontekievicz e Yasminn Kundy de Carvalho.

COMISSÃO SOCIOCULTURAL

MEMBROS: Silvia Regina Batista (Coordenadora), Barbara Caroline Onorato Silva, Erick Fernando Gonçalves, Renata dos Santos Andretti, Suellen Makuch e Tiago André Piontekievicz.

COMISSÃO PARA A REALIZAÇÃO DO COQUETEL E COFFEE BREAK

MEMBROS: Ana Luiza Mendes Cascardo (Coordenadora), Ana Cláudia dos Santos da Silva, Andressa Collodel de Farias, Denise Dalmece dos Santos, Eliana Zanetti Dunaiski, Gabriel Vitor Carnio Teleginski, Guilherme Augusto do Carmo, Joyce Moagir Borges e Kim Wallner Kersanach.

COMISSÃO DE DIVULGAÇÃO

MEMBROS: Bianca de Oliveira Lopes (Coordenadora), Jakelinne Chemin, Monica Graziele Ferreira e Renata da Costa Pinto.

COMISSÃO DA HOMEPAGE

MEMBROS: Gustavo Branco Medici (Coordenador) e Luca Saldanha.

COMISSÃO ADMINISTRATIVA

MEMBROS: Suellen Makuch (Coordenadora), Eliana Zanetti Dunaiski, Erick Fernando Gonçalves, Estela Trindade dos Santos, Fernanda Spiazzi dos Reis, Gabriel Felipe Pereira Augustin e Victória Bachion Arduino.

Equipe de apoio: Ângela Maria de Lara, Carla Giovana Kasprzak, Giselle da Silva Pierote e Osmar Franco dos Santos.

COMISSÃO DO CERIMONIAL

MEMBROS: Bárbara Caroline Onorato Silva (Coordenadora), Luis Mateus Moleta, Mylena Araujo Ribeiro da Silva, Rafaella Nair dos Anjos Fonseca Gonçalves e Victória Bachion Arduíno.

COMISSÃO FINANCEIRA

MEMBROS: Andressa Collodel de Farias (Coordenadora), Eduardo Moretti de Oliveira e Gabriela Pereira da Cunha.

COMISSÃO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS

MEMBROS: Rafaella Nair dos Anjos Fonseca Gonçalves (Coordenadora), Adriane Ferrari Cardoso, Eduardo Moretti, Estela Trindade dos Santos, Fernanda Spiazzi dos Reis, Juliana Lemos da Silva, Leonardo Alves Zanoni, Luca Saldanha e Maria Fernanda dos Santos Franzoi.

COMISSÃO DE AVALIAÇÃO

MEMBROS: Yara Harumi Alpinhaky (Coordenadora), Gabrielle dos Santos Rodrigues e Maria Carolina Silva.

COMISSÃO DE CAPTAÇÃO

MEMBROS: Melvin Douglas Souza Siqueira (Coordenador), Natasha Vitória de Sá da Costa, Pâmela Regiane Custódio Faustino e Victória Bachion Arduino.

COMISSÃO DE RECEPÇÃO

Dias e Membros:

16/10 – segunda-feira

Membros: Adriane Ferrari Cardoso, Bianca de Oliveira Lopes, Erick Fernando Gonçalves, Gabriela Pereira da Cunha, Joyce Moagir Borges Foss, Luis Mateus Moleta, Mylena Araujo Ribeiro da Silva, Renata dos Santos Andrettti e Yara Harumi Alpinhaky.

17/10 - terça-feira

Membros: Ana Claudia dos Santos da Silva, Denise Dalmece dos Santos, Estela Trindade dos Santos, Gabrielle dos Santos Rodrigues, Juliana Lemos da Silva, Maria Carolina Silva, Natasha Vitória de Sá da Costa, Silvia Regina Batista e Yasmin Kundy de Carvalho.

18/10 - quarta-feira

Membros: Ana Luiza Mendes Cascardo, Diego Russi Paraná, Fernanda Spiazzi dos Reis, Guilherme Augusto do Carmo, Kim Wallner Kersenach, Maria Fernanda dos Santos Franzoi, Pamela Regiane Custódio Faustino e Suellen Makuch.

