Encontro de Pesquisa em Comunicação

Edições anteriores da Conferência

IX Encontro de Pesquisa em Comunicação

Departamento de Comunicação da UFPR
R. Bom Jesus, 650 - Juvevê
Curitiba, BR

outubro 9, 2017 – outubro 11, 2017

A integração do conhecimento é fundamental para o desenvolvimento e democratização do saber e, em particular, é ainda mais evidente na área das Ciências Sociais Aplicadas que se caracteriza pela reflexão e aplicação dos conhecimentos na prática cotidiana. Assim, a nona edição do Encontro de Pesquisa em Comunicação – ENPECOM, evento promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná estará integrado com  a sexta edição do Encuentro de la Red Latinoamericana de Investigadores en Publicidad (VI Relaip) e com a segunda edição do Encontro de Consumo Modos de Vida da Região Sul (Consumo Sul). Assim, os eventos encontram seu fundamento na necessidade de promover um debate intenso sobre esse complexo sistema de significação que é o consumo, cujo princípio lógico é o de atender as necessidades prático-simbólicas do ser humano, imprimindo sentido no mundo, tornando-o inteligível. Os eventos colocarão no centro da discussão os desafios de se pensar as relações entre a humanidade, a cultura e a natureza no momento em que o valor-de-uso dos bens de consumo é direcionado, quer dizer, sempre convertido em valores estéticos, míticos e ritualísticos para seu público-alvo, para posteriormente referendar seu valor de troca nas relações econômicas, nas quais o seu grande fundamento de base, a natureza, encontra-se eclipsada pelas magias e encantos do consumo midiatizado e das narrativas publicitárias.

Visualizar detalhes da conferência

VIII Encontro de Pesquisa em Comunicação

Pólo de Comunicação da UFPR
R. Bom Jesus, 650 - Juvevê
Curitiba, BR

setembro 28, 2016 – outubro 1, 2016

A oitava edição do Encontro de Pesquisa em Comunicação tem como temática a Crítica de Mídia, justificada pelo cenário brasileiro atual, marcado por uma profunda crise política que tem os meios de comunicação como protagonistas. A temática do relacionamento entre a comunicação e a política está em evidência no mundo contemporâneo, especialmente na América Latina das últimas décadas, onde nota-se uma crescente investida midiática contra os governos progressistas eleitos. No Brasil, grande parte dos meios de comunicação aderiu à ideia favorável ao impeachment da atual presidente Dilma Rousseff, contribuindo para que parte da população compartilhe do mesmo ponto de vista.
Acreditamos ser de fundamental importância que a academia promova o debate a respeito desta relação conflituosa.

Visualizar detalhes da conferência

VII Encontro de Pesquisa em Comunicação

Programa de Pós Graduação em Comunicação
Rua Bom Jesus, 650 - Juvevê
Curitiba, BR

setembro 24, 2015 – setembro 26, 2015

O ENPECOM - Encontro de Pesquisa em Comunicação - é organizado pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná.

Em 2015 foi realizado entre os dias 24 e 26 de setembro e teve como tema Comunicação e Gênero.

O VII Enpecom contou com a presença da Profa. Dra. Flávia Biroli e do Prof. Dr. Luis Felipe Miguel, ambos da Universidade de Brasília (UnB), que proferiram a conferência inaugural “Feminismo e política”. No segundo dia de evento participaram da mesa redonda “Gênero, linguagem e política” a Profa. Dra. Dina Ferreira, da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e a Profa. Dra. Luciana Panke, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Foram recebidos mais de 120 trabalhos para apresentação nos 5 Grupos de Trabalhos – Sociedade, Cultura, Política, Educação e, o mais novo deles, Consumo. Destes, foram selecionados e apresentados 82 artigos de pesquisadores e estudantes de pós-graduação de diversos estados brasileiros, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal e Pernambuco.

Desde a edição anterior do evento a dinâmica de cada GT se baseia no sistema de relatos, garantindo assim que as contribuições para o desenvolvimento das pesquisas em andamento sejam relevantes e efetivas.

Visualizar detalhes da conferência