19/10 - quinta-feira

Membros: Andressa Collodel de Farias, Eduardo Moretti de Oliveira, Gabriel Felipe Pereira Augustin, Gustavo Branco Médici, Leonardo Alves Zazoni, Melvin Douglas Souza Siqueira, Rafaella Nair dos Anjos Fonseca Gonçalves e Tiago Andre Piontekievicz.

20/10 - sexta-feira

Membros: Barbara Caroline Onorato Silva, Eliana Zanetti Dunaiski, Gabriel Vitor Carnio Teleginski, Jakelline Chemin, Luca Saldanha, Monica Grazielle Ferreira, Renata da Costa Pinto e Victória Bachion.

 

Local

Dias: 16, 17 e 20/10/2017 (segunda, terça e sexta-feira).

Auditório do Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR - SEPT UFPR.

Endereço: Rua Dr. Alcides Vieira Arco Verde, 1225 (Jardim das Américas).

Curitiba - Paraná - Brasil.

 

Dias: 18 e 19/10/2017 (quarta e quinta-feira).

Instalações do Departamento de Turismo da UFPR.

Endereço: Rua Dr. Faivre, 405, 3º andar (Centro).

Curitiba - Paraná - Brasil.

 

Promoção

Curso de Graduação em Turismo – CTUR - UFPR

 

 

 

Apoio

Apoio de representações vinculadas a Universidade Federal do Paraná:

AGETUR UFPR - Núcleo de Estudos Turísticos

Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR

Centro Acadêmico de Turismo – CAT – UFPR

Coordenação do Curso de Graduação em Turismo

Departamento de Turismo – DETUR – UFPR

Programa de Mestrado em Turismo – PPGTUR - UFPR

Revista Eletrônica Turismo & Sociedade - UFPR

Setor de Ciências Humanas - SCH - UFPR

Setor de Educação Profissional e Tecnológica - SEPT UFPR

TRILHAS – Empresa Júnior de Turismo – UFPR

 

 

Apoio de instituições, empresas e associações públicas ou privadas:

BWT - Serra Verde Express

Casa da Coxinha

Chef Tapioca

DoisPierres Bottons

Fecomércio

Go inn Curitiba

Hotel Quality

Mais Promocional

Paraná Turismo

Pestana Curitiba

Rosane Franco Doces

Sebrae Paraná

Sonia Bacelar Gastronomia

 

Realização

Professores do Curso de Graduação em Turismo e Alunos da Disciplina de Planejamento e Gestão de Eventos – UFPR.

 

Estrutura e Programação Preliminar Resumida

ESTRUTURA E PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR RESUMIDA

 

Dia 16/10/17 - 2ª feira

18h00 - Abertura da Secretaria e credenciamento

19h00 - Solenidade de Abertura

19h30 - Palestra 1 (Abertura) - Coordenadora: Profa. Dra. Letícia Bartoszeck Nitsche

20h10 - Coquetel e atividade cultural

21h50 - Encerramento das atividades do dia.

 

Dia 17/10/17 - 3ª feira

18h00 - Abertura da Secretaria e credenciamento

19h00 - Palestra 2 - Coordenadora: Profa. Dra. Margarete Araújo Teles

20h10 - Intervalo

20h40 - Palestra 3 - Coordenadora: Profa. Dra. Luciane de Fátima Neri

21h50 - Encerramento das atividades do dia.

 

Dia 18/10/17 - 4ª feira

14h00 -Visita técnica 1 (*)

18h00 - Abertura da Secretaria

19h00 - Minicursos(**)

20h10 - Intervalo

20h40 - Minicursos(continuação)

21h50 - Encerramento das atividades do dia.

 

Dia 19/10/17 - 5ª feira

14h00 - Visita técnica 2 (*)

18h00 - Abertura da Secretaria

19h00 - Apresentação de trabalhos técnico-científicos (***)

20h10 - Intervalo

20h40 - Apresentação de trabalhos técnico-científicos (continuação)

21h50 - Encerramento das atividades do dia.

 

Dia 20/10/17 - 6ª feira

18h00 - Abertura da Secretaria

19h00 - Palestra 4 - Coordenador: Prof. Dr. Dario Luiz Dias Paixão

20h10 - Intervalo

20h40 - Palestra 5 - Coordenador: Prof. Dr. Bruno Martins Augusto Gomes

21h50 - Sessão de encerramento.

 

(*) Responsáveis pelas visitas técnicas:

Prof. Dr. Carlos Eduardo Silveira e Profa. Dra. Margarete Araújo Teles.

(**) Responsáveis pelos minicursos:

Profa. Msc. Ana Carolina Baggio Fabricio (minicurso 1), Prof. Esp. Deise Maria Fernandes Bezerra (minicurso 2), Profa. Msc. Franciele Cristina Manosso (minicurso 3), Prof. Dr. Sandro Campos Neves Vieira (minicurso 4) e Trilhas – Empresa Júnior de Turismo (minicurso 5).

(***) Responsável pela sessão de trabalhos técnico-científicos: Profa. Dra. Márcia Shizue Massukado Nakatani.

Coordenação Geral da XXIV SEPATUR: Prof. Dr. Miguel Bahl.

OBSERVAÇÕES:

1 – As atividades serão coordenadas e executadas pelos professores e alunos do Curso de Turismo da UFPR;

2 – Os minicursos e as apresentações dos trabalhos técnico-científicos poderão ser realizados também nas dependências do Departamento de Turismo da UFPR, sito à Rua Dr. Faivre, 405 (3º andar);

3 – As visitas técnicas estarão sob a responsabilidade do Núcleo de Estudos Turísticos/AGETUR, sendo que só poderão participar das visitas técnicas as pessoas que estiverem inscritas na XXIV SEPATUR;

4 – A inscrição em palestras ou em minicursos isolados fica condicionada à existência de vagas e ao pagamento de uma taxa de R$ 10,00.

 

Programação Oficial: Palestras

PALESTRAS

Data: 16/10/2017 (segunda-feira)

Horário: 19:30 às 20:30

PALESTRAS 1 (Abertura)

Título 1: Turismo e Arqueologia: memória, estratégias e inovações.

Palestrante: Sra. Cláudia Inês Parellada, Arqueóloga do Museu Paranaense.

Título 2: Turismo e Inovação no Museu Oscar Niemeyer.

Palestrante: Sra. Cristine Pieske, responsável pela Gestão Museológica do MON – Museu Oscar Niemeyer.

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Data: 17/10/2017 (terça-feira)

Horário: 19:00 às 20:10

PALESTRA 2

Título: Empreendedorismo Criativo e Nomadismo Digital.

Palestrante: Sra. Priscila Kamoi, empreendedora,  blogueira de viagens e felicidade.

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Data: 17/10/2017 (terça-feira)

Horário: 20:40 às 21:50

PALESTRA 3

Título: O mercado turístico no segmento de Ecoturismo e Turismo de aventura: inovação e reinvenção".

Palestrante: Sr. Tiago Choinski, Serra Verde Express

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Data: 20/10/2017 (sexta-feira)

Horário: 19:00 às 20:10

PALESTRA 4

Título: O Mundo dos Cruzeiros e Possibilidades Profissionais.

Palestrante: Sr. Ricardo Cassio Silva, CIA dos Cruzeiros.

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Horário: 20:40 às 21:50

PALESTRA 5

Título: Possibilidades de Atuação do Turismólogo no Setor Público.

Palestrante 1: Sra. Marta Yoshie Takahashi, Paraná Projetos.

 

Título: Turismólogos além das fronteiras.

Palestrante 2: Sr. Ângelo Tadini, Mestre em Gestão Urbana.

 

Programação Oficial: Minicursos

MINICURSOS SIMULTÂNEOS

Data: 18/10/2017 (quarta-feira)

Horário: 19:00 às 20:10 e das 20:40 às 21:50.

Número de vagas: 24 em cada minicurso.

 

MINICURSO 1

Título: Cerimonial e Protocolo (Público e Privado)

Instrutor: Sra. Mayna de Aquino, Mestranda em Turismo UFPR.

 

MINICURSO 2

Título: Economia Colaborativa: perspectivas teóricas, críticas e práticas para o turismo

Instrutor: Sr. Yure Lobo, consultor de turismo na Opah.

 

MINICURSO 3

Título: Prática Profissional do Sommelier

Instrutor: Sr. Marcos Roberto Pisarski Júnior e Wagner Gabardo, ambos Mestrandos em Turismo UFPR.

 

MINICURSO 4

Título: O profissional de turismo e o mercado da recreação: competências e perspectivas

Instrutor: Sr. Marcos Ruiz da Silva, Gestor de esportes e lazer em clubes sociorrecreativos.

 

MINICURSO 5

Título: Minicurso de Compostagem

Instrutor: Sra. Amanda Liara A. C. Selivon, ECOMANDA Turismo Ambiental.

 

Programação Oficial: Visitas Técnicas

Visita Técnica 1

Data: 18/10/2017

Local: Caves Colinas de Pedra

Endereço: Rua Antonio Brudeck

Expositor:

Responsável em acompanhar a visita: Prof. Dr. Carlos Eduardo Silveira.

Acadêmica assessora:

Horário: 14:00

Número de vagas:

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Visita Técnica 2

Data: 19/10/2017

Local: Museu do Holocausto de Curitiba

Endereço: Rua Cel. Agostinho Macedo, 248

Expositor:

Responsável em acompanhar a visita: Profa. Dra. Margarete Araújo Teles.

Acadêmica assessora:

Horário: 14:00

Número de vagas:

Coordenação Geral das Visitas Técnicas: Prof. Dr. Carlos Eduardo Silveira e Profa. Dra. Margarete Araújo Teles.

 

Programação Oficial: Atividades Socioculturais

Dia: 16/10/2017 (segunda-feira)

Atividade: Banda JAMBU.

Horário: 20:10


Dia: 17/10/2017 (terça-feira)

Atividade: Músico CHÁZ (De Base MC's)

Horário: 20:10


Dia: 18/10/2017 (quarta-feira)

Atividade: Músico Thiago Peron - Voz e Violão

Horário: 20:10

 

Dia: 19/10/2017 (quinta-feira)

Atividade: Oficina de Grafite.

Horário: 20:10


Dia: 20/10/2017 (sexta-feira)

Atividade: Grupo de dança gaúcha Estância do Laço.

Horário: 20:10

 

Normas para apresentação de trabalhos

Chamada de Trabalhos

 

1 Os trabalhos deverão ser originais e inéditos e poderão ser submetidos por estudantes (graduação e pós-graduação), professores e demais profissionais, desde que estejam coerentes com as informações contidas neste   documento.

 

2 O conteúdo dos trabalhos versará sobre turismo, sendo que todos serão submetidos ao Comitê de Avaliação de Trabalhos Técnico-Científicos da XXIV SEPATUR para apreciação e análise.

 

3 Poderão ser enviados até 2 (dois) trabalhos por autor (sem distinção de autoria/coautoria) e cada trabalho poderá ter no máximo 3 autores/coautores.

 

4 Normas de submissão do trabalho (sem identificação de     autoria):

 

a) Serão aceitos somente trabalhos completos   (artigos);

b) Os trabalhos deverão ter no mínimo 8 (oito) e no máximo 12 (doze) páginas digitadas, excluindo os apêndices e anexos (se houver);

c) Deverão estar em formato A4 (21 x 29,7cm), com margens de 2,5cm nos quatro cantos, páginas numeradas no canto inferior direito. Exceto quando especificado de outra forma (vide item d), o texto deve ter espaçamento entrelinhas 1,5 e texto justificado em fonte Times New Roman  12;

d) Na estrutura dos trabalhos deverá constar:

. O título do trabalho em português e, abaixo, em inglês (fonte Times New Roman 12, centralizado, em negrito e caixa alta);

. O resumo/abstract, que deverá ter no máximo sete linhas em espaçamento simples e texto justificado (fonte Times New Roman 12), contendo objetivos, metodologia e síntese de resultados. Incluir as palavras-chave/keywords após o respectivo resumo/abstract separadas por 1 (um) espaço simples;

. O corpo do trabalho deverá conter introdução, desenvolvimento, conclusões e referências, separados pelos respectivos títulos de seção, em negrito e caixa alta com um espaço de 1,5 antes/depois (subtítulos de seção, se houver, sem  negrito);

. As referências deverão ser formatadas com espaçamento simples, alinhadas à esquerda e separadas por 1 (um) espaço simples;

. As referências das citações indiretas (apuds) devem ser indicadas em notas de rodapé (fonte Times New Roman 10);

. Para citações diretas longas, quadros e tabelas usar fonte Times New Roman 10.

 

5 Além do trabalho sem autoria, deverá ser encaminhado também um arquivo com o trabalho contendo a identificação do(s) autor(es) abaixo do título e alinhado à direita; e as demais informações – instituição/empresa e os dados para contato (telefone e e-mail) – em nota de  rodapé.

 

6 Ambos os arquivos (trabalho sem autoria e trabalho com autoria) devem ser enviados em formato .DOC (não serão aceitos outros formatos) e submetidos ao Comitê de Avaliação de Trabalhos Técnico-Científicos da XXIV SEPATUR até o dia 25 de Setembro de 2017 às 23h59, pelo seguinte e-mail: trabalhos.sepatur@gmail.com.

 

7 A comunicação de aceitação será dada no dia 2 de Outubro de 2017, exclusivamente pelo e-mail trabalhos.sepatur@gmail.com

 

8 Serão destinados 15 (quinze) minutos para apresentação de cada trabalho selecionado e 5 (cinco) minutos para perguntas e respostas.

 

9 A organização do evento disponibilizará multimídia (projetor + computador) para a apresentação dos trabalhos. Outros equipamentos serão de responsabilidade dos próprios apresentadores ou sob solicitação e confirmação de disponibilidade pela organização.

 

10 Os autores dos trabalhos selecionados deverão se inscrever no evento e confirmar a apresentação até 9 de Outubro de 2017, sob pena de desclassificação.

 

11 Critérios a serem avaliados pelo Comitê de Avaliação de Trabalhos Técnico-Científicos da XXIV SEPATUR:

. Aspectos pré-textuais: Título (adequação ao conteúdo do trabalho); Resumo (se sintetiza o tema, o objetivo, o método utilizado e os principais resultados e conclusões); Palavras-chave.

. Estrutura do trabalho: Coerência; Organização e sequência de apresentação dos tópicos; Respeito às regras gramaticais e ortográficas; Linguagem clara e adequada a um trabalho científico; Qualidade das tabelas, quadros, gráficos e figuras; Respeito às normas do evento.

. Estruturação do Conteúdo: Tema (relevância, originalidade e inovação); Desenvolvimento teórico (qualidade, atualidade e aplicação); Metodologia (adequada e clara); Análise dos dados (qualidade da descrição e interpretação dos resultados);

. Conclusões/Considerações (coerência e contribuições); Referências (correta citação e  indicação).

 

12 Os trabalhos serão avaliados no sistema double blind review (avaliação por pares sem identificação dos autores dos trabalhos).

 

13 Os trabalhos serão considerados APROVADOS ou NÃO APROVADOS, e todos receberão uma ficha com o resultado das avaliações.

 

14 Poderá ocorrer inscrição isolada apenas para a apresentação de trabalhos condicionada ao pagamento de uma taxa de R$ 15,00 (quinze) reais por autor, sem direito às pastas e demais atividades do evento.

 

Trabalhos técnicos-científicos aprovados

XXIV SEPATUR – Semana Paranaense de Turismo da UFPR

Curitiba, 16 a 20 de outubro de 2017

TRABALHOS TÉCNICO-CIENTÍFICO APROVADOS PARA APRESENTAÇÃO NA XXIV SEPATUR

Data: 19/10/2017, a partir das 19h

• Título: Oferta de hostels na cidade de Curitiba: definições dos padrões do usurário do ponto de vista dos proprietários.

Coautores: Bárbara Caroline Onorato Silva, Erick Fernando Gonçalves e Silvia Regina Batista.

• Título: Feira do Largo da Ordem, Curitiba-PR: a feira como atrativo turístico e o perfil do consumidor.

Coautores: Amanda Sassi, Andressa Guiotto e Jefferson França.

• Título: Viagens com Motorhome: caracterização e experiências dos viajantes.

Coautores: Marlon Henrique da Rocha, Natália Mira Valle e Pâmela da Conceição Naconezi.

• Título: Análise da concentração espacial do Turismo de Saúde e sua contribuição para o fomento da economia.

Autora: Ana Flávia Ferreira.

• Título: Turismo cervejeiro no Paraná.

Coautoras: Patrícia Silva Pavezi e Mirna de Lima Medeiros

• Título: O movimento slow food e suas interfaces com o turismo: uma breve análise no Centro Histórico de Curitiba-PR.

Coautores: Marcos Roberto Pisarski Junior, Silvana do Rocio de Souza e Yanca Theresia Peters Panzarini

• Título: Turismo e inclusão: inserção dos deficientes visuais em espaços turísticos urbanos.

Autor: Jeferson Alves Franco.

• Título: Turismo e acessibilidade: uma visão sobre os pontos turísticos e suaacessibilidade para cadeirantes em Curitiba.

Coautores: Gabriel Aneska Cardoso, Gabriela Marin da Costa e Natalia Cristina da Silva

• Título: O turismo e a população em situação de rua: relações e perspectivas.

Autora: Natália do Rocio Luiz

• Título: Possibilidades do turismo rural em assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST).

Autora: Nadia Giannini

• Título: Turismo e elementos culturais na Região Turística Vales do Iguaçu (Sudoeste doParaná): uma possibilidade?

Coautores: Ana Paula Perardt Farias e Miguel Bahl

• Título: A superestrutura do Sistema do Turismo: uma comparação entre as concepções de Boullón e Beni.

Coautores: Alcimara Meira Gonçalves Andrukiu e Miguel Bahl

• Título: Análise da potencialidade turística da Região Metropolitana de Curitiba: Colombo– PR.

Coautores: Heloisa de Miranda Coutinho e Nicolas Nering

• Título: Ética na comunicação turística: uma análise das informações disponibilizadas pordestinos latino-americanos para a segurança de seus visitantes.

Coautores: Eduardo Henrique Moscardi e Wanderley Luís dos Santos

• Título: Estudo acerca da instituição da taxa de turismo no município de Morretes.

Autora: Carolina Poltronieri Bassani

• Título: Perfil do estudante do Curso de Turismo da Universidade do Estado do Mato Grosso, Campus Nova Xavantina.

Coautores: Bruno de Souza Lima, Celso Maciel de Meira e Rita Maria de Paula Garcia

Curitiba, 3 de Outubro de 2017.

Comitê de Avaliação de Trabalhos Técnico-Científicos

XXIV Semana Paranaense de Turismo

Curso de Turismo - UFPR

 

Informações, inscrições e taxas

ESTUDANTES: R$ 25,00 (até 09/10/17) / R$ 30,00 (após 10/10/17)

 

NÃO ESTUDANTES: R$ 30,00 (até 09/10/17) / R$ 40,00 (após 31/10/17)

 

Informações: (41) 3360-5050 (Das 14h30 às 19h30)

Inscrições: inscricaosepatur@gmail.com

Observações:

- A inscrição em palestras ou em minicursos isolados fica condicionada à existência de vagas e ao pagamento de uma taxa de R$ 10,00 (dez) reais por palestra ou minicurso, sem direito às pastas e materiais do evento.

- Poderá ocorrer inscrição isolada apenas para a apresentação de trabalhos condicionada ao pagamento de uma taxa de R$ 15,00 (quinze) reais por autor ou coautores, sem direito às pastas e demais atividades do evento.

 

Informações Gerais

1 – Os minicursos e as apresentações dos trabalhos técnico-científicos serão realizados nas dependências do Departamento de Turismo da UFPR, sito à Rua Dr. Faivre, 405, 3º andar;

2 – As visitas técnicas estarão sob a responsabilidade do Núcleo de Estudos Turísticos/AGETUR, sendo que só poderão participar das visitas técnicas as pessoas que estiverem inscritas na XXIV SEPATUR;

3 – A inscrição em palestras ou em minicursos isolados fica condicionada à existência de vagas e ao pagamento de uma taxa de R$ 10,00 (dez) reais, sem direito às pastas e materiais do evento.

4 – Poderá ocorrer inscrição isolada apenas para a apresentação de trabalhos condicionada ao pagamento de uma taxa de R$ 15,00 (quinze) reais por autor ou coautores, sem direito às pastas e demais atividades do evento.



